Receita de Risoto de Cogumelos com Couve-Flor e Alho-Poró

Risoto de Cogumelos

Ainda não sabe o que preparar para o seu jantar especial? Se a resposta for sim, mais uma receita dos Irmãos na Cozinha pode salvar você. Confira agora como fazer um prato vegetariano para receber seus convidados: veja o passo a passo de como fazer o Risoto de Cogumelos com Couve-Flor e Alho Poró.

Ingredientes:

  •  2 xícaras arroz arbório
  •  ½ couve flor
  • 1 talo de alho-poró
  • 1 cebola
  • 400g cogumelos paris
  • ½ xícara vinho branco seco
  • 1 e 1/2 col sopa azeite de oliva
  • 1/2 xícara de parmesão ralado
  • 2 colher de sopa de salsinha picada
  • Temperos a gosto (sal marinho, pimenta do reino)
  • Para o caldo de legumes:  1 salsão,1 cebola grande ou 2 pequenas, 1 cenoura, 1 folha de louro, 3 grãos de pimenta do reino

Modo de Preparo

Andes de começar a receita, lembre-se de escolher cenoura, salsinha e cebola orgânicos. Lave bem todos os legumes para o caldo, descasque a cebola, corte em 2 pedaços se for pequena ou em 3 pedaços se for grande. Corte o salsão e a cenoura em pedaços grandes. Coloque todo os ingredientes em uma panela grande com 2L de água. Leve ao fogo médio, até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos.
Para o risoto limpe os cogumelos com um papel toalha e descasque a camada exterior. Fatie os cogumelos. Refogue em uma frigideira com um fio de azeite, tampe e espere alguns minutos. Quando estiverem macios, tempere com sal e reserve. Após isso separe os buquês de couve flor, cozinhe até ficarem macias, uma boa sugestão é cozinhar no vapor. Tempere com sal, pique no processador ou com uma faca, até ficarem pedaços bem pequeninhos, lembrando um arroz e reserve.
Aqueça o caldo de legumes e o mantenha aquecido, em fogo baixo, durante o preparo do risoto. Pique a cebola em cubinhos, em seguida, pique o alho-poró em rodelas fininhas.Em uma panela, refogue a cebola e o alho-poró no azeite. Acrescente o arroz e misture bem. Depois acrescente o vinho e mexa até que comece a secar. Acrescente 2 conchas do caldo de legumes e também mexa até começar a secar.
Repita o processo até que o risoto esteja no ponto (deve ser al dente, cozido porém firme e não mole). Acrescente os cogumelos, a couve flor e o parmesão. Misture bem e finalize com um fio de azeite extra virgem e a salsinha. Sirva em seguida.

Dica nutricional:

A couve flor tem um sabor neutro e além de enriquecer a receita com fibras e micronutrientes diminui a densidade nutricional do risoto, deixando-o mais leve e com um menor teor de carboidrato na porção.
Risoto de Cogumelos

Gostou? COMPRE AGORA todos os ingredientes em uma de nossas lojas ou pelo Delivery

6 Eu gostei
2 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *