Salmão Wellington com Arroz de Amêndoas

capa-blog

O tradicional filé wellington é composto de filé mignon com cogumelos e exige um pouco de técnica para perfeita execução. Nessa versão, o Kaito, do instagram @kaitocasagrandi, resolveu trazer um pouco mais de praticidade para que você possa preparar para sua mãe e também tornar o prato mais leve, com a cara do Dia das Mães! A carne deu lugar ao salmão e, pra acompanhar, uma coalhada seca delicada e cheia de sabor.

Salmão Wellington com Arroz de Amêndoas

SALMÃO
– 800g de filé de salmão fresco (cortados em quatro partes iguais e sem pele)
– 600g de massa folhada
– 3 ovos
– 280g de coalhada seca
– 150g de cream cheese Danúbio
– 1 colher (sopa) de semente de coentro
– 1 colher (café) de zaatar
– 2 colheres (sopa) de cheiro verde
– 1 colher (sopa) de azeite
– Sal
– Pimenta do reino

MODO DE PREPARO: Coloque a semente de coentro em um pilão e bata rapidamente – caso não tenha o pilão, pode amassá-las com a lateral da faca ou dentro de um copo com o auxílio de uma colher. Agora, junte o cream cheese, a coalhada seca, a semente de coentro, o zaatar, o azeite e o cheiro verde. Misture até incorporar todos os ingredientes.

Separe somente a gemas dos ovos em um bowl e misture delicadamente, reserve.

Disponha a massa folhada e corte-as ao meio. Coloque o salmão por cima e salpique o quanto desejar de sal e pimenta do reino. Adicione algumas colheres da coalhada sobre o salmão. Pincele toda a lateral da sua massa com a gema de ovo, isso ajudará ela “selar” e não vazar. Agora, feche a massa sobre o salmão e pincele toda ela com gema de ovo para que fique dourado depois de assado, e, com a ponta da faca faça pequenos cortes decorativos.

Asse em forno preaquecido a 250 graus por aproximadamente 20 minutos (somente até dourar a massa).

ARROZ DE AMÊNDOAS
– 4 xícaras (café) de arroz
– 1 cebola
– 100g de lâminas de amêndoas
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– Sal
– Azeite

MODO DE PREPARO: Rale a cebola e doure no azeite. Adicione o arroz e o dobro da quantidade de água. Ajuste o sal e deixe em fogo médio até finalizar o cozimento e secar a água – aqui é o preparo de um arroz branco comum.

Em uma frigideira derreta a manteiga e adicione as laminas de amêndoas. Fique de olho e mexa sempre, pois elas queimam rápido. Quando estiverem douradas, desligue o fogo, acrescente o arroz e sirva.

Dicas do Kaito para um Prato Perfeito

1- O segredo de um bom peixe assado está em não assar por muito tempo. Um peixe delicado como o salmão não precisa de mais de 20 minutos no forno. Dessa maneira ele mantém sua suculência, você passa o garfo e ele desmancha. Para essa receita, retire ele da geladeira no momento em que for montar. Agora se você gosta dele mais sequinho (bem passado), retire trinta minutos antes.

2- A massa folhada precisa descongelar também. Se ela estiver muito gelada, você irá quebrá-la. Retire do freezer 30 minutos antes de iniciar o preparo.

3- Não gosta de coalhada seca? Sem problemas, pode substituir todo o creme por cream cheese, porém, atente-se ao sal (ele já vem temperado) e NÃO USE VERSÕES LIGHTS OU AERADAS.

4- Como fechar bem a massa e não correr o risco de vazar? Umedeça bem a mão e faça movimentos circulares delicados em todos as “emendas”, você irá notar que as emendas desaparecerão e você não corre o risco de abrir.

Harmonização

Já falei anteriormente por aqui, na dúvida ao harmonizar um vinho, opte pela cor. O escolhido foi um vinho que agrada todo mundo, todos mesmo. Leve, frutado e macio, o Azulejo Rose acompanha a suavidade e a delicadeza do prato.

Kaito Casagrandi

Administrador por formação e apaixonado por gastronomia, Kaito cresceu na cozinha e com o tempo acabou encontrando um universo de possibilidades dentro dela. Ele é adepto da culinária refinada, simples, sem “firulas” em cortes, formatos e afins. Saborosa, agregadora e emocionante! Onde o que realmente importa é estar na mesa com quem se gosta. Ele não cursou gastronomia e tampouco pretende se formar um “chef”. Para ele, a arte de cozinhar não vem de títulos. Ela está nas mãos e no coração! 

 

8 Eu gostei
0 Eu não gostei

2 Comments

  1. Parabéns pelas receitas.
    Maravilhosas
    Obrigado

  2. Vou fazer a receita do steak au Pouvre no domingo dia das mães.

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *