Dia do Meio Ambiente: Conheça os projetos socioambientais da Rede Confiança

capa-blog

Dia 05 de junho é celebrado o Dia do Meio Ambiente. E, para comemorar, viemos contar um pouco dos projetos socioambientais da Rede Confiança Supermercados, que já estão presentes há mais de 15 anos na vida de todos os colaboradores e consumidores de Bauru e região.

Cuidando da Nossa Casa

Você sabia que ao descartar apenas 1 litro de óleo de maneira incorreta como, por exemplo no ralo da pia da cozinha, pode contaminar cerca de 1 milhão de litros de água, prejudicar o funcionamento das estações de tratamento, a oxigenação das plantas aquáticas, afetando também todo o ecossistema ao nosso redor? Sem contar que a presença de óleo nos rios contribui para a ocorrência das enchentes!

Além de causar estragos no meio ambiente, o descarte incorreto de óleo pode pesar também no seu bolso! O acúmulo nos encanamentos pode gerar entupimento, refluxo de esgoto e até o rompimento nas redes de coleta.

É pensando em todos estes casos que, a Rede Confiança em parceria com a ADN Biodiesel, realiza a campanha Cuidando da Nossa Casa, a ação que oferece vantagens e pontos de coleta de óleo de fritura usado (OFU) em todas as lojas Confiança!

A cada 4 litros de óleo de fritura usados (2 garrafas PET de 2 litros cheias) entregues no balcão dos Fiscais de Caixa, o consumidor retira na hora uma garrafa de óleo (900ml) novo!

Mais tarde, todo o óleo entregue nos pontos de coleta é recolhido pela ADN Biodiesel e transformado em combustível que abastecem de forma sustentável, diminuindo a emissão de gases poluentes que aceleram o aquecimento global!

Papa-remédios

O descarte correto dos medicamentos começa a partir do momento em que os colaboradores da Cheiro Verde, utilizando todos os EPIs necessários, passam nas lojas e recolhem todo o material recebido durante o período da coleta e os levam para o seu centro de tratamento em Bauru posteriormente incinerando-os, seguindo rigorosamente todos os padrões da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) 316/2002, evitando assim a contaminação do ar, solo e água.

Para a sua saúde:

– Solicite a orientação farmacêutica e adquira somente a quantidade suficiente para o seu tratamento.

– A chance de medicamentos sobressalentes estragarem ou vencerem antes que você utilize é bem grande. Além de tornar-se ineficaz, seu consumo pode agravar o seu estado de saúde.

– Siga o tratamento pelo tempo recomendado pelo seu médico. Evite a automedicação!

Descarte Confiante

Pilhas e baterias são, de longe, a maneira mais fácil, prática e popular de “carregar energia” por onde quer que você ande. Já parou para pensar que independente da maneira como você está lendo essa matéria agora, elas estavam envolvidas no momento de sua escrita, envio e leitura?

Presentes nos veículos, dispositivos móveis e nos mais variados dispositivos eletrônicos, as pilhas e baterias evoluíram muito desde que desenvolvidas. Apesar de agora menores, mais duradouras, com capacidade maior de carga e novas tecnologias capazes de diminuir pela metade seu tempo de carregamento, ainda possuem uma característica em comum: capacidade de carga finita.

Como e onde é feito o descarte desse tipo de resíduo? Confira abaixo como trabalhamos para que o descarte correto destes materiais seja rápido, prático e simples!

Você sabia que cerca de 1,2 bilhão de pilhas e 400 milhões de baterias de celular são vendidas por ano no Brasil? Desse número, menos de 1% são recicladas ou reaproveitadas. Uma pilha no meio ambiente pode levar séculos para se decompor e, além disso, é composta por metais tóxicos que nunca se degradam, contaminando assim o meio ambiente e prejudicando a saúde das pessoas!

Presente há mais de 10 anos nas lojas da Rede Confiança, o Descarte Confiante é o projeto socioambiental realizado em parceria com a empresa Cheiro Verde Ambiental que fornece a todos os clientes da rede, pontos de coleta destes resíduos de maneira totalmente gratuita. Nunca foi tão fácil ser amigo do meio ambiente!

Depois do período de coleta, os colaboradores da Cheiro Verde recolhem em todas as lojas as pilhas e baterias recolhidas e as direcionam para a descontaminação em seu Centro de Tratamento especializado, posteriormente destinando-as para o descarte correto.

Seja você também um fiscal da natureza! Participe dos projetos socioambientais realizados pela Rede Confiança!

 

6 Eu gostei
0 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *