Dicas de Como Preparar sua Ceia de Final de Ano

bannerblog

As festas de Final de Ano chegaram! E para ajudar com cada detalhe o Chef Fernandinho dá sugestões e dicas incríveis de como se organizar e surpreender.

O momento é de reunir a família e amigos, mesa farta e aproveitar cada instante. Então, anote aí pra deixar esses momentos ainda mais especiais:

  • Decida o cardápio da sua festa juntamente com a sua família, com antecedência, para não haver nenhuma surpresa. Pode ser que tenha pessoas vegetarianas ou veganas, ou com alguma restrição alimentar, como diabetes ou intolerante a lactose, e até alérgicos. E, se for o caso, providencie opções para que essas pessoas se alimentem bem. Confira, por exemplo, algumas dicas vegetarianas/veganas clicando aqui
  • Com o cardápio já definido em mãos, faça uma lista de compras. Se puder, compre com bastante antecedência coisas que não estragam, como farinha, arroz, frutas secas, etc. Programe-se para comprar coisas mais perecíveis mais próximo da data da Ceia.
  • Preste atenção na quantidade de convidados e faça uma estimativa de quanto comprar e fazer de cada prato, para não haver desperdício e também não faltar comida. Lembrando que homens geralmente comem mais que mulheres e crianças comem ainda menos.

  • Se for preparar alguma carne assada (você pode conferir uma receita deliciosa de Filé Mignon Suíno com Molho de Laranja como sugestão), coloque no forno e asse durante a tarde. Assim você terá seu prato principal pronto e só precisará aquecer. Com isso, você poderá curtir o momento com seus convidados mais a vontade.
  • Importante lembrar que estamos no verão, então uma boa dica é preparar comidas leves como acompanhamento. Saladas e pratos leves com legumes, ou coisas que possam ser servidas frias são sempre uma boa pedida.
  • As saladas podem ser lavadas e montadas em travessas e deixadas na geladeira até o momento de servir. Deixe preparado também o molho de salada a parte. Opte por saladas coloridas, que enchem os olhos e dão apetite a qualquer um!
  • Nem sempre teremos uma geladeira ou freezer grande o suficiente para comportar uma grande quantidade de bebidas, então prepare com antecedência uma caixa térmica com gelo para que as bebidas estejam geladas para refrescar nesse calorão.

  • Para as opções de entradinhas, aposte em pratos que possam ficar expostos por bastante tempo sem perder a qualidade (por exemplo, o Mini Cuscuz de Frango que postamos aqui no Blog) como torradinhas com patês ou salgadinhos assados.
  • Tente organizar tudo que puder antes dos convidados chegarem, como separar os pratos, louças, talheres, copos, taças, etc. Assim você pode aproveitar o momento e curtir a festa.
  • Deixe separado panos de chão e de prato, pois se cair alguma coisa no chão ou na mesa, você já tem tudo a mão para resolver o problema de forma rápida e eficiente.

Chef Fernandinho já atua na área da gastronomia há mais de 10 anos, trabalhando em renomados restaurantes. Além disso, o chef também executou na sua carreia a função de de responsável pela criação e controle de qualidade de publicações do setor gastronômico de uma das maiores editoras do país. Atualmente, Fernandinho também realiza o trabalho de food Stylist, criando diversas receitas.

 

Gostou das dicas? Confira outras dicas do nosso Blog clicando aqui.

23 Eu gostei
0 Eu não gostei

3 Comments

  1. Obrigado pela dica, feliz Natal Eduardo Sorocaba São Paulo

  2. Excelente dicas do cheff,boas festas...

  3. Gostaria de agradecer o atendimento maravilhoso da excelente Graziela! Fiz encomenda para o Natal e ficamos muuuuuuito satisfeitos !! Pratos com lindas decorações é muito saborosos ! Agora vou ficar cliente assídua !!! Parabéns

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *