Talharim Al Mantegate de Grana Padano e Mignon

capa-blog

Um prato extremamente rápido e prático de fazer, com sabor incrível e surpreendente. Você pode substituir o grana padano por qualquer outro queijo duro, mas lembre-se: esse queijo existe a mais de 900 anos e tem um sabor único. A autenticidade do sabor está na marca que utilizei, o Zarpellon – que leva o selo D.O.P. A massa escolhida, também faz diferença: aqui eu utilizei um talharim feito com massa fresca Dona Thereza.

Talharim Al Mantegate de Grana Padano e Mignon

INGREDIENTES
– 400g de talharim Dona Thereza
– 500g de medalhão de filé mignon
– 200g de cogumelos paris ou portobello frescos
– 200g de grana padano
– 2 doses de vodca ou cachaça branca
– 4 colheres (sopa) de manteiga
– Pimenta do Reino
– Noz Moscada
– Sal

MODO DE PREPARO: Corte o medalhão em tiras médias (é interessante que fique com a espessura de um dedo, assim a carne mantém a suculência). Higienize os cogumelos com papel toalha (não lave) e rale o queijo. Em uma frigideira grande, coloque uma colher de manteiga. Quando estiver bem quente, adicione a carne e deixe dourar – sem ficar mexendo. Depois de dourada, coloque sal e pimenta do reino a gosto, adicione os cogumelos e deixe tampado em fogo médio até que os cogumelos estejam al dente.

Coloque água com sal para ferver e cozinhar o macarrão (essa massa leva apenas 3 minutos, então deixe para cozinhá-la no final do processo).

Agora que sua carne está dourada, o cogumelo no ponto e a frigideira com fundo para deglaçar, acrescente a vodca ou a cachaça. Quando estiver secando, adicione as três colheres de manteiga, o quanto desejar de noz moscada e o queijo. Mexa bem. Adicione a massa já cozida e cheiro verde a gosto.

Harmonização

É um prato “leve” por não conter molho, mas ao mesmo tempo tem a presença da carne e dos cogumelos – o que exige um pouco mais de corpo no vinho. Optei pelo Santa Isle Cabernet Sauvignon da Seleção Safra Mundo e foi escolha certa. Acidez na medida, corpo extremamente agradável e taninos firmes.

Dicas do Kaito para um prato perfeito

– Deixe para ajustar o sal do prato somente no final, lembre-se que a carne está temperada, o queijo carrega bastante sabor e a marca da sua manteiga vai influenciar. Se possível, opte por manteiga sem sal.

– Você sabia que os queijos que levam o selo D.O.P. são garantia de um produto legitimo? O processo de produção desses queijos são tutelados por consórcios reguladores, que controlam severamente a qualidade dos produtos, marcando-os com selos de garantia e qualidade.

-O Grana Padano pode ser substituído por qualquer outro queijo duro: gruyere, parmesão ou pecorino.

🛒Gostou? garanta todos os ingredientes em uma de nossas lojas ou Delivery

Kaito Casagrandi

Administrador por formação e apaixonado por gastronomia, Kaito cresceu na cozinha e com o tempo acabou encontrando um universo de possibilidades dentro dela. Ele é adepto da culinária refinada, simples, sem “firulas” em cortes, formatos e afins. Saborosa, agregadora e emocionante! Onde o que realmente importa é estar na mesa com quem se gosta. Ele não cursou gastronomia e tampouco pretende se formar um “chef”. Para ele, a arte de cozinhar não vem de títulos. Ela está nas mãos e no coração! 
1 Eu gostei
0 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *