Proteja o meio ambiente descartando corretamente com a Rede Confiança

Final_Capa matéria blog_1

Hoje, 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Sendo uma pauta urgente, a preservação ambiental é a melhor maneira de ajudar o planeta Terra e garantir um futuro mais sustentável para todos. Dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos como Agenda 2030, elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU), 7 estão relacionadas ao meio ambiente.

Preservar a natureza pode parecer uma tarefa árdua se pensarmos individualmente, mas que tal contribuir com o planeta com pequenas ações? Com diversos projetos socioambientais sendo realizados há mais de 15 anos, a Rede Confiança também está em defesa dos ecossistemas. Você sabia que em qualquer uma das lojas Confiança é possível descartar pilhas e baterias, óleo de fritura usado (OFU) e medicamentos vencidos ou em desuso?

Conheça abaixo a importância do descarte correto e saiba como você pode ajudar o planeta descartando óleo, pilhas, baterias e medicamentos nas lojas da Rede Confiança!

Óleo de cozinha

O óleo de cozinha dá um sabor especial a diversas receitas, especialmente para as tentadoras frituras. Porém, o descarte inadequado deste produto pode poluir rios e mares, prejudicando o meio ambiente. A cada litro de óleo descartado de modo irregular, 20 mil litros de água potável são contaminados. Com isso, há uma diminuição do nível de oxigênio na água, que ocasiona a morte de peixes e outras espécies aquáticas. Além disso, ao entrar em contato com o solo, o óleo pode se infiltrar nos lençóis freáticos e poluí-los.

Ao descartá-lo na pia da cozinha, além de agredir o meio ambiente, você também poderá sentir o prejuízo no seu bolso. O óleo acumulado nos encanamentos das residências não só causa entupimentos, como também pode romper as redes de coleta.

Pensando no impacto que o óleo causa no meio ambiente, a Rede Confiança, em parceria com a empresa ADN Biodiesel, realiza a campanha Cuidando da Nossa Casa, oferecendo pontos de coleta de óleo em todas as lojas. A cada 4 litros de óleo de fritura usados (2 garrafas PET de 2 litros cheias) entregues no balcão de Fiscais de Caixa, o cliente retira uma garrafa de óleo de 900ml novo sem custo adicional.

O óleo recolhido nas lojas é entregue à ADN Biodiesel, que o transforma em matéria-prima para a produção de tijolos, telhas e alguns tipos de combustíveis. Com isso, reduz-se a necessidade da extração destes materiais da natureza e a emissão de gases poluentes que acentuam o aquecimento global.

Pilhas usadas

Seja em relógios, controles remotos, celulares, aparelhos auditivos ou nos mais variados dispositivos eletrônicos, as pilhas e baterias estão muito presentes no nosso cotidiano. A cada dia que passa, são aprimoradas para melhor performance e são encontradas até em veículos elétricos, diminuindo a necessidade de produção de combustíveis fósseis. Apesar das aplicações quase infinitas destas pequenas fontes de energia, não se pode afirmar o mesmo sobre sua carga.

No Brasil, são produzidas cerca de 800 milhões de pilhas por ano, que nem sempre voltam para seu fabricante ou são descartadas de forma correta. Ao jogá-las no lixo comum, há um sério comprometimento do meio ambiente, pois elas contêm metais pesados em sua composição que podem contaminar todo um ecossistema. Além disso, certos compostos presentes em pilhas e baterias podem demorar séculos para se decompor.

E como podemos ajudar? O Papa-Pilhas, desenvolvido pela Rede Confiança em parceria com a empresa Cheiro Verde Ambiental, recolhe pilhas e baterias sem carga e dá destino correto a elas. Para descartar o material usado é muito fácil: basta ir até uma das lojas da Rede Confiança, procurar pelo Papa-pilhas localizado próximo à entrada principal e depositar suas pilhas e baterias inutilizadas. Viu como é simples ajudar o meio ambiente?

E esta ação já rendeu bons frutos: apenas em 2020, mais de uma tonelada de pilhas foram recolhidas! Depois de realizar as coletas, a Cheio Verde Ambiental redireciona o material para seu centro de tratamento especializado, separa os compostos e dá o destino correto para cada descarte.

Medicamentos

Presentes em todos os lares, os medicamentos ajudam no tratamento de doenças e promovem uma melhor qualidade de vida a quem depende deles. Você sabia que ingerimos, em média, mais de 700 doses de remédios por ano? São cerca de 2 comprimidos consumidos por dia, porém sempre haverá um ou outro fármaco que será deixado de lado.

Quando um remédio perde o uso ou atinge a data de validade, a maioria das pessoas os descarta no lixo doméstico ou em ralos e privadas. No entanto, tal prática gera grandes impactos ambientais, pois contamina a água e o solo. Pensando em reduzir o efeito negativo deste descarte irregular, a Rede Confiança e a empresa Cheiro Verde Ambiental criaram um projeto de coleta de medicamentos vencidos ou inutilizados: o Papa-remédios.

Localizado próximo às entradas principais das lojas, o Papa-remédios está disponível para o público geral trazer os fármacos em desuso para serem descartados de forma adequada. Com toda a proteção necessária, a equipe da Cheiro Verde Ambiental recolhe os medicamentos, separa-os em seu centro de tratamento e em seguida direciona os remédios para incineração.

Embora o destino dos medicamentos seja a queima, esta é feita em ambiente controlado e seguindo os padrões da Resolução 316/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Desta forma, os compostos químicos liberados na incineração são devidamente filtrados, evitando a poluição do ar.

Em 2020, mais de 340 quilos de remédios inutilizados que poderiam estar contaminando o solo e a água foram recolhidos das lojas da Rede Confiança! Demais, não é mesmo?

 

Junte-se a esta iniciativa para termos um meio ambiente limpo e saudável. Seja parte do movimento de transformação ambiental junto com a Rede Confiança!

0 Eu gostei
0 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *