Steak au Poivre com Batatas Duchesse

capa-blog

Para encerrar abril com chave de ouro, o Kaito, do instagram @kaitocasagrandi, trouxe um prato que traz dois clássicos da culinária Francesa. Ninguém sabe ao certo quem criou o steak au poivre, o que sabemos é que ele está presente nas mais renomadas cozinhas desde o século 19 e tem sua origem na França. Nada mais é do que um “bife” com molho de pimenta. Já a batata duchesse, foi criada em homenagem a rainha Maria Antonieta, e é um delicioso purê de batata assado que vai sofisticar seu almoço ou jantar.

Steak au Poivre com Batatas Duchesse

BATATAS DUCHESSE
– 1kg de batatas
– 2 gemas
– 1 colher (chá) de sal
– 1 pitada de pimenta do reino
– 1/2 noz moscada ralada
– 80 g de manteiga

MODO DE PREPARO: Cozinhe as batatas e, quando estiverem bem macias, amasse-as muito (se você gostar, pode ser com a casca). Deixe esfriar um pouco. Agora junte todos os ingredientes e mexa até formar um creme. Com auxílio de um saco de confeitar molde montinhos em espirais diretamente em uma assadeira untada e leve ao forno preaquecido até dourar.

STEAK AU POIVRE
– 4 pedaços de filé mignon com 250g
– 1 colher (sopa) de manteiga
– 4 colheres (sopa) de azeite
– 2 colheres (sopa) de pimenta do reino branca
– 2 colheres (sopa) de pimenta do reino preta
– 1 xícara (chá) de vinho branco seco
– 4 colheres (sopa) de conhaque
– 400ml de creme de leite fresco
– Sal a gosto

MODO DE PREPARO: Aqueça seu forno a 200º. Em uma frigideira grande, coloque o azeite e a manteiga e deixe derreter bem. Quando estiver bem quente coloque os medalhões e adicione o quanto desejar de sal. Deixe dourar por 2 minutos sem mexer. Vire os medalhões e doure por mais 2 minutos. Doure as laterais também, vá rodando até dourar a lateral toda.

Retire da frigideira e leve para o forno por 15 minutos, você terá ele ao ponto.

Sem lavar a frigideira, acrescente o vinho branco e leve ao fogo baixa. Esfregue bem o fundo da frigideira para que os resíduos da carne sejam absorvidos ao molho, ou seja, você irá deglaçar sua panela. Coloque as pimentas em uma pilão e amasse-as rapidamente, deixando alguns pedaços grandes ou até mesmo inteiras, se não tiver pilão, pode usar a lateral da faca e terá o mesmo resultado.

Acrescente as pimentas, o conhaque e o creme de leite, mexa bem e deixe em fogo baixo por 10 minutos ou até encorpar. Retire a carne do forno, coloque em uma superfície fria e aguarde 3 minutos. Sirva o medalhão, cubra-o com o molho e acompanhe das batatas.

Dicas do Kaito para um Prato Perfeito

1- Você sabia que o filé mignon possui vários cortes? Começamos pelo chateaubriand que é um corte com aproximadamente 8 dedos de largura e 400g, depois os medalhões que podem ter de 2 a 4 dedos e até 250g, os tournedos entre 120 a 150g e os escalopes, que variam de 80 a 100g.

2- É apaixonado por pratos aromáticos? Então, antes de preparar coloque as pimentas em uma frigideira antes de moer e deixe em fogo baixo até os grãos “saltarem”, coisa de um ou dois minutos no máximo – assim você extrai o máximo de perfume delas.

3- Prefira utilizar pinças para virar o mignon ao invés de furá-los com o garfo, assim você não desperdiça líquido e não perde a suculência.

4- Lembre-se: o “caldinho” que escorre no seu prato NÃO É SANGUE, é apenas agua e ele que garante a suculência do corte… para não escorrer, deixe descansar alguns minutos sempre que retirar do forno ou frigideira.

5- Vamos arriscar no francês? A o nome original desse prato seria steak au poivre avec pomme duchesse.

Harmonização

Baden Baden IPA – quando falamos em IPA a primeira coisa que eu penso é em uma cerveja potente, intensa! Assim como esse prato, que trás a carne vermelha e a pimenta como estrelas principais. Além dessas características, toda IPA é marcada por ter o lúpulo como estrela da vez. Essa Baden Baden leva maracujá na composição, o que deixa um sabor mais equilibrado e menos amargo, pois o cítrico ganha espaço e neutraliza o amargor.

Kaito Casagrandi

Administrador por formação e apaixonado por gastronomia, Kaito cresceu na cozinha e com o tempo acabou encontrando um universo de possibilidades dentro dela. Ele é adepto da culinária refinada, simples, sem “firulas” em cortes, formatos e afins. Saborosa, agregadora e emocionante! Onde o que realmente importa é estar na mesa com quem se gosta. Ele não cursou gastronomia e tampouco pretende se formar um “chef”. Para ele, a arte de cozinhar não vem de títulos. Ela está nas mãos e no coração! 
6 Eu gostei
0 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *