Confira um Bate Papo sobre a Introdução à Alimentação do Bebê

capa-blog

Os bebês, desde o útero, já tem contato com sabores e, durante a Amamentação, a experiência gustativa aumenta até chegar à Introdução Alimentar. Durante essa fase, o bebê está em pleno desenvolvimento de suas habilidades táteis, visuais e gustativas, tudo o que ele pega vai direto à boca e essa habilidade deve ser aproveitada durante a introdução alimentar, pois é neste momento que devemos apresentar uma variedade de alimentos com cores, sabores e texturas variadas, sempre considerando a qualidade nutricional. Após a apresentação dos alimentos, o bebê pode gostar ou recusar aquele alimento, o que não significa que esse tipo deve ser excluído do repertório alimentar, quando recomendamos apresentar o alimento de 12 a 15 vezes para que o bebê possa realmente apreender aquele novo sabor, e essa situação é um dos principais motivos de desistência dos pais.

A introdução à alimentação requer tempo e paciência, pois é um processo repetitivo!

A alimentação dos filhos é uma dúvida constante entre os pais, questões sobre o que o filho deve comer, quando e quanto, são os pontos que mais afligem. O problema se torna ainda maior quando os pais se deparam com a seletividade e até mesmo a rejeição a novos alimentos (neofobia). Por experiência passei isso com meu filho de 11 meses. Quando este comportamento provoca alterações de peso que fazem aumentar ainda mais as preocupações, essas situações acabam levando as famílias a inserir suplementos e estimulantes de apetite na refeição da criança – mas será que isso é realmente necessário? Então, vamos repensar o que é alimentação e como a família se comporta nesse contexto, considerando alguns pontos importantes.

Uma boa introdução alimentar é fundamental para que, no futuro, o pequeno desenvolva uma alimentação mais equilibrada e saudável. Por esse motivo, o período de amamentação pode ser também um momento para toda a família refletir sobre seus hábitos alimentares e se informar, para se preparar para os primeiros passos da introdução alimentar do pequeno. Esta fase pode gerar dúvidas e inseguranças, por isso, é recomendada a visita ao pediatra, e, se possível, ao nutricionista, para um melhor acompanhamento e, também, para tirar dúvidas mais específicas. Essa fase define o paladar e abre um leque de opções de texturas e sabores variados. Por isso, a alimentação de um bebê até um ano deve ser composta de produtos naturais isentos de açúcar e sal, entre outros industrializados”.

Mas Suelen, quais os primeiros alimentos da vida do bebê?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) é recomendado que a introdução alimentar comece a partir dos 6 meses de idade, sendo que, até lá, a amamentação deve ser exclusiva e em livre demanda. No entanto, mesmo com a alimentação já estabelecida, é indicado que a amamentação continue até os 2 anos, ou mais.

Enfim chegou a hora! O pequeno já está com 6 meses e, além do leite materno, pode ingerir outros alimentos. Frutas, legumes, arroz, feijão, macarrão, entre tantas opções, surge uma dúvida para mamães e papais: quais alimentos ideias para cada etapa do desenvolvimento dos pequenos? A introdução alimentar deve ser feita de forma lenta e gradual, respeitando o desenvolvimento do bebê e a região onde vive. Aqui no Brasil, por ser um país tropical, começamos pelas frutas. Depois acrescentamos os legumes de bases, legumes e vegetais coloridos, verduras e proteínas. E por último, arroz/feijão/macarrão. É importante ressaltar que neste momento, respeitar o tempo, a aceitação e o apetite da criança, é fundamental. Cada criança é única, portanto, evite comparações e, na dúvida, busque a ajuda de um profissional que possa auxiliar no processo.

Ah, mas e os líquidos?

Outra dúvida comum entre a família sobre a alimentação infantil, é em relação aos líquidos. Pode dar suco para os bebês? A partir de que idade? entre 6 e 12 meses somente água, após esta fase, os sucos naturais são bem-vindos. Sempre em pouca quantidade dando preferência para frutas.

Interação com o bebê

Um fator importante que pode ser estimulado na introdução alimentar é a interação do bebê com a rotina já estabelecida da casa a hora das refeições. O bebê pode ser colocado à mesa assim que possuir a habilidade de sentar-se, e para que consiga associar os sabores e estabelecer uma relação afetiva com processo alimentar que compreende desde sentir fome, procura da saciedade, o hábito de sentar-se à mesa, e alimentar-se bem o momento da refeição deve ser agradável e sem interferências externas, a fim de que a alimentação tenha um enfoque positivo. A interação positiva, a não coerção e a não indução aumentam as chances de uma introdução alimentar bem sucedida. Caso isso não seja possível em todas as refeições, estabeleça em uma delas a possibilidade de fazer isso com seu bebê, os resultados para uma futura alimentação saudável iniciam-se já nos primeiros meses vida.

Os bebês aprendem por imitação

Além disso, os bebês aprendem por imitação: ao verem os pais e irmãos alimentando-se, ele também irá comer, não necessariamente como os pais imaginam, pois normalmente a quantidade de alimentos oferecida pelos pais é superior às necessidades do bebê, devendo os pais saberem que bebês possuem, desde a amamentação, autocontrole na ingesta nutricional diária, tendo por base sua necessidade nutricional e o mecanismo de fome e saciedade, assim devem ser encorajados a criar seus próprios hábitos alimentares e tornarem-se independentes.

Observe sempre o desenvolvimento infantil

A necessidade diária de alimentos está diretamente relacionada com as fases de desenvolvimentos do bebê, os períodos de picos de crescimento e saltos de desenvolvimento podem demandar uma necessidade nutricional maior, assim como os outros períodos pode-se perceber uma diminuição da ingestão. Então, os pais devem estar atentos a essas demandas e como atendê-las.

Um exemplo é a fase da dentição os bebes tentem a ficar chorosos, ter febre e nao se alimentar direito.

Confira uma receita de picolé de leite materno!

Pra essa fase deixo uma sugestão de picolé com leite materno ou com fórmula para ser oferecido ao bebê até 6 meses de idade.

Para preparar um picolé é bem simples. Primeiro, é preciso efetuar a ordenha com todos os cuidados que se teria para realizar uma doação ou armazenamento ou no caso de formula preparar como se fosse fazer uma mamadeira e colocar nos copinhos para congelar. Depois é so oferecer para o bebe, essa receita é queridinha entre as mamães.

Suelen Mayara Lima

A Suelen Mayara é Árbitra Assistente de Futebol e professora formada em Educação Física. Ela possui um Instagram onde dá muitas dicas de bem estar, saúde, maternidade e também produz receitinhas para ajudar a manter um estilo de vida saudável. Atualmente ela cursa nutrição, e é parceira do Confiança Supermercados, trazendo muitas dicas de nutrição e bem estar para nosso Blog.
15 Eu gostei
1 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *