Copa Lombo na Cachaça com Geleia de Amora

capa-blog

Sabe aquele Happy Hour #emcasa que falta um petisco digno de um boteco de verdade? Não precisa mais procurar! O Kaito, do instagram @kaitocasagrandi, preparou uma receita que acompanha muito bem aquela clássica gelada. A copa lombo é uma carne com sabor forte e marcante. Aqui, ela ganha suavidade com a geleia de amora e um leve sabor defumado com o processo da cachaça.

Copa Lombo na Cachaça com Geleia de Amora

INGREDIENTES
– 500g de Copa Lombo
– 2 limões
– 1 cebola
– 1 dose de cachaça branca
– 5 colheres (sopa) de geleia de amora
– Salsinha
– Sal
– Pimenta do reino
– Gergelim

MODO DE PREPARO: Comece fatiando sua copa lombo em tirinhas ou cubinhos, como preferir. Corte a cebola em fatias finas. Leve a carne e a cebola para a frigideira e adicione o suco dos limões, sal e pimenta do reino. Tampe e deixe em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos. Retire a tampa, mexa e deixe em fogo alto até dourar bem. Ou seja, quando sua frigideira estiver “marrom”.

Abaixe o fogo, adicione a cachaça e incline levemente a panela para que a bebida tenha contato com o fogo e flambe a carne. Assim que terminar as chamas da panela, acrescente a geleia de amora. Mexa bem para deglaçar toda a panela e sirva. Finalize com salsinha picada e gergelim.

Dicas do Kaito para um Prato Perfeito

1- Você sabia que flambar o alimento confere um sabor levemente defumado ao prato? A chama em contato direto com o alimento resulta em um sabor bem diferente do que o processo alimento-metal-fogo. Além disso, confere um aroma suave da bebida utilizada, sem ressaltar a presença do álcool; afinal, ele evapora.

2- Podemos utilizar diversos tipos de bebidas alcóolicas para flambar:
Cachaça: especialmente carne suína, bovina e sobremesas;
Whisky: carnes aromáticas, como a de cordeiro;
Vinho tinto: carnes vermelhas;
Vinho branco: peixes, frangos, carnes vermelhas e frutos do mar;
Conhaque: sobremesas, carne bovina e frutos do mar;
Licor: utilizado para peixes (sabor do licor precisa harmonizar com a receita).

3- Na receita, você precisa deglaçar a panela. Nada mais é do que usar um líquido para retirar a parte do alimento que fica grudada na panela.

Kaito Casagrandi

Administrador por formação e apaixonado por gastronomia, Kaito cresceu na cozinha e com o tempo acabou encontrando um universo de possibilidades dentro dela. Ele é adepto da culinária refinada, simples, sem “firulas” em cortes, formatos e afins. Saborosa, agregadora e emocionante! Onde o que realmente importa é estar na mesa com quem se gosta. Ele não cursou gastronomia e tampouco pretende se formar um “chef”. Para ele, a arte de cozinhar não vem de títulos. Ela está nas mãos e no coração! 
17 Eu gostei
1 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *