Dia Mundial da Alimentação: Como montar um prato saudável?

capa-blog

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, que foi no dia 16/10, você, consumidor, é convidado a se deliciar com informações, receitas práticas, deliciosas e funcionais.

A Rede Confiança Supermercados todos os anos abre suas portas com o maior carinho e parceria com a Faculdade Unisagrado de Bauru para os estudantes do 4º ano do curso de Nutrição.

Estágio voltado a Ciência dos Alimentos, onde o Varejo é apresentado com a intenção de criar raízes e capacitação nesses futuros profissionais da saúde.

Geralmente, no final do estágio, os alunos apresentavam como conclusão de curso novos produtos para produção própria no Varejo, com desenvolvimento de  rótulos e voltados para a saúde da população em geral: principalmente pessoas com dúvidas e intolerâncias alimentares.

Esse ano foi um pouquinho diferente…

Como a degustação envolve uma aglomeração maior de pessoas, optamos juntos, nessa época de pandemia, por textos que visam uma alimentação acessível e prazerosa, com receitas diferenciadas para o Blog do Confiança, além de informações pertinentes a saúde.

Esse é um presente dos estagiários de Nutrição para os clientes da nossa Rede.

Abaixo fique com o texto escrito pelas alunas Giovanna Melo e Graziane Esteves, sob orientação minha e da Prof. Dra. Milene Peron Rodrigues Losilla.

Um beijo,
Luciana Santos
CRN3 51.289

Como montar um prato saudável?

Uma boa alimentação é capaz de garantir mais saúde e qualidade de vida para nós. E ter uma alimentação saudável é mais do que o consumo de alimentos saudáveis, envolve a forma de preparo, onde e como são feitas as refeições, o prazer em se alimentar e a combinação dos alimentos.

De acordo com o Guia Alimentar para População Brasileira, o prato saudável deve possui mais alimentos naturais do que industrializados. É recomendado que o prato possua:

  • Uma porção de alimentos fonte de carboidratos, como arroz branco, arroz integral, macarrão, batata inglesa, batata doce, mandioquinha, mandioca, entre outros;
  • Uma porção de alimentos fonte de proteína vegetal, como feijão, lentilha, soja, ervilha, grão de bico, entre outros;
  • Uma porção de alimentos fonte de proteína animal para aqueles que não seguem uma alimentação vegetariana ou vegana, como carne bovina, frango, peixe e ovo;
  • Uma poção de legumes, fonte de vitaminas e minerais, como cenoura, vagem, chuchu, beterraba, quiabo, pimentão, entre outros;
  • Uma porção de verduras, fonte de vitaminas e minerais também, como alface, couve, rúcula, brócolis, repolho, espinafre, entre outros.

Além desses, existem outros alimentos que devem fazer parte da nossa rotina, são eles: as frutas, que são fonte de vitaminas, minerais e carboidratos. E as castanhas, que são fonte de gorduras boas, como amendoim, nozes, castanha do pará, entre outros.

A forma de preparo dos alimentos também é importante, devemos priorizar o uso de temperos naturais como alho, pimenta, cebola, entre outros. E também preparações com pouco óleo, sal e açúcar.

Se por possível, prepare sua própria comida, e faça as refeições em um ambiente agradável. A hora da alimentação deve ser prazerosa, saboreie os alimentos com calma e compartilhe o momento com familiares, amigos e colegas de trabalho.

Confira algumas receitas para ajudar no preparo de um prato saudável

FEIJÃO COM BETERRABA

Para o remolho:
INGREDIENTES
– 1 xícara (chá) de feijão carioca (ou rosinha)
– 3 xícaras (chá) de água

MODO DE PREPARO: Coloque o feijão numa peneira e lave sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com água.

Cubra a tigela com um prato e deixe o feijão de molho por 12 horas. Troque a água uma vez neste período – o remolho diminui o tempo de cozimento e elimina as substâncias que deixam o feijão indigesto.

Para cozinhar:
INGREDIENTES
– 3 xícaras (chá) de água
– 2 beterrabas
– 1/2 cebola
– 2 dentes de alho
– 2 colheres (sopa) de azeite
– 2 folhas de louro
– Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO: Escorra o feijão e descarte a água do remolho. Transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com a água e junte as folhas de louro. Descasque e corte a beterraba ao meio, no sentido de comprimento; corte cada metade em 4 gomos e junte ao feijão. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Enquanto o feijão cozinha, descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho.

Passados os 10 minutos, desligue o fogo e, importante: espere toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa.

Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até murchar. Adicione o alho e mexa por mais um minuto para perfumar. Acrescente duas conchas do feijão cozido, com um pouco do caldo, misture e amasse os grãos com a espátula – esse purê ajuda a engrossar o caldo.

Volte o refogado com o feijão amassado para a panela e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar em fogo baixo, sem tampa, por mais 10 minutos ou até o caldo engrossar – o tempo pode variar de acordo com a consistência desejada – mais ralo ou mais cremoso. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo e sirva a seguir.

Bom apetite!

ARROZ INTEGRAL

INGREDIENTES
– 1 xícara (chá) de arroz integral do tipo longo
– 3 xícaras (chá) de água
– 1/2 cebola
– 1 folha de louro (opcional)
– 1 cravo-da-índia (opcional)
– 1 colher (chá) de sal
– Azeite a gosto (opcional)

MODO DE PREPARO: Descasque a metade de cebola e prenda a folha de louro, espetando com o cravo (opcional). Leve uma panela pequena com água e a cebola ao fogo médio. Quando ferver, acrescente o arroz e o sal e retire a cebola. Regue com um fio de azeite e misture.

Abaixe o fogo, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar por cerca de 35 minutos, ou até que o arroz absorva toda a água – para verificar, espete um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela.

Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Solte os grãos com um garfo, transfira para uma tigela e sirva a seguir!

LEGUMES SALTEADOS

INGREDIENTES
– 1 maço de brócolis
– 1/2 cabeça de couve-flor
– 1 cenoura
– 1 batata baroa (batata salsa)
– 1 batata doce
– 1 cebola
– 200g de ervilha torta fresca
– 3 colheres (sopa) de manteiga
– 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO:
1- Coloque a água para ferver em uma panela.
2- Descasque as batatas e corte-as em fatias.
3- Descasque a cenoura e corte-a em rodelas.
4- Tire os talos de brócolis e da couve-flor e reserve.
5- Tire o fundo da ervilha e retire o talinho lateral (da parte reta da ervilha).
6- Coloque as batatas e a cenoura em água fervente por 5 minutos, retire com a ajuda de um escorredor e passe na água fria para dar choque térmico, assim o cozimento se interrompe abruptamente.
7- Coloque o brócolis e a couve-flor por 5 minutos em água fervente e também passe direto em água fria.
8- Coloque a ervilha em água fervente por 5 minutos.
9- Corte a cebola grosseiramente e reserve.
10- Em uma frigideira alta, coloque 3 colheres de manteiga e deixe derreter.
11- Acrescente primeiro as batatas, a cenoura e a cebola, salteie um pouco e acrescente a couve-flor e o brócolis. Salteie mais um pouco e, por último, acrescente a ervilha.
12- Tempere com sal a gosto.
13- Vá salteando os legumes por 5 minutos e sirva.

Bom apetite!

1 Eu gostei
0 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *