Construção de Valores em Tempo de Crise: 5 Dicas para Colocar em Prática no seu Negócio

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A marca e o poder do propósito

Estamos navegando há mais de dois meses em um cenário completamente desconhecido. Esse é um mundo único para todos nós. É hora de repensarmos não somente sobre modelo de negócios, mas também no nosso papel individual e coletivo, e isso não é diferente para as marcas. É preciso refletir sobre seu propósito, e, a partir dele, determinar ações estratégicas de acordo com o que o momento pede.

As marcas têm o poder de influenciar a sociedade, de propagar conhecimento e estimular comportamentos que podem ser positivos ou negativos para o ecossistema inserido. Através dela, é possível impactar internamente, através da relação com seus colaboradores e, externamente, com clientes e público alvo. Com um posicionamento claro que inspira e direciona as pessoas rumo a um bem coletivo, é inevitável não gerar clientes leais.

Como construir valores e propagá-los em momentos de crise?

Antes de tudo, alinhas internamente o seu propósito é fundamental. Buscar por profissionais que possam te auxiliar nesse processo pode auxiliar a marca a transmitir de forma genuína a essência da sua existência como marca. É durante a crise que quem tem uma marca forte sofre menos e se recupera mais rápido, pois no cenário de instabilidade, o consumidor escolhe onde vai consumir com ainda mais critério.

Foi pensando na fragilidade de muitas marcas, principalmente as de pequeno, médio porte e locais, que preparamos uma lista com 5 dicas para fortalecer os relacionamentos e, consequentemente, aumentar as vendas.

Antes de tudo, lembre-se!

Posicionamento de marca não é o que sua marca pode estampar em um banner para o mercado, mas sim um conjunto de esforços estratégicos que uma gestão de marca adota para construir relevância na mente e no coração de seus consumidores.

Fidelize clientes com um posicionamento de marca forte

Lembrando que hoje as pessoas não compram e não se fidelizam pelo que você vende, e sim pelo porquê e como a empresa vende. Mais do que nunca, está na hora de tirar a missão, a visão, os valores e o propósito da gaveta, verificar se não vale um reposicionamento e colocá-los imediatamente em prática.

O posicionamento é o conjunto de ações estratégicas que uma marca se compromete em realizar para construir um relacionamento relevante com os seus consumidores. São ações que oferecem a experiência e a ajudam a definir as percepções que os clientes terão sobre o seu negócio e como ele se destaca em relação à concorrência.

Afinal, as marcas, assim como pessoas, são reconhecidas pelo que fazem, não só pelo que falam.

  • Liste os valores, objetivos e ideias da sua empresa;
  • Compreenda com empatia o seu público alvo, segmente por personas e acompanhe a sua jornada e mudança de comportamento de consumo nesse momento de crise;
  • Valorize e destaque os diferenciais do seu negócio;
  • Defina a estratégia e a forma de mostrar a personalidade do seu negócio;
  • Tire tudo do papel, coloque as estratégias em prática como equipe, traga os seus colaboradores para o centro da sua estratégia.

Mantenha sua equipe motivada e engajada

O posicionamento não pode ser só transmitido em campanhas visual. Fortaleça a sua marca, antes de tudo, de dentro para fora. Isso significa que o branding deve estar alinhado com um bom trabalho de gestão de pessoas. É importante treinar e engajar sua equipe, se esforçar para que todos compartilhem do mesmo propósito e da mesma proposta de valor e mais do que nunca, contratar pessoas com valores equivalentes aos da empresa. Uma empresa é muito mais forte se todos caminham na mesma direção.

Empresas bem consolidadas antecipam riscos e antevêem qualquer obstáculo. Com crise ou sem crise, investir no posicionamento da sua marca é uma forma inteligente de fortalecer o seu negócio com visão de longo prazo. Não espere pela retomada da “normalidade” Pode ser que nunca voltemos aos padrões de como “era antes”.

Quem compartilhou essas informações para o nosso Blog foi a Larissa Franciscato, ela atua na área de Gestão Estratégica de Marcas. Larissa é head de marketing do Grupo Mathesis e Assessora da marca Witzler | energia. Para ela, marcas são grandes agentes de transformação e acredita que elas podem impactar positivamente o mundo.

 

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