Toque do Chef: Lombo de Bacalhau em Crostas de Azeitonas Pretas com Arroz de Cebola Caramelizada

conteudo-blog

O hábito de comer bacalhau na Páscoa está relacionado a um costume dos portugueses. Dentro dessa tradição, o consumo de carnes vermelhas era proibido nas sextas-feiras da quaresma e o excesso de bacalhau na época das grandes navegações e o incentivo do “comércio” transformou o consumo desse peixe em tradição. E como sabemos que ele é um ingrediente inseparável do almoço de páscoa, trouxemos uma receita um pouco diferente!

O Kaito, do instagram @kaitocasagrandi, traz uma receita de um Lombo de Bacalhau Gadus Morhua com um arroz saboroso de cebola caramelizada. Além disso, ele traz algumas dicas de como fazer o prato perfeito. Confira abaixo:

Lombo de Bacalhau em Crostas de Azeitonas Pretas com Arroz de Cebola Caramelizada

INGREDIENTES

BACALHAU
– 1Kg de lombo de bacalhau Gadus Morhua
– 500ml de azeite
– 5 dentes de alho
– 25 azeitonas pretas
– 5 colheres (sopa) de farinha de rosca

ARROZ
– 4 xícaras (café) de arroz branco
– 2 cebolas médias
– 5 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
– 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
– 2 colheres (sopa) de shoyu
– 1 colher (chá) de sal

MODO DE PREPARO: A dessalga do bacalhau precisa começar um tempo antes, e exige paciência e cuidado.

Confira a receita para dessalgar o bacalhau:

  1. Lavar em água corrente, retirando a camada grossa de sal.
  2. Mergulhar em uma vasilha com água fria. Usar duas partes de água para cada parte de bacalhau ou até que todos os pedaços estejam submersos.
  3. Manter o bacalhau na geladeira tampado durante o período de dessalga. Não troque a água do bacalhau e sim o bacalhau de água. Ou seja, retire o bacalhau da vasilha, lave em água corrente e coloque em outra vasilha com água fria.

O tempo de dessalgue depende da altura das postas. Siga as indicações abaixo:

  • Bacalhau Desfiado: 6 horas (trocando a água de 3 em 3 horas)
  • Postas normais: 24 horas ( trocando a água de 6 em 6 horas)
  • Postas grossas: 40 horas ( trocando a água de 8 em 8 horas)
  • Postas muito grossas: 48 horas ( trocando a água de 8 em 8 horas)

Confira o conteúdo completo de como Dessalgar o Bacalhau clicando aqui.

Depois de dessalgar o bacalhau, corte os lombos com aproximadamente 15cm de espessura. Descasque os dentes de alho e amasse-os levemente. Coloque os lombos em uma assadeira, esfregue bem o alho esmagado nos pedaços de bacalhau e finalize com o azeite. Sim, todo o azeite. Leve ao forno em temperatura baixa por 30 minutos. Corte as azeitonas em pedaços bem pequenos e misture a farinha de rosca. Você irá notar que se transforma em uma “pasta”. Retire o bacalhau do forno, coloque a “pasta” com as azeitonas e retorne em temperatura alta somente até dourar.

Para preparar o Arroz, corte as cebolas em fatias – não precisa ser muito fino. Agora, em uma panela, coloque as cebolas, o vinagre, o açúcar e o shoyu. Deixe tampado em fogo alto até murchar bem a cebola. Retire a tampa e deixe quase secar. Agora adicione o arroz, quatro xícaras de água e o sal. Deixe em fogo médio até secar.

O equilíbrio do arroz com a cebola caramelizada e o bacalhau com azeitonas fica incrível! O arroz preparado dessa maneira é responsável por entregar uma leveza e suavidade ao prato que eu garanto que irá te surpreender!

Harmonização

Um peixe marcante pede um vinho mais jovem e aromático, com boa acidez, de corpo leve e moderado e preferencialmente sem passagem por madeira.

Minha escolha foi um espumante: Forum Brut – apesar de ser Brut, esse espumante é leve, aromático e de fácil paladar.

Se você não for fã de espumante, aposte no Casa Valduga Origem Chardonnay – uma opção elegante e refrescante, com notas de frutas tropicais.

Dicas do Kaito para um prato perfeito

1- Prepare o arroz na mesma panela em que prepara a cebola. Isso irá garantir o sabor caramelizado.

2- Você sabia que a azeitona preta e a verde são a mesma coisa? A diferença entre elas é o tempo de colheita. Como o próprio nome diz: verde é colhida verde e consequentemente é mais amarga e consistente. Já a preta é colhida quando o fruto está completamente maduro.

3- As azeitonas com caroço mantém-se mais hidratadas devido ao “óleo” concentrado nele. Mesmo que seja mais trabalhoso, se você optar por elas, o resultado do prato será superior.

Inove sua receita de bacalhau com esse Toque do Chef do Kaito. Encontre os ingredientes para essa receita em uma de nossas lojas ou compre agora: https://www.confianca.com.br/lombo-de-bacalhau-em-crostas-de-azeitonas-pretas-com-arroz-de-cebola-caramelizada

Kaito Casagrandi

Administrador por formação e apaixonado por gastronomia, Kaito cresceu na cozinha e com o tempo acabou encontrando um universo de possibilidades dentro dela. Ele é adepto da culinária refinada, simples, sem “firulas” em cortes, formatos e afins. Saborosa, agregadora e emocionante! Onde o que realmente importa é estar na mesa com quem se gosta. Ele não cursou gastronomia e tampouco pretende se formar um “chef”. Para ele, a arte de cozinhar não vem de títulos. Ela está nas mãos e no coração! 
17 Eu gostei
0 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *