Vegano x Vegetariano: aprenda as diferenças e benefícios desse estilo de vida saudável

capa-blog

Antes de iniciar quero que seja definido algo que uso com meus pacientes, a palavra Dieta tem origem na palavra grega díaita que traduzido significa: MODO DE VIVER.

O ser humano é individual, cada um tem sua maneira de viver ou optou por um modo de vida que o deixa completo em questão de saúde física e mental.

Dizer pra você que está lendo, que a partir de hoje deve seguir essa ou aquela dieta sem proteína animal ou com restrição de algumas proteínas vai ser a salvação da sua vida; com certeza  não chegaríamos a lugar algum depois de 2 dias.

Algumas pessoas  quando ouvem  a palavra Vegetariano e Vegano torcem o nariz sem mesmo conhecer do que se trata.

Em apenas seis anos, o números de pessoas que se declaram vegetarianas quase dobrou no Brasil. É o que aponta a pesquisa feita pelo Ibope no início de 2019.

A intenção aqui é esclarecer os tipos de dietas e mostrar que, sim, é possível ter uma qualidade de vida excelente seguindo qualquer uma dessas vertentes, desde que não  seja imposto um modo de vida diferente da sua história, ser Vegetariano ou Vegano é um modo de vida que funciona facilmente para algumas pessoas, mas para outras seria um castigo.

Respeito todo alimento, falo as vezes que estou caminhando para o Vegetarianismo, acredita?

Hoje em dia essas palavras tem sido mais vistas e ouvidas no nosso dia a dia, em várias cidades: restaurantes, lanchonetes, barzinhos, hamburguerias, food trucks e docerias descobriram que se não tiverem opções Veganas ou Vegetarianas, vão perder clientes.

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, estudos associam efeitos positivos de saúde com a maior utilização de produtos de origem vegetal e restrição de produtos oriundos do reino animal.

Vegano

O Veganismo, segundo definição da Vegan Society, é um modo de viver (ou poderíamos chamar apenas de “escolha”) que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais – seja na alimentação, no vestuário ou em outras esferas do consumo. Eles não utilizam, por exemplo, sabonetes, shampoo, maquiagens, que tenham sido testados em animais.

Quem é vegano prioriza esse selo nos bens de consumo e na alimentação.

Hoje temos queijos veganos feitos com oleaginosas (amêndoas, amendoim, castanhas, soja, sementes germinadas), utilizam nesses queijos alguns tipos de amidos de mandioca e corantes naturais.

Temos alguns tipos de “leite” vegetal feitos com sementes e frutas (gergelim, girassol, abóbora, coco); semente de frutas como melão.

Exemplo:

Leite de semente de melão: Deixe de molho as sementes do melão de um dia para o outro em refrigeração, bata com água filtrada  no mixer ou liquidificador, peneire e beba como se fosse leite, pode ser aquecido ou batido com frutas de sua preferência.

Temos também a “carne” de jaca, hambúrguer de lentilha, grãos, cogumelos.

Vegetariano

O Vegetarianismo é um modo alimentar que exclui todos os tipos de carnes, mas temos algumas divisões dentro do Vegetarianismo que aceitam proteínas dos animais, como leite e derivados e ovos.

Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação.
Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios na sua alimentação.
Ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação.
Vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação.

Ser Vegetariano não é um bicho de sete cabeças, você pode começar tentando aderir a Campanha da Segunda Sem Carne, muito divulgadas em redes sociais e na nossa Sociedade; eu mesma fiz um acordo com meu corpo, sou praticamente uma Ovolactovegetariana e tenho a saúde excelente, mas esse é o meu Modo de Viver, é fácil pra mim.

Procure dentro do seu dia, mudar alguns hábitos dando prioridade a uma alimentação rica em fibras. O vegetariano estrito e veganos priorizam alimentos como:

Grãos como lentilhas, grão de bico, feijões de todos os tipos combinados com arroz, legumes, verduras, cogumelos, algas (chlorella),  farelo de aveia, linhaça, chia, quinua, frutas, frutas secas e oleaginosas, brotos de alfafa,  brotos de feijão, Moyashi, soja, tofu e assim vai; é uma alimentação minimamente processada e consequentemente mais saudável.

Usam muito também a Spirulina, já ouviu falar?  Não é uma alga, mas uma cianobactéria cheia de fibras, proteínas, vitaminas (entre elas A, B1, B2, B6 e K), minerais essenciais (como ferro, cálcio e magnésio), ácidos graxos, ácidos nucleicos (RNA e DNA), polissacarídeos e antioxidantes. Ela tem poucas calorias e é uma fonte completa de proteínas. Tem mais proteína por grama do que qualquer outro alimento natural (70% do seu peso) – carnes (15-25%), soja (35%) e ovos (12%) perdem para ela.

Temos barras veganas, vegetarianas e Whey excelentes veganos e vegetarianos.

Não posso falar de Vegetarianismo (Estrito) e Veganismo e não citar a Vitamina B12, essa vitamina está presente apenas nos alimentos de origem animal em quantidade significativa.

Quais vegetarianos e veganos precisam de suplementação?

– Gestantes
– Mulheres amamentando
– Crianças
– Vegetarianos que não utilizam ovos, leite e derivados, ou seja, os veganos
– Vegetarianos que utilizam ovos e lácteos, mas irregularmente, pois nesse caso podem não atingir a necessidade diária recomendada.

Na nossa Rede temos produtos veganos e vegetarianos, minimamente processados e processados, no Confiança Max, Botucatu e Sorocaba e brevemente em todas as lojas contaremos com a marmita Vegana; experimente!

Se você quer aderir a uma dieta diferente e voltada para o seu modo de viver procure um Nutricionista, tenha em mente que uma dieta Vegetariana ou Vegana é possível sim, de modo prazeroso,e pode ser feita aos poucos,  receitas e variedades temos em abundância, priorize alimentos frescos e naturais e minimamente processados.

Algumas informações pertinentes ao texto foram retiradas parcialmente da Sociedade Vegetariana Brasileira. Confira clicando aqui.

Quem trouxe todas essas informações para o nosso Blog foi a Luciana Santos, a Nutricionista Responsável Técnica das lojas Confiança Supermercados desde dezembro de 2017. O trabalho dela na Rede envolve Segurança e Qualidade do Alimento, Treinamento de Boas práticas de Manipulação, Informação Nutricional em produtos de fabricação própria e cuidado Nutricional voltado aos Colaboradores da rede e clientes que necessitam de uma informação ou direcionamento nas questões voltadas a alimentação. Ela diz que levar a nutrição para o varejo tem sido uma via de mão dupla em questão de aprendizado e experiência, e ela agradece ao Confiança a oportunidade de fazer parte dessa família.

13 Eu gostei
2 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *