Como cada região do Brasil comemora o Carnaval? Descubra a folia de Norte a Sul

conteudo-blog

O Carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, sob influência das festas da Europa. Na França, o Carnaval ocorria com desfiles na rua, com pessoas mascaradas e muita comemoração! Certos personagens comuns do Carnaval brasileiro têm origem europeia, como o rei momo, pierrô e colombina.

Assim, nesse período, foram criados os primeiros blocos de Carnaval, cordões e os cortejos de automóveis (corsos), porém esses só se tornaram populares no início do século XX.

As pessoas, então, fantasiavam-se e decoravam seus carros, dando início aos carros alegóricos, tão famosos no Carnaval de hoje em dia. Assim, ele teve um crescimento popular muito grande, principalmente devido às marchinhas carnavalescas. A primeira escola de samba foi criada em 1928, no Rio de Janeiro, a “Deixa Falar”. Anos depois, seu nome mudou para “Estácio de Sá”. Com isso, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, foram sendo criadas novas escolas de samba e iniciaram as primeiras competições entre si. Já as outras regiões, como o Norte e Nordeste, permaneceram com as tradições do Carnaval de rua.

Vamos falar um pouco mais sobre como cada região comemora o Carnaval hoje em dia no Brasil:

Sul

O Carnaval no Sul, principalmente em Florianópolis, mistura vários elementos, com desfiles de escolas de samba, clubes e os blocos de rua. Em alguns complexos acontecem festas com DJs nacionais e internacionais. Já no centro da cidade, a Passarela Nego Quirido, conta com o desfile das escolas de samba da região.

Sudeste

A comemoração da região Sudeste é muito parecida com a do Sul. Nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro, contamos com os desfiles das escolas de samba mais famosas do país, inclusive transmitidos pela televisão, nos sambódromos Anhembi e Marquês de Sapucaí. Na maioria das cidades da região, contamos com os blocos de rua. Alguns clubes de cidades do interior também contam com festas particulares, com muita música, samba e marchinhas de Carnaval.

Centro-Oeste

Um dos Carnavais mais tradicionais do Centro-Oeste ocorre em Goiás. A programação inclui machinhas para animar os foliões e o show de diversas bandas, de gêneros variados, que ocorrem nas praças das cidades. A região também conta com desfiles de escolas de samba. O lugar costuma atrair diversos turistas, pois, além de aproveitar a festa, é possível aproveitar a estadia para visitar os lugares históricos.

Nordeste

O Nordeste possui comemorações variadas. Na Bahia, por exemplo, temos os famosos trio-elétricos, onde se apresentam alguns dos artistas mais famosos do Brasil. É o famoso Carnaval de rua, acompanhados pelos foliões. Por esse circuito, passam mais de 150 blocos organizados e cerca de 2 milhões de pessoas durante os dias de festa.

Ainda na região Nordeste, temos o Carnaval de Olinda e de Recife, onde o Frevo e o Maracatu reinam durante a comemoração. São diversos blocos e comemoração, mas o que mais chama atenção no Carnaval de Olinda são os tradicionais bonecos gigantes, tão característicos da cidade.

Norte

As festas no Norte são muito ligadas ao Folclore. Por exemplo, em Manaus, acontece a Festa do Boi (Boi-Bumbá), que acontece junto com a comemoração do aniversário da cidade e tem a duração de três alegres dias consecutivos. A festa leva em torno de 200 mil pessoas ao sambódromo da cidade. O público dança ao som das tradicionais músicas, vestindo os tururis (abadás), acompanhando os trio-elétricos, com escolas de samba com músicas de influência indígenas, que dançam uma coreografia impressionante.

287 Eu gostei
125 Eu não gostei

5 Comments

  1. Obrigada, conteudo ótimo ressaltando a regionalização e cultura brasileira.

  2. Texto bem interessante sobre o carnaval pelo Brasil
    O mesmo dá exemplos de comida, vestuário .

  3. O Carnaval é muito importante , divertido tem muitas coisas legais " roupas colorida " e tudo mais!!!😍😊

  4. Ok

  5. Amei, muito bom e muito espressado

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *