Transtornos Alimentares na Quarentena: Confira um bate papo com nossa nutricionista

conteudo-blog

Espero escrever esse mês de uma maneira mais leve possível. É um assunto forte, mas que vem como alerta aos pais, amigos e profissionais da saúde.

O peso da quarentena tem se tornado angustiante para alguns e nossa saúde física e mental tem sido minada com tantas teorias, imagens de corpos perfeitos, cobranças virtuais, dietas mirabolantes e promessas de emagrecimento.

A ansiedade, o isolamento e o grande número de informações e marketing tem se elevado entre as quatro paredes nessa Pandemia.

Minha preocupação são as consequências que vão ser geradas em mulheres, homens, adolescentes e crianças que sofrem de discriminação por peso e imagem corporal distorcida, chegando ao cúmulo de castigar seu corpo com jejuns, uso de diuréticos e laxantes para conseguir se enquadrar no padrão exigido pela sociedade.

Você já ouviu esse tipo de frase?

“Você não emagrece porque não quer, a culpa é da sua preguiça, pare de comer tal alimento, corte o açúcar, carboidrato mata, coma somente alimentos crus, não beba leite, treine e coma o que quiser e, por aí vai.”

Quando privamos nosso corpo por períodos longos de determinados tipos de alimentos, levando em conta somente a estética corporal, opinião alheia, bombardeio de vídeos com abdômen perfeito, frases soltas de motivação, dietas dos famosos, fotos que insinuam que você pode perder peso fazendo uso deste ou daquele produto, corremos o risco da frustração.

O peso da dieta vem, e com força. Trazendo com ele alguns padrões diferentes de alimentação e consequentemente os Transtornos Alimentares.

Cito três dos principais transtornos alimentares

Anorexia nervosa: A pessoa não ingere alimento, não come e, quando o fazem se autoflagelam. A influência da cultura do corpo, a cobrança de alguns tipos de profissão e a pressão pela magreza; nesse transtorno a pessoa não se enxerga magra mesmo estando em situação gravíssima de saúde (chegam a pesar 30 quilos).

Compulsão alimentar: É uma fome desenfreada, não consegue parar de comer, mesmo durante a madrugada, não confunda com o comer exagerado aos finais de semana, pessoas com esses transtornos chegam a ingerir cerca de 6000 kcal ao dia, todos os dias, inclusive de madrugada. A maioria dessas pessoas é obesa e não usam de medidas extremas para perder peso.

Bulimia: Vômito autoinduzido, é tratado como alívio após uma hiperalimentação, trazendo conforto ao medo de ganho de peso, pessoas com esse transtorno usam essa técnica de 1 a 10 vezes ao dia. Com a evolução do transtorno, o paciente aprende a vomitar sem necessitar mais de estimulação mecânica.

Esse um alerta para problemas que sempre existiram, mas que hoje devido à situação da Pandemia tem aumentado. Lembre-se:

– Nenhum alimento é proibido, uma dieta adequada é baseada no respeito ao seu modo de viver, traz conforto e não cobranças.

– Não demonize alimentos, não idolatre restrições. Não entre em uma dieta que pode trazer pra sua vida algum Transtorno Alimentar. Conheça sua história, seu corpo e, sua raiz.

– E, se você tem passado por algum tipo de pressão ou se identificou com algum destes Transtornos Alimentares procure ajuda de um profissional da Saúde.

Um beijo.

Quem trouxe todas essas informações para o nosso Blog foi a Luciana Santos, a Nutricionista Responsável Técnica das lojas Confiança Supermercados desde dezembro de 2017. O trabalho dela na Rede envolve Segurança e Qualidade do Alimento, Treinamento de Boas práticas de Manipulação, Informação Nutricional em produtos de fabricação própria e cuidado Nutricional voltado aos Colaboradores da rede e clientes que necessitam de uma informação ou direcionamento nas questões voltadas a alimentação. Ela diz que levar a nutrição para o varejo tem sido uma via de mão dupla em questão de aprendizado e experiência, e ela agradece ao Confiança a oportunidade de fazer parte dessa família.

 

6 Eu gostei
1 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *