Queijos Especiais: Entenda um pouco mais sobre os tipos de queijos e como utilizá-los

capa-blog

Convidamos o Kaito, do instagram @kaitocasagrandi, para falar um pouco de uma de suas paixões: o queijo! Confira abaixo uma matéria completa sobre essa iguaria tão amada.

Se fosse preciso eu escolher um ingrediente obrigatório para usar em TODAS as receitas, pelo resto da vida, sem sombra de dúvida seria ele, o queijo! Um hambúrguer não está completo sem uma boa fatia de queijo, uma macarronada não é a mesma sem queijo ralado, um simples ovo mexido se torna especial com pedaços de queijo, e até na sobremesa ele está presente. Quem nunca provou uma fatia de queijo minas com doce de leite ou então um grana padano com goiabada, está perdendo tempo!

Cada queijo tem uma característica especial e um sabor singular, fazendo com que seu gosto pessoal escolha o favorito. Na minha casa, jamais falta um pedaço de um bom grana padano! Ele é coringa: marcante e com personalidade, vai bem pra petiscar acompanhado de vinho, transforma um risoto, e dá aquele “up” num prato de massa! Sem falar que pequenas lascas dele acompanhado de um sorvete de baunilha e fio de mel, também é incrível.

E pensando nisso, trouxe aqui nove tipos diferentes de queijos especiais e algumas sugestões de consumo:

Queijo Azul Bleu D’or

É praticamente um gorgonzola, mas com “terroir francês”. Um queijo azul de textura aveludada, sabor e aroma intensos. Minha dica é você harmonizar ele com algo doce, isso mesmo, doce! Isso vai contrastar com o paladar salgado do Bleu D’or e ressaltar a doçura do leite. Em pedaços de pão, ele pode acompanhar uma geleia de frutas vermelhas ou damasco, em saladas, aposte em generosos pedaços e complemente com maçã ou uvas passas, já com vinhos, escolha um vinho do Porto ou vinhos colheita tardia, você irá sentir o realce do queijo com um sabor bastante aveludado e surpreendente.

Queijo Brie Paysan Breton

Esse é o legítimo “pé na França” e também conhecido como o rei dos queijos. A crosta (não devemos chama-la de casca) fina de mofo branco esconde uma perfeição chamada cremosidade! É aquele queijo que derrete na boca. Harmoniza-lo é super fácil: geleias em geral (cítrica ou doce), frutas (experimente grelhar uma fatia de pera e colocar um pedaço de brie) e mel. Já com vinhos, para não “matarmos” a delicadeza do brie, aposte em vinho branco seco ou tintos leves (pinot noir, por exemplo).

Queijo Edam Coroa Holandesa

O ícone dos queijos holandeses. É produzido em forma de bola e sua crosta é um camada de parafina vermelha que é reconhecida mundialmente. Sabor suave e levemente cremoso, lembra um gouda ligeiramente mais salgado e amanteigado. Aposte para servir em cubinhos na salada, em hambúrguer e em molhos, mas para aproveitar ao máximo, derreta-o em uma bruscheta e sentirá a verdadeira personalidade do Edam. Em vinhos, vai muito bem com um Malbec ou Syrah e com cervejas terá seu sabor evidenciado se for acompanhado de uma Stout ou Porter.

Queijo Vincent Holandês

Assim como o nome, em homenagem a Vincent Van Gogh, esse queijo é um pedaço de obra de arte e uma experiência única. Produzido pela A Dutch Masterpiece, ele é um queijo rico, uma experiência única e incomparável. Levemente doce, é um queijo bastante admirado pelo mundo e já foi nomeado pela World Cheese Awards como o melhor queijo semi-duro do mundo. Gratinado, ele tem seu aroma exaltado – ótimo para lasanhas e massas ao forno. Cru, ele tem poder também: ótima pedida com frutas e geleias. Sobremesas? Sim! Vai muito bem com um compota de frutas. Se falarmos em vinhos, um Tempranillo e no caso de cervejas pode escolher uma Ale ou Pilsen.

Queijo Gouda Coroa Holandesa

É o mais famoso queijo da Kroon e conhecido no mundo todo. Macio e cremoso, é um queijo que vai te proporcionar a sensação de saborear o verdadeiro leite de vacas holandesas, com textura lisa e amarelo palha, é um queijo jovem e uma experiência de sabor incrível. Perfeito para derretimento, ou seja, fica espetacular em pizza! Ótimo também em sanduíches quentes ou frios e perfeito para hambúrguer. Em vinhos, vai bem com Sauvignon Blanc – para equilibrar o sabor e ressaltar tanto o queijo como o vinho branco.

Queijo Grana Padano Zarpellon

Antigo, nascido no século XII e ocupando destaque quando o assunto é queijo duro. Possui denominação de origem protegida (DOP), ou seja, para levar o nome grana padano precisa obedecer as rigorosas normas da União Europeia e seguir o processo tradicional de fabricação. É normal que tenha consistência granulada e você sinta “cristais” de sal. O Zarpellon é um dos poucos reconhecidos pelo “Consorzio Tutela Grana Padano”. É forte, o tipo de queijo que em saladas bastam pequenas lascas, ralado na massa dá um toque inexplicável, em tábuas de frios é indispensável e acompanha super bem uma sobremesa que leva mel. Com vinhos, precisamos tomar cuidado – precisa de “potência”, pede tintos encorpados ou um espumante brut de método tradicional. Chianti ou Barolo são o casamento perfeito.

Um dica preciosa: certos tipos de queijos precisam ser armazenados sob refrigeração e outros não, mas, para que você aproveite a genuína textura e sabor, sempre retire da geladeira meia hora antes do consumo.

Kaito Casagrandi

Administrador por formação e apaixonado por gastronomia, Kaito cresceu na cozinha e com o tempo acabou encontrando um universo de possibilidades dentro dela. Ele é adepto da culinária refinada, simples, sem “firulas” em cortes, formatos e afins. Saborosa, agregadora e emocionante! Onde o que realmente importa é estar na mesa com quem se gosta. Ele não cursou gastronomia e tampouco pretende se formar um “chef”. Para ele, a arte de cozinhar não vem de títulos. Ela está nas mãos e no coração! 

 

5 Eu gostei
0 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *