Estamos operando em um cenário completamente desconhecido. Os impactos da COVID-19 não estão afetando apenas pequenas e médias empresas, até mesmo para empresas globais está sendo difícil avaliar e se prevenir quanto aos impactos de curto, médio e longo prazo.
Mais do que nunca, a capacidade de antever cenários de risco é de extrema importância para proporcionar respostas rápidas que possam impactar positivamente a empresa ou até mesmo salvá-la. Medidas preventivas de Gestão de Risco, muitas vezes por opção do empresário, é focalizada em determinadas áreas que, aparentemente, são pontos fracos da empresa. Porém, diante desse cenário, é importante não só focalizar atenção em uma ou duas áreas específicas.
Ter a habilidade de olhar e gerir a empresa como um sistema integrado não é mais uma necessidade do futuro. As crises muitas vezes mostram o quanto a atuação sistêmica é necessária para uma boa atuação empresarial, não só com colaboradores e clientes, mas também com a sociedade.
A Gestão de Riscos como mobilização coordenada frente à crise
Através da gestão de riscos, é possível sistematizar variáveis e contextos que podem influenciar no negócio de forma negativa, promovendo adaptação prévia para os riscos potenciais. A proposta é prever dificuldades e coordenar a rede de elementos corporativos para reduzir incertezas e maximizar possibilidades de mercado.
O gerenciamento de riscos abrange uma série de contextos organizacionais, combinando área de processos internos, questões tributárias, contábeis, gestão de pessoas, contratuais, trabalhistas e estratégias de longevidade do negócio. Por esse motivo, é importante realizar mapeamentos, análises e construção de soluções para formar barreiras de proteção e ações corretivas para as dificuldades encontradas.
Dicas para o momento atual
Gestão de crise
Revise seu plano estratégico de forma integrada para mitigar e gerenciar riscos. Desenvolva planos de gestão de incidentes com percepção de cenários específicos que a crise pode proporcionar. Concentre-se nos fatos e não em opiniões.
- Acompanhe as medidas provisórias e tenha ao seu lado um profissional que possa identificar oportunidades e implementá-las da melhor forma possível quando necessário.
- Liste com um especialista quais são as atividades chaves que podem garantir a continuidade do seu negócio.
- Em seguida, liste as ações necessárias para que essas atividades chaves possam perpetuar.
- Fortaleça os pilares cível, contábil, tributário e de gestão de pessoas da sua empresa.
- Tenha resiliência diante dos novos desafios e um olhar atento para oportunidades.
- Pense sempre de forma integrada para a resolução de problemas.
Gestão da força de trabalho
Além dos cuidados com a saúde por meio do plano de contingência, o apoio ao trabalho remoto em larga escala tem sido bastante debatido por empresas.
- Resolva questões imediatas, como política de Home Office e Recursos Humanos.
- Se a sua empresa ainda não tem a prática de trabalho remoto, vale buscar por um consultor que possa auxiliar nessa transição e definir algumas diretrizes para um bom desempenho da equipe nesse novo cenário.
- Aborde possíveis sobrecargas na infraestrutura de Tecnologia da Informação e comunicação da empresa, é importante ter clareza sobre a gestão e proteção de dados, se a sua organização ainda não tem um sistema de nuvem de dados, esse é o momento.
Estratégia e marca
O modelo de negócio de muitas empresas vai precisar ser adaptado diante das mudanças impostas nas práticas de consumos.
- Gerencie a transformação dos hábitos de consumo dos seus clientes.
- Revise o modelo de negócio e a jornada de compra do seu público alvo, refletindo sobre questões de longo prazo relacionadas às mudanças nas principais áreas de atuação no mercado.
- Estreite mais a sua percepção de valor e relação com consumidores. Pense sempre em uma relação de longo prazo. Lembre-se: a pandemia em algum momento vai acabar mas dificilmente voltará a ser exatamente como era antes.
- Coloque em evidência por meio de ações internas e externas o seu propósito, a missão, visão e os valores da empresa.
É preciso gerenciar, coordenar e desenvolver medidas preventivas para os potenciais danos ao empreendimento. De forma integrada e multidisciplinar, equipando gestores e colaboradores com conhecimentos e estratégias para a construção de alternativas viáveis para prevenir e fazer correções de problemas pertinentes.
Esse processo, consequentemente, promove redução de custos, à medida que as ações preventivas são investimentos sempre menores do que as atividades corretivas. Consertar um erro é mais caro e também gera maiores dificuldades para a reputação da marca e para o clima organizacional.
Quem compartilhou essas informações para o nosso Blog foi a Larissa Franciscato, ela atua na área de Gestão Estratégica de Marcas. Larissa é head de marketing do Grupo Mathesis e Assesora da marca Witzler | energia. Para ela, marcas são grandes agentes de transformação e acredita que elas podem impactar positivamente o mundo.