Exagerou na Páscoa? Confira como fazer um Detox Pós Páscoa sem estresse!

capa-blog

Exagerou na Páscoa, e agora?

“Enfiou o pé na jaca”, aproveitou o momento com comidas especiais? Não se desespere, isso faz parte!

Nada de medidas drásticas ou de relaxar demais, recomece o seu plano alimentar normalmente. Não pule refeições para compensar o que comeu nos dias anteriores. Esqueça os bombons de final de semana. Comeu, passou, foi bom enquanto durou, e segue o baile!

Pois eu vos digo: enquanto continuarmos com a mentalidade de dieta acompanhada de “preciso de conserto”, sem dúvidas o ato de comer mais chocolates que o comum vai parecer um problema.

Detox é a solução?

No desespero, acabamos recorrendo aos sucos detox ou ficamos por longos períodos em jejum. Mas será que essa é a melhor estratégia?

Nosso corpo tem um sistema natural de destoxificação, que ocorre no fígado. Esse sistema é dependente de vários nutrientes e, quando ingerimos muitas toxinas, acabamos dificultando esse processo.

Portanto para um “detox” adequado, temos que nos alimentar bem! É isso mesmo, se ingiro uma boa quantidade de vitaminas e minerais, estou estimulando o processo de forma mais eficiente e rápida.

Algumas dicas importantes

Após esses dias de exagero, procure fazer uma alimentação muito colorida e variada em vegetais.

Um suco verde pela manhã (sugestão: couve, abacaxi, hortelã e gengibre), um belo prato de salada no almoço e jantar, junto com os demais alimentos.

Beba muita água!

Quais alimentos devo evitar?

Evite consumir alimentos industrializados, cheios de açúcar e farinha refinada (bolos, biscoitos, pães e balas) durante esses dias. Estes produtos contêm uma série de ingredientes tóxicos que acabam “atrasando” o processo de “destoxificação”.

Em quais alimentos devo investir no Detox Pós Páscoa?

  • Folhas verdes escuras
  • Mamão
  • Abacaxi
  • Gengibre
  • Açafrão ou cúrcuma
  • Azeite de oliva
  • Aveia
  • Linhaça
  • Frutas vermelhas
  • Brócolis
  • Limão
  • Uva passa

Como voltar aos exercícios físicos após esse período de exagero?

Retomar os treinos não é uma tarefa fácil, mesmo que o período de sedentarismo tenha sido curto, como uma ou duas semanas. Se você pratica atividade física com frequência, digamos de 3 a 5 vezes por semana, e ficou parado por apenas uma semana, pode retomar o ritmo de antes. Mas, se interrompeu o hábito por mais tempo, a primeira dica é não voltar com força total para não correr o risco de ter lesões.

Depois de um período de descanso, o condicionamento físico já não é mais o mesmo. Isso vale para todos os níveis de atleta. A grande diferença é que, quanto melhor o condicionamento físico, mais rápido é o retorno ao ritmo normal. Diminua o peso dos aparelhos de musculação, a velocidade ou intensidade da corrida, por exemplo.

Volte no seu tempo!

Quais alimentos ajudam a “não cair em tentação”?

Consuma alimentos ricos em triptofano.

A substância age na produção de serotonina, ajuda a diminuir o estresse, a ansiedade, e ainda controla a vontade de açúcar.

Aposte em aveia, banana, maçã, canela, grãos em geral, castanha-do-pará, ovos e queijos, de preferência o parmesão.

Existe alguma receita prática que pode ajudar nesse detox?

O mais importante vem agora: vamos fazer das datas comemorativas um motivo para ampliar nossa consciência alimentar sem neura!

Suelen Mayara Lima

A Suelen Mayara é Árbitra Assistente de Futebol e professora formada em Educação Física. Ela possui um Instagram onde dá muitas dicas de bem estar, saúde, maternidade e também produz receitinhas para ajudar a manter um estilo de vida saudável. Atualmente ela cursa nutrição, e é parceira do Confiança Supermercados, trazendo muitas dicas de nutrição e bem estar para nosso Blog.
5 Eu gostei
0 Eu não gostei

One Comment

  1. Gostei muito das dicas da Suelen, vou aproveitalas bem.

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *