Toque do Chef: Risoto de Cogumelos e Burrata

conteudo-blog

Convidamos o Kaito Casagrandi, para preparar essa receita que vai surpreender o paladar de quem gosta de se aventurar em pratos sofisticados. Um prato vegetariano, o Risoto de Cogumelos e Burrata, que vai deixar essa época do ano ainda mais saborosa.

Risoto de Cogumelos e Burrata

Risotos possuem uma preparação simples, porém têm seus segredos! O primeiro é o caldo. Simples e rápido, o caldo de legumes pode ser utilizado em todos os risotos.

INGREDIENTES DO CALDO:
– 1 cebola com casca
– 1 cenoura
– 5 grãos de pimenta do reino
– 3 litros de água
– 1 colher (sopa) de sal

MODO DE PREPARO: Higienize a cebola e a cenoura, corte-as ao meio e leve para uma panela com a pimenta, a água e o sal. Deixe ferver até ganhar cor.

INGREDIENTES DO RISOTO:
– 4 xícaras (café) de arroz carnaroli ou arbório
– 80g de Funghi Secchi
– 80g de Shitake Secchi
– 1 cebola grande
– 1 xícara (chá) de vinho branco seco
– 1 colher (sopa) de azeite
– 3 colheres (sopa) de manteiga
– 1 xícara (café) de conhaque ou cachaça
– 2 burratas
– 100g de parmesão
– Sal a gosto
– Pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO: Coloque meio litro de água para ferver. Disponha os cogumelos em um recipiente e, assim que a água ferver, cubra-os. Não precisa utilizar toda a água, apenas o necessário para cobri-los. Adicione a dose de conhaque ou cachaça e deixe hidratar por meia hora. Retire os cogumelos, e, se achar necessário, corte-os. Adicione a água que hidratou os cogumelos ao caldo de legumes.

Rale a cebola. Em uma panela média, coloque uma colher de manteiga e uma de azeite. Doure a cebola ralada. Adicione o arroz e mexa um pouco. Adicione o vinho branco seco e mexa até evaporar por completo. Abaixe o fogo e vá adicionando o caldo aos poucos, mexendo sempre até que fique al dente. Assim que alcançar o ponto desejado, desligue o fogo, coloque os cogumelos, o parmesão e o restante da manteiga (duas colheres) e mexa.

Agora já pode ser servido! Finalize com meia burrata e azeite.

Dicas do Kaito para um Risoto Perfeito

1- Arroz: sim, o primordial é usar o arroz correto! Por ordem de preferência pessoal: Vialone Nano, Carnaroli e Arbório. NUNCA LAVE O ARROZ PARA RISOTO, isso vai retirar o amido e, consequentemente, a cremosidade.

2- Acompanhamentos: qualquer que seja o acompanhamento do seu risoto, ele não deve ser preparado junto com o arroz. Se for utilizar cru, acrescentar na finalização. Se for cozido, frito e afins, prepare antes, reserve e adicione no final. Se quiser dar mais sabor, pode até preparar o risoto na mesma panela que fez o acompanhamento.

3- Panela: não use uma panela muito grande. Utilize uma adequada à proporção de arroz. Se ela for muito larga, vai cozinhar o arroz em uma camada e não gerará amido o suficiente para ficar com a textura correta. Outro problema: haverá pontos quentes e frios, que atrapalha o cozimento. Escolha uma panela que se adeque ao queimador do seu fogão.

4- Caldo: eu diria que essa é a maior “chave para o sucesso” de um risoto. É super simples fazer um caldo e não precisa ser especialista, o de legumes serve para todos.

5- Finalização: atenção ao finalizar, pois é a apresentação do seu prato. Sempre finalize com uma quantidade generosa de manteiga e de parmesão ralado na hora (adicione esses ingredientes quando já tiver desligado o fogo, mexa bem e já está pronto para servir). Se você adicionar antes, a temperatura do queijo e da manteiga vai quebrar o cozimento.

Gostou? COMPRE AGORA todos os ingredientes em uma de nossas lojas ou pelo Delivery

Kaito Casagrandi

Administrador por formação e apaixonado por gastronomia, Kaito cresceu na cozinha e com o tempo acabou encontrando um universo de possibilidades dentro dela. Ele é adepto da culinária refinada, simples, sem “firulas” em cortes, formatos e afins. Saborosa, agregadora e emocionante! Onde o que realmente importa é estar na mesa com quem se gosta. Ele não cursou gastronomia e tampouco pretende se formar um “chef”. Para ele, a arte de cozinhar não vem de títulos. Ela está nas mãos e no coração! 
21 Eu gostei
0 Eu não gostei

One Comment

  1. Sempre faço risoto em meu restaurante e adoro dicas para agregar ao preparo. As dicas do Kaito seguem uma ordem perfeita para finalizar um bom risoto.... Além do mais tudo que agrega bons ingredientes às receitas sempre deixa nossos clientes muito satisfeito... E é claro, cozinhar com a alma e o coração é sucesso absoluto...
    Obrigada ...

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *