Dicas de Como Preparar sua Ceia de Final de Ano

bannerblog

As festas de Final de Ano chegaram! E para ajudar com cada detalhe o Chef Fernandinho dá sugestões e dicas incríveis de como se organizar e surpreender.

O momento é de reunir a família e amigos, mesa farta e aproveitar cada instante. Então, anote aí pra deixar esses momentos ainda mais especiais:

  • Decida o cardápio da sua festa juntamente com a sua família, com antecedência, para não haver nenhuma surpresa. Pode ser que tenha pessoas vegetarianas ou veganas, ou com alguma restrição alimentar, como diabetes ou intolerante a lactose, e até alérgicos. E, se for o caso, providencie opções para que essas pessoas se alimentem bem. Confira, por exemplo, algumas dicas vegetarianas/veganas clicando aqui
  • Com o cardápio já definido em mãos, faça uma lista de compras. Se puder, compre com bastante antecedência coisas que não estragam, como farinha, arroz, frutas secas, etc. Programe-se para comprar coisas mais perecíveis mais próximo da data da Ceia.
  • Preste atenção na quantidade de convidados e faça uma estimativa de quanto comprar e fazer de cada prato, para não haver desperdício e também não faltar comida. Lembrando que homens geralmente comem mais que mulheres e crianças comem ainda menos.

  • Se for preparar alguma carne assada (você pode conferir uma receita deliciosa de Filé Mignon Suíno com Molho de Laranja como sugestão), coloque no forno e asse durante a tarde. Assim você terá seu prato principal pronto e só precisará aquecer. Com isso, você poderá curtir o momento com seus convidados mais a vontade.
  • Importante lembrar que estamos no verão, então uma boa dica é preparar comidas leves como acompanhamento. Saladas e pratos leves com legumes, ou coisas que possam ser servidas frias são sempre uma boa pedida.
  • As saladas podem ser lavadas e montadas em travessas e deixadas na geladeira até o momento de servir. Deixe preparado também o molho de salada a parte. Opte por saladas coloridas, que enchem os olhos e dão apetite a qualquer um!
  • Nem sempre teremos uma geladeira ou freezer grande o suficiente para comportar uma grande quantidade de bebidas, então prepare com antecedência uma caixa térmica com gelo para que as bebidas estejam geladas para refrescar nesse calorão.

  • Para as opções de entradinhas, aposte em pratos que possam ficar expostos por bastante tempo sem perder a qualidade (por exemplo, o Mini Cuscuz de Frango que postamos aqui no Blog) como torradinhas com patês ou salgadinhos assados.
  • Tente organizar tudo que puder antes dos convidados chegarem, como separar os pratos, louças, talheres, copos, taças, etc. Assim você pode aproveitar o momento e curtir a festa.
  • Deixe separado panos de chão e de prato, pois se cair alguma coisa no chão ou na mesa, você já tem tudo a mão para resolver o problema de forma rápida e eficiente.

Chef Fernandinho já atua na área da gastronomia há mais de 10 anos, trabalhando em renomados restaurantes. Além disso, o chef também executou na sua carreia a função de de responsável pela criação e controle de qualidade de publicações do setor gastronômico de uma das maiores editoras do país. Atualmente, Fernandinho também realiza o trabalho de food Stylist, criando diversas receitas.

 

Gostou das dicas? Confira outras dicas do nosso Blog clicando aqui.

22 Eu gostei
0 Eu não gostei

2 Comments

  1. Obrigado pela dica, feliz Natal Eduardo Sorocaba São Paulo

  2. Excelente dicas do cheff,boas festas...

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *