Dicas para fazer o melhor burger da sua vida!

Banner-Blog

Como maio é o mês do hambúrguer, o Chef Parrillero Rodrigo Peters trouxe algumas dicas para você preparar o melhor hambúrguer da sua vida!

PÃO

🍞 Existem vários tipos de pães usados para hambúrguer e cada um deles tem características específicas que vão agregar bastante e valorizar seu sanduíche.

➡ O pão americano de hambúrguer é o mais tradicional, mais encontrado e mais consumido. Ele é bem macio por dentro e por fora e tem um sabor bem neutro. Combina com tudo, não contrasta nem se destaca dos ingredientes usados no seu burger. Muitas vezes vem com gergelim também, que traz um pouco mais de sabor e textura.

➡ O pão de brioche leva bastante manteiga na receita e tem um perfil de sabor mais marcante e levemente adocicado. Também é muito macio e tem a cobertura dourada. Quando tostado ou selado, intensifica seu sabor, valorizando ainda mais seu burger e é o pão favorito dos hamburgueiros ultimamente.

➡ O pão australiano tem sua cor escura característica e um sabor um pouco mais adocicado. Vai muito bem com receitas que tragam molhos mais picantes ou agridoces.

➡ O pão francês redondo tem o sabor mais neutro que a gente conhece, mas agrega muito na textura por ser mais crocante que os outros. Vai muito bem com burgers com ingredientes moles e molhos, sem muita textura.

🍞 Independente do sabor, procure um pão que dê estrutura ao seu burger e que tenha o mesmo tamanho da carne para não ficar desproporcional. E sempre o mais fresco possível!

CARNE

🥩 A carne é a estrela do seu burger. Isso não significa que você tem que comprar a mais cara, nós queremos é qualidade!

➡ Primeiro, procure por um açougue de confiança que trabalhe com carnes de qualidade, isso já vai te garantir uma boa procedência.

➡ Abuse das carnes do dianteiro do boi: acém e peito são os cortes principais que vão te dar muito sabor e uma boa quantidade de gordura e também não são tão caras. Você também pode misturar dois ou mais cortes e fazer um blend (mistura). Aí é só usar a criatividade! Pode usar patinho, fraldinha, alcatra, costela, cupim…

➡ Um dos fatores mais importantes é a quantidade de gordura do seu burger. Isso porque gordura é sabor e suculência! Para fazer na frigideira ou na chapa, procure usar de 20% a 25% do peso total em gordura. Já para fazer na churrasqueira, pode chegar até 30% para garantir um burger bem suculento.

➡ Feita a sua mistura, é hora de moer. Se você pedir para o seu açougueiro moer uma vez só, você terá pedacinhos maiores e mais textura. Se pedir pra moer duas vezes, terá uma massa mais homogênea. É uma questão de gosto, teste as duas formas e veja qual te agrada mais. (Eu prefiro moer uma vez só 😉 )

➡ Aí é só moldar os discos no peso que mais te agradar (recomendo entre 150g e 200g para um burger mais alto), e fazer o diâmetro dele um pouco maior que o seu pão.

Com carnes de qualidade e a porcentagem certa de gordura, você tem tudo para fazer um belo hambúrguer! E lembre-se de trabalhar com carne fresca e bem refrigerada!

QUEIJO

🧀 Nada completa melhor o pão e a carne do que um bom queijo. Não é à toa que o cheeseburger, o famoso “pão, carne e queijo” é o clássico perfeito. Além do sabor, o queijo derretido traz cremosidade ao burger.

➡ Queijos mais básicos como mussarela e prato tem um ótimo derretimento, trazendo boa textura e cremosidade e tem sabor pouco acentuado, mais neutro. São as escolhas tradicionais dos clássicos x-salada, x-burger e x-bacon. e por terem esse sabor mais neutro, combinam com praticamente tudo.

➡ Queijos como Gouda, Estepe e Emmental tem sabores um pouco mais marcantes e levemente adocicados, mas não muito fortes.

➡ O Gorgonzola tem um sabor e aroma bem acentuado e traz personalidade para seu burger. Não derrete tão facilmente e vai bem com acompanhamentos de sabor mais leves.

➡ Cheddar: o cheddar processado, vendido em fatias finas embaladas e comum nos burgers de redes de fast food tem ótimo derretimento e sabor acentuado muito característico, já conhecido do público. Já o queijo cheddar em si, inglês ou também de produtores nacionais, é um queijo maturado e um pouco mais rígido, mas com bom derretimento e sabor acentuado da maturação.

➡ O Provolone tem sabor forte, bem marcante e traz um defumado bem característico para sua receita. Tem um derretimento médio.

➡ O queijo Brie tem sabor suave, amanteigado mas bem marcante. É extremamente macio, tem ótimo derretimento e vai muito bem com geleias de frutas e acompanhamentos mais adocicados.

🧀 Procure o queijo que vai completar melhor seu burger levando em consideração o sabor, o derretimento e vendo o que combina melhor com a sua receita!

Confira várias receitas de burgers especiais: http://blog.clienteconfianca.com.br/em-busca-do-burger-perfeito/

Chef Rodrigo Peters

Rodrigo Peters é pioneiro do hambúrguer artesanal na cidade de Bauru, e atualmente Chef  parrillero do resturante Bença Parrilla. Especialista em Burger, seu restaurante foi o vencedor na categoria Melhor Burguer da cidade, no Prêmio Impera de Gastronomia realizado pelo Social Bauru, no ano de 2019. O Chef também é apresentador do podcast de  entrevistas É Fogo! que traz conteúdos exclusivos do mundo das carnes e do churrasco.

0 Eu gostei
0 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *