28 de Maio: Dia do Hambúrguer! Confira as receitas completas das nossas Lives

capa-blog

Hoje é dia 28 de maio, o Dia do Hambúrguer. Esse prato delicioso, pronto para comer a qualquer momento do dia é uma das carnes mais populares do mundo! Por isso, nós do Confiança estamos comemorando desde o dia 21, uma semana especial só para os amantes de burgers, com diversas receitas em nosso Instagram, assinadas por grandes Chefs e entusiastas culinários convidados da nossa região.

Foram SETE RECEITAS DIFERENTES para agradar todos os públicos, além de apresentar um universo de cores, sabores e blends incríveis:  hambúrguer bovino, suíno, vegano, rústico, vegetariano – e até uma sobremesa feita com o ingrediente do hambúrguer! Confira:

Hambúrguer de pernil suíno com repolho agridoce do Chef Moacir

REPOLHO AGRIDOCE
– 300g de repolho cortado
– 50ml de vinagre branco
– 50ml de óleo
– 25g de alho picado
– Gengibre a gosto
– 150g Bacon fatiado

MAIONESE
– 2 ovos
– 1 limão verde
– 50g de cheiro verde

BURGUER SUÍNO
– 300g de pernil moído
– 1 limão siciliano
– Gengibre a gosto
– Sal a gosto

ACOMPANHAMENTOS
– 2 fatias de mussarela
– 2 fatias de provolone
– 2 pães de hambúrguer francês

MODO DE PREPARO:
1- Frite o alho com óleo, acrecente o vinagre, açúcar e gengibre e logo em seguida o repolho e deixe cozinhar por 5 minutos.
2- Distribua o bacon em uma assadeira e leve ao forno a 200 graus até que fique crocante.
3- Misture no pernil já moído raspas do limão siciliano, gengibre ralado e um pouco de sal e modele os hambúrgueres.
4- Coloque o ovo em um liquidificador com o suco de limão verde, cebolinha e salsa e bata colocado óleo em ponto de fio até a textura desejada.
5- Sele os hamburgueres dos dois lados e leve ao forno com o queijo por cima para derreter.
6- Monte seu lanche passando maionese dos dois lados do pão, repolho na parte de baixo e o bacon por cima.

Hambúrguer Vegetariano de Grão de Bico com Coleslaw da Chef Ana Bia

HAMBURGUER DE GRÃO DE BICO
– 1 1/2 xícara de grão de bico cozido
– 2 ovos batidos
– 1/2 xícara (chá) de salsinha picada
– 1/4 xícara (chá) de queijo parmesão fresco ralado
– 2 colheres (sopa) de mostarda
– Suco de 1 limão
– 3/4 xícara (chá) de farinha de rosca
– Sal a gosto

COLESLAW
– 1 repolho fatiado (a Ana usou 1/2 repolho roxo e 1/2 repolho comum)
– 1 cenoura ralada
– 1/2 xícara (chá) de maionese
– 1 colher (sopa) de mostarda
– 1 colher (sopa) vinagre de maçã
– 1 colher (sopa) de açúcar
– Sal a gosto

ACOMPANHAMENTOS
Alface americana fatiada
– Anéis de cebola roxa
– Pão Brioche

MODO DE PREPARO: No processador, coloque todos os ingredientes do Hamburguer, exceto a farinha de rosca. Processe bem e transfira para outro recipiente. Acrescente a farinha de rosca aos poucos até atingir a textura desejada. Você pode modelar um “mini hamburguer” e grelhar para provar o sal e não errar no tempero.

Para o Coleslaw, é só adicionar todos os ingredientes em um recipiente e mexer bem.

Depois de deixar tudo preparado e separado, deixando a massa do hamburguer descansar por 10 minutos, modele do tamanho desejado com as mãos (não precisa untar a mão ou usar luva). A quantidade de grão de bico rende quatro hambúrgueres.

Toste levemente o pão numa chapa ou frigideira. Depois, grelhe os hambúrgueres levemente dos dois lados. Para a montagem, coloque primeiro a alface americana, depois os anéis de cebola roxa, o hambúrguer, o coleslaw e finalize com a “tampa” do pão.

Hambúrguer Rústico do Chef Di Manno

INGREDIENTES
– Pão Francês Redondo (Formato de pão de Hambúrguer)
– 800g de Costela Bovina moída
– 800g de Ponta de Peito moída
– Queijo Meia Cura
– Bacon Rústico
– Molho Sweet Chilli
– 1 Cebola Roxa
– 1/2 Limão siciliano

TEMPEROS
– Sal de Parrilla a gosto
– Páprica defumada a gosto
– Chimichurri a gosto
– 1 Fio de Azeite

MODO DE PREPARO: Misture o Blend de costela com ponta de peito e na sequência tempere com sal de parrilla a gosto, meio limão siciliano, um fio de azeite, páprica defumada a gosto e Chimichurri a gosto. Mexa bem e molde os hambúrgueres. Na sua churrasqueira ou na chapa prepare o bacon e o hambúrguer, quando virar coloque duas fatias de queijo meia cura. Espere derreter e é só montar o hambúrguer! Bom apetite!

Hambúrguer Vegano sem Glúten da Tássia

INGREDIENTES
Pão vegano sem glúten
– Queijo cheddar vegano
– Cebola grelhada no azeite
– Molho barbecue
– Ketchup
– 1 1/2 xícara (chá) de feijão preto cozido e escorrido
– 1/2 beterraba
– 1 xícara (chá) de arroz integral cozido
– 1 colher (chá) de sal
– 1/2 colher (chá) de páprica defumada
– 1 colher (sopa) de ketchup
– 1 colher (sopa) de azeite
– Salsinha a gosto
– 1/4 de xícara (chá) de farinha de mandioca

MODO DE PREPARO: Em um processador, processe o feijão, a beterraba e o arroz integral até virar uma massa. Adicione os temperos, o azeite, o ketchup e processe rapidamente apenas para misturar. Retire essa “massa” do processador e coloque em uma vasilha. Adicione a farinha de mandioca e vá amassando com as mãos até parar de grudar. Se necessário, adicione mais um pouco de farinha de mandioca. Mas cuidado, se colocar muito o hambúrguer pode ficar seco. Modele os hambúrgueres do tamanho desejado e reserve.

Esquente a frigideira e doure o Pão Vegano até ficar douradinho e mais macio. Reserve.

Na mesma frigideira, despeje um fio de azeite e coloque os hambúrgueres. Para dar um gostinho defumado especial, espalhe molho Barbecue na parte superior dos hambúrgueres. Assim que achar que está no ponto (aproximadamente 3 ou 4 minutos), vire os hambúrgueres com a parte do molho para baixo e passe novamente barbecue na superfície grelhada. Enquanto aguarda, derreta o queijo cheddar no microondas até ficar líquido e reserve. Desligue o fogo.

Para a montagem, em um prato, coloque a parte inferior do pão, acrescente ketchup, ou mostarda, ou o molho da sua escolha. Coloque o hambúrguer e sobre ele o cheddar derretido (deixe escorrer nas laterais para ficar com a aparência ainda mais irresistível!). Adicione as cebolas grelhadas e finalize com a parte superior do pão. Agora é só se deliciar com esse delicioso hambúrguer vegano!

Quer aprender a fazer uma sobremesa com os ingredientes desse hambúrguer? Confira um delicioso brownie vegano abaixo!

INGREDIENTES BROWNIE
– 3 colheres (sopa) de farinha de linhaça
– 6 colheres (sopa) de água
150g ou uma xícara (chá) de feijão preto cozido
– 1/4 xícara (chá) de leite
– 25g ou 1/4 xícara (chá) de farinha de aveia sem glúten
– 25g ou 1/4 xícara (chá) de cacau em pó 100%
150g ou 3/4 xícara (chá) de açúcar demerara orgânico ou de côco
– 150g ou 1/2 xícara (chá) de chocolate vegano
1/2 xícara de nozes

INGREDIENTES CALDA
– 1 xícara (chá) de leite de coco
– 1/2 xícara (chá) de chocolate 50%

MODO DE PREPARO: Deixe a farinha de linhaça com a água hidratando por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, derreta o chocolate no microondas de 30 em 30 segundos, parando e mexendo, até que derreta por completo e reserve. No processador, acrescente o feijão, o açúcar, o cacau em pó, a farinha de aveia a farinha de linhaça hidratada, o chocolate derretido e processe bem até virar um creme liso e homogêneo. Despeje as nozes e misture com uma espátula. Escolha uma forma de alumínio da sua preferência e cubra com papel manteiga na base. Despeje a massa de Brownie e leve ao forno pré aquecido a 180 graus por certa de 15 minutos. Alerta: não deixe assar demais! O Brownie é um bolo denso, macio, e aparentemente cru. Se deixar passar do ponto vira bolo. Começou a sentir cheiro de bolo assando já pode desligar.

Para a calda, em uma panela, esquente o leite de coco até começar a ferver. Desligue o fogo, acrescente o chocolate em barra e mexa até derreter por completo e virar calda.

Agora é só cortar um pedaço desse bolo delicioso e servir!

Hambúrguer de Alcatra com Fonduta de Brie e Emmental do Kaito

INGREDIENTES
300g de alcatra moído
– 300g de acém moído
– 250g de bacon moído
– 150g de bacon em cubos
– 400ml de creme de leite fresco
– 180g de queijo emmental
– 200g de queijo brie
– 3 colheres (sopa) de mel
– 4 unidades de pão brioche
– 1 colher (café) de páprica
– 1 colher (café) de gengibre em pó
– 1 colher (café) de garam masala
– 3 colheres (sopa) de manteiga
– Sal
– Pimenta do reino
– Rúcula

MODO DE PREPARO: Para o hambúrguer, misture bem todas as carnes. Acrescente a páprica, o gengibre e o garam masala. Divida essa porção em quatro e modele os hambúrgueres. Dica: ao modelar, arremesse ele de uma mão para a outra, esse choque ativa o colágeno da carne e evita que eles desmanchem na hora de grelhar. Na frigideira bem quente, coloque o hambúrguer e deixe-o quatro minutos de cada lado para ter um resultado mal passado. Adicione o quanto desejar de sal e pimenta do reino, somente quando estiver grelhado.

Retire os hambúrgueres e enquanto eles descansam – aproximadamente 2 minutos – adicione uma colher de manteiga na frigideira e grelhe a parte interna dos pães.

Para o bacon com mel, coloque o bacon em cubos em uma frigideira e doure bem. Acrescente o mel e mexa bem. Reserve.

Para a Fonduta, retire a “casca” do queijo brie – ela é comestível, mas fazendo isso você garante que o creme ficará mais homogêneo. Corte o emmental em cubinhos. Em uma panela, coloque o creme de leite e os queijos e leve em fogo baixo, mexendo com frequência até notar que dissolveu os queijos. Agora, coloque esse conteúdo em um liquidificador com duas colheres de sopa de manteiga gelada e bata para formar um creme homogêneo. Retorne para a panela, verifique o sal e coloque o quanto desejar de garam masala ou noz moscada. Se você for demorar para servir, é só aquecer novamente.

Agora vamos montar: coloque o hambúrguer, a fonduta, o bacon com mel e a rúcula. Na parte interna superior do pão, adicione uma colher do mel do bacon e feche o lanche. Se você preferir não utilizar o mel do bacon, escolha o pão australiano, isso garantirá um equilíbrio melhor de sabor.

Smash Burger com Bacon Carmelizado da Laura Franco

INGREDIENTES
– 160g de carne bovina (a Laura usou ponta de peito)
– 2 fatias de bacon
– 2 fatias de queijo prato
– 1 colher (chá) de açúcar
– Barbecue ou outro molho de sua escolha
– Sal e pimenta do reino a gosto
– Óleo para untar a chapa/frigideira
– Pão da sua escolha (a Laura usou brioche)
– Manteiga para o pão

MODO DE PREPARO: Faça duas bolinhas de carne de 80g cada. Amasse bem para não ficar com ar dentro. Em uma chapa ou frigideira, coloque um fio de óleo e deixe esquentar bem. Pegue uma espátula ou amassador e passe no óleo da chapa para espalhar e untar a espátula também. Coloque as bolinhas e amasse bem com a espátula, isso faz com que o hambúrguer fique fininho e com uma superfície maior de contato com a chapa, proporcionando mais sabor. Coloque sal e pimenta do reino e deixe dourar bem. Só vire quando estiver dourado. Depois que virar, tempere este lado também. Coloque o queijo por cima enquanto termina de dourar, assim o queijo vai derretendo. Quando o outro lado estiver dourado, empilhe os dois hambúrgueres com os queijos.

Em outra frigideira, coloque as fatias de bacon em fogo médio, sem óleo. Quando começar a dourar o lado de baixo, vire as fatias e coloque o açúcar. Dê uma “espalhada” na frigideira para pegar o açúcar em todo o bacon. Deixe terminar de dourar e coloque em um prato com papel toalha para ele secar.

Corte o pão ao meio, se gostar passe um pouco de manteiga em uma das partes, dá um toque especial, e coloque na chapa ou frigideira para dar uma dourada.

Depois é só montar: pão, os dois hambúrgueres com queijo, o molho barbecue ou outro de sua escolha, as fatias de bacon e a “tampa” do pão.

Hambúrguer Italiano do Chef Fernandinho

Para preparar um bom hambúrguer, o ideal é fazer um blend de carnes. Você pode misturar dois, três, e até quatro tipos de carnes diferentes. Isso quem vai dizer é o seu gosto. E se não quiser fazer o blend, faça apenas com uma carne, como a fraldinha, que tem carne e gordura em proporções ideais para um hambúrguer. A proporção ideal de gordura é de 15% a 20%. E você sempre pode pedir num dos açougues do Confiança para moer separados, a carne e a gordura. E sempre, compre carne moída na hora para fazer seu hambúrguer, e peça para moer duas vezes.

SUGESTÕES DE BLEND:
350g de ponta de peito
– 150g de patinho
– 250g de fraldinha

– 300g de ponta de peito
– 300g de acém
– 150g de patinho

MODO DE PREPARO DO HAMBÚRGUER:
1- Pegue as carnes frescas e misture com a mão até ficar homogêneo, sem mexer muito para não deteriorar a carne.
2- Divida em 4 partes iguais, jogue entre uma mão e outra para retirar o ar que possa ter entre a massa. Se você tiver aro, coloque no aro para moldar. Se não tiver, molde com as próprias mãos. Sempre ajeitando para que forme um disco, com aproximadamente 2cm de altura. Com o dedo, faça uma covinha no meio do hambúrguer.
3- Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto com manteiga ou um fio de óleo. Tempere os hambúrgueres com sal somente nesse momento. Nada de colocar sal na massa, pois desidrata a carne e seu hambúguer pode ficar seco. Grelhe, aos poucos, até que dourem. O ideal é que fique de 2 a 3 minutos  de cada lado para um hambúrguer de mal passado a ao ponto. Coloque o queijo sobre o hambúrguer e abafe por um minuto.

ACOMPANHAMENTOS
1 avocado
– Suco de 1/2 limão
– Azeite e sal a gosto

– 1 abobrinha italiana
– 1 tomate caqui
– Alecrim e manjericão
– Azeite e sal a gosto
– 100g de queijo grana padano

MODO DE PREPARO DOS ACOMPANHAMENTOS: Em uma tigela, amasse o avocado e misture com suco de limão, azeite e sal até formar uma pastinha. Reserve.

Corte a abobrinha em fatias finas e o tomate em fatias médias. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e coloque as ervas, espalhe o tomate e a abobrinha por cima e uma pitada de sal. Por último, coloque lascas de queijo e abafe por alguns segundo para derreter.

PARA A MONTAGEM, use 2 pães de hambúrguer ou francês bolinha, e manteiga a gosto. Corte os pães ao meio e passe manteiga nas duas metades. Aqueça uma frigideira e grelhe os pães até ficarem levemente tostados. Retire e reserve.

Em cada base de pão já tostado, coloque um hambúrguer com queijo por cima e coloque os acompanhamentos na seguinte ordem: legumes grelhados com azeite e queijo e por último a pastinha de avocado.

Bom apetite!

8 Eu gostei
0 Eu não gostei

One Comment

  1. Gostei das receitas.

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *