No Dia Mundial do Doador de Sangue, saiba como doar sangue e como Rede Confiança ajuda esta nobre causa
Doar sangue é um ato voluntário que pode salvar vidas. Sendo um procedimento rápido, seguro, com todos os materiais utilizados estéreis, individuais e descartáveis, a doação não prejudica o organismo. De cada doador são coletados, no máximo, 500ml de sangue, sendo cerca de 45ml utilizados para testes laboratoriais e o restante é destinado a doação. O corpo repõe o volume de sangue dentro de 24 horas e as hemácias (células vermelhas) em 4 semanas. Uma única bolsa de sangue pode beneficiar até 4 pacientes!
A Rede Confiança, junto ao Confi Social está em defesa do nosso bem mais precioso: a vida. Por isso, desenvolveu o projeto SOS Doação de Sangue, que incentiva os colaboradores da rede a doarem sangue. Conheça alguns de nossos colaboradores que fazem parte desta corrente do bem e saiba mais sobre o projeto.
“Diferente dos meus amigos que estavam ansiosos para completar 18 anos para terem sua certeira de motorista, eu não via a hora de chegar nesta idade para poder doar sangue! Eu sempre acompanhei a minha mãe nas doações, pois ela é doadora assídua e resolvi seguir seus passos nesta causa. Como meu tipo sanguíneo é O–, que é o pode doar para todos os outros tipos, costumo fazer a doação a cada 4 meses. É gratificante ser doadora, pois é um ato imenso de bondade ao próximo que ultrapassa barreiras! Estou fazendo um bem sem saber quem será o beneficiado e isto é o que acho mais belo neste ato. Doar é um ato de humildade e nos liga como seres humanos. Seja um doador, salve vidas!”
“Pratico a doação de sangue desde o início da maioridade, respeitando o período de intervalo mínimo de 60 dias entre as doações. Posso dizer que nunca tive qualquer tipo de problema ou mal-estar durante ou após o procedimento. Existem muitos mitos sobre a doação de sangue, como o de que ela pode “afinar” ou “engrossar” o sangue, mas nada disso é verdadeiro. A doação de sangue é um gesto de amor e carinho. O procedimento é 100% seguro e todo o material utilizado é totalmente esterilizado e descartável, logo não há chance alguma de contrair qualquer doença. Doar sangue é saudável, seguro e salva vidas!”
SOS Doação de Sangue
O Projeto SOS Doação de Sangue nasceu em 2013 para incentivar a participação dos colaboradores na doação para reabastecer os bancos de sangue das cidades onde a rede atua.
A participação dos colaboradores no projeto é optativa e eles também podem solicitar a abertura de um SOS através do Confi Social. O setor é responsável pelo recebimento dos pedidos, desenvolvimento dos comunicados e divulgação nos canais de Comunicação Interna da Rede.
Tanto colaboradores quanto seus familiares em situação de urgência podem beneficiar-se pelo projeto.
Em entrevista, Rafaela comenta que já precisou da ajuda do SOS Doação de Sangue. Um familiar estava em tratamento contra um câncer e ela solicitou a ajuda da família Confiança. “Eu realizei a doação para ele e muitos outros colegas de trabalho que não conheço também contribuíram. A sensação de tranquilidade em saber que ele iria conseguir a quantidade de sangue necessário através dessa rede de apoio deixou minha família muito grata.”, conta.
Quem doa para quem
Confira na tabela abaixo quais são os tipos sanguíneos e para quem pode doar e receber sangue:
Como ajudar
Para doar sangue, basta atender aos seguintes requisitos:
- Ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem possuir autorização do responsável e pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já forem doadores frequentes;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Estar bem alimentado e evitar ingerir alimentos gordurosos nas três antes da doação. Se for doar após o almoço, aguardar 2 horas;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial.
O intervalo mínimo entre doações para homens é de 60 dias, doando até quatro vezes no período de 12 meses. Já para mulheres, o intervalo mínimo é de 90 dias, podendo doar até 3 vezes no período de 12 meses.
Se você foi imunizado contra a COVID-19, atente-se! Se você tomou vacinas com vírus ou bactérias inativados, toxoides ou recombinantes como a CoronaVac, o prazo de espera é de 48 horas entre a vacina e a doação. Caso tenha se imunizado com outras vacinas, como a AstraZeneca ou Pfizer, o intervalo deve ser de 7 dias.
Se você é um colaborador Confiança e tem interesse em fazer parte do nosso banco de doadores, entre em contato com o RH de sua unidade durante os horários de atendimento e solicite o cadastramento! Para participar, basta estar com a saúde em dia e respeitar os prazos de doação.