Alimentação no Inverno: Dicas para colocar em prática nessa estação

capa-blog

Estamos no início do inverno, e apesar de ainda estar quentinho no período da tarde, a noite chega mais cedo e o sol está mais preguiçoso pra acordar.

Essa sensação de preguiça instalada e fome noturna são normais. O corpo sente frio, sente vontade, sente saudades do que acumulou na memória da nossa história, principalmente nessa época do ano.

O nosso corpo é perfeito, ele pede mais alimento porque para se manter aquecido ele gasta energia, e nosso cérebro precisa dessa energia pra sobreviver. E, como funciona essa comunicação interna entre o corpo e o cérebro?

Simples assim:

Ele quer algo quente, geralmente com gorduras e carboidratos (pães, açúcar, cremes, fondue, vinhos, massas, paçoca, feijoadas, quentão, chocolate, etc) ele quer se aquecer e fazendo isso ele traz a memória do que aprendemos a comer com nossos pais e avós desde pequenos.

Importante: precisamos desse tipo de alimento para equilíbrio na alimentação, principalmente no inverno, mas não é por isso que vamos agir como ursos polares e comer tudo como se não houvesse amanhã e pensando que o próximo “Projeto Verão” vai resolver seus problemas.

Nosso metabolismo no inverno sofre algumas mudanças sim, mas temos que entender que ouvir o nosso corpo é o primeiro passo para fazer as pazes com essa estação, sem neuras e com consciência do que é fome e do que é sede.

Vamos para um passo a passo fácil e possível:

ÁGUA – nossa pele fica mais ressecada nesse período. O frio, o clima seco e mesmo a falta de hábito em se hidratar colaboram pra isso.

Adote uma garrafa e leve ela pra onde você for, quando temos uma garrafa de água perto a tendência é beber.

Existem alguns fatores que precisam ser observados, atividade física, ingestões de sal, o tipo de alimentação, nesse caso, precisaram ingerir mais líquidos do que uma pessoa que tem um ritmo diferente de vida.

Por exemplo: quem come mais frutas tem menos necessidade de água de quem não tem uma alimentação mais variada.

Geralmente usamos a informação de 2 a 3 litros de água por dia. Mas, lembre-se observe seu corpo, se sua urina está límpida é sinal que você está hidratado.

CHÁ – um aliado; aquece o corpo e, é uma alternativa a mais pra quem ainda não se acostumou com a ingestão de água. Eu tomo sem açúcar, mas se você não consegue, use o açúcar com moderação, descubra o sabor natural dos alimentos. Aconselho erva-cidreira, erva-doce, camomila, gengibre, anis estrelado e hortelã.

Coloque cascas desidratadas de frutas tais como maçã, abacaxi, laranja, limão que dão um sabor especial e reconfortante ao paladar. Ferva por 5 minutos e deixe descansar por mais 10 minutos antes de beber.

EXERCÍCIOS FÍSICOS – Dá uma preguiça, não é mesmo? Procure algo que te dê prazer.

Eu penso sempre, como quero estar daqui a 20 anos?

Nosso corpo precisa de movimento e hoje temos várias pltaformas gratuitas de exercícios físicos, desde caminhadas em casa, Pilates do básico ao avançado, alongamento, Yoga.

Só não conseguimos nadar na nossa sala. Mas, de resto temos de tudo um pouco.

Não tente se tornar, de um dia para o outro, o atleta da cidade, comece aos poucos.

Se você conseguir se movimentar 30 minutos por dia, durante 5 dias na semana, além de qualidade de vida, você estará nas estatísticas de não sedentário.

Respeite seu corpo. Não prive seu organismo do que ele está pedindo.

Uma dica: se você for comer uma feijoada, não há necessidade de acrescentar mais gordura a esse alimento, coloque pedaços de legumes pra cozinhar junto com o feijão. Retire o excesso de gordura aparente dos pedaços de carne e finalize sempre com uma fruta cítrica, de preferência o abacaxi. Ele possui uma enzima chamada Bromelina que ajuda na digestão das proteínas.

Não aconselho a ficar por longos períodos em jejum durante o dia ou à noite.

A chance de bater o desespero e você comer em dobro é muito maior.

Experimente diminuir a quantidade de açúcar, óleo e sal e acrescente mais frutas, verduras e legumes nas suas refeições. Use temperos naturais (tomilho, cebola, alho, louro, manjericão, salsa, cebolinha), e, secos (páprica, curry, ervas finas, orégano, canela). E, evite temperos prontos com acréscimo de sal.

Mastigue muito bem os alimentos. Nossa digestão começa a partir do momento que colocamos o alimento na boca. A saliva aumenta e o corpo está preparado para ser nutrido.

Respeite a vontade do seu corpo, sua história e fisiologia. Não o machuque.

Um beijo.

Quem trouxe todas essas informações para o nosso Blog foi a Luciana Santos, a Nutricionista Responsável Técnica das lojas Confiança Supermercados desde dezembro de 2017. O trabalho dela na Rede envolve Segurança e Qualidade do Alimento, Treinamento de Boas práticas de Manipulação, Informação Nutricional em produtos de fabricação própria e cuidado Nutricional voltado aos Colaboradores da rede e clientes que necessitam de uma informação ou direcionamento nas questões voltadas a alimentação. Ela diz que levar a nutrição para o varejo tem sido uma via de mão dupla em questão de aprendizado e experiência, e ela agradece ao Confiança a oportunidade de fazer parte dessa família.

5 Eu gostei
0 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *