Prime Rib com Risoto de Alecrim, Limão Siciliano e Tomates Confit

capa-blog

Nós brasileiros, somos apaixonados por carne e churrasco, e para fugir um pouco da picanha ou fraldinha, o Kaito, do instagram @kaitocasagrandi escolheu um corte não tão usual do dia a dia mas cheio de sabor e suculência: o prime rib – ou filé de costela com osso! Esse grande corte (literalmente) tem um ótimo nível de gordura, presença de osso e incrível sabor. Como o nome já diz, se refere a parte mais premium e macia da costela. E ele vai te mostrar que você pode fazer um churrasquinho “gourmet”, servindo até um risoto!

Prime Rib com Risoto de Alecrim, Limão Siciliano e Tomates Confit

INGREDIENTES
– 1 Prime Rib (aproximadamente 700g)
– 4 xícaras (café) de arroz Carnaroli Camil
– 200g de parmesão Faixa Azul
– 2 cebolas
– 2 limões siciliano
– 2 colheres (sopa) de açúcar
– 400g de tomate cereja
– 2 colheres (sopa) de manteiga Vigor
– 2 ramos de alecrim
– Azeite de oliva Bary
– Sal
– Pimenta do Reino
– Flor de sal

MODO DE PREPARO

RISOTO: Em uma panela grande, coloque água, um pouco de sal e uma cebola com casca cortada ao meio. Deixe ferver até ganhar cor. Esse será o caldo do risoto.

Disponha os tomates em uma assadeira, adicione o açúcar, um fio generoso de azeite e o quanto desejar de sal e pimenta do reino. Leve para o forno em temperatura alta até que eles estejam dourados – aproximadamente 25 minutos. Se preferir, faça uma trouxinha de papel alumínio e leve-os para a churrasqueira, tempo médio de 30/40 minutos.

Rale a outra cebola e também o queijo parmesão (separadamente).

Aqueça outra panela com um fio de azeite e doure a cebola ralada. Adicione o arroz e deixe “dourar” por uns três minutos. Agora, adicione o suco dos limões siciliano. Quando estiver quase secando, vá colocando uma concha do caldo por vez e mexendo até ficar al dente. Quando estiver no ponto desejado, coloque o alecrim, o parmesão, metade dos tomates e a manteiga, mexa vigorosamente, ajuste o sal e sirva decorando com o restante dos tomates.  Para servir em churrasco e não ter trabalho na hora, você pode desligar o fogo assim que colocar a ultima concha (estará com bastante caldo), depois, só aqueça e finalize com a manteiga, tomate e alecrim e sirva em seguida.

PRIME RIB: Comece temperando com sal e pimenta do reino a gosto. Em uma frigideira bem quente e em fogo alto, coloque a peça e sele por 5 minutos de cada lado. Agora, deixe os lados da gordura por 3 minutos (a peça ficará “em pé” em sua frigideira). Pronto, se você gosta de carne mal passada, é só servir. Se preferir ao ponto, leve em forno já aquecido a 180º e deixe 10 minutos.

Se preferir fazer na churrasqueira, você vai extrair tudo o que a peça tem de melhor! Use o primeiro andar, o mais próximo possível do calor. Coloque a peça e só vire quando sentir que a carne conta com aderência, ou seja: se você puxa e ela parece estar grudada na grelha, não está na hora de virar. Assim que virar o Prime Rib, coloque sal e pimenta na parte já selada. O Kaito gosta particularmente da flor de sal ou sal grosso. Quando o outro lado estiver “soltando” da grelha também, doure as laterais com gordura e pronto! A carne estará mal passada. Se precisar acertar o ponto, mude para o segundo andar, o calor que chega aquece a carne e cozinha por dentro.

Dicas do Kaito para um prato perfeito

1- Você deve ter notado que não utilizei vinho branco no risoto. O motivo é que ele foi substituído pelo limão. Esse primeiro contato que o arroz quente tem com o líquido é o momento que o grão adere o sabor, então experimente fazer isso e sentirá melhor a presença do ingrediente.

2- Sempre mantenha seu caldo quase fervendo enquanto está preparando o risoto, deixe a panela com o fogo mais baixo, mas não desligue.

3- Lembre-se que a carne continua a cozinhar após ser retirada da grelha (chamado de “carryover cooking”). Então, se você gosta de carne mal passada, os últimos minutos são cruciais. Após retirar, ela permanecerá em cozimento por uns três minutos.

4- SEMPRE descanse a carne! Cortar assim que retirarmos do fogo, muitas vezes iremos perder a suculência do pedaço. Entenda também que sua carne não tem mais sangue, o que existe é basicamente água. Por isso, deixe ela descansar de 3 a 5 minutos para que ela absorva esse líquido novamente e fique suculenta. Cortando antes, você perderá a suculência dessa “água” que ficará no prato.

Harmonização

Quartzo Douro DOC 2017 – um tinto de importação exclusiva e com selo Safra Mundo, foi a escolha perfeita! Produzido por uma das mais conceituadas vinícolas do Douro, a Quinta do Crasto, esse vinho conjuga a modernidade com a tradição dos portugueses. Paladar denso e equilibrado, com taninos macios, boa acidez e uma ponta de álcool, é o casamento perfeito para um corte como o Prime Rib – que tem gordura e presença de sabor. Um tinto para comprar de caixa fechada!

Kaito Casagrandi

Administrador por formação e apaixonado por gastronomia, Kaito cresceu na cozinha e com o tempo acabou encontrando um universo de possibilidades dentro dela. Ele é adepto da culinária refinada, simples, sem “firulas” em cortes, formatos e afins. Saborosa, agregadora e emocionante! Onde o que realmente importa é estar na mesa com quem se gosta. Ele não cursou gastronomia e tampouco pretende se formar um “chef”. Para ele, a arte de cozinhar não vem de títulos. Ela está nas mãos e no coração! 
10 Eu gostei
0 Eu não gostei

3 Comments

  1. Por esse motivo e muitos outros que o Jade e toda companhia, são muito abençoados por Deus. Cada dia maior e melhor. Oi Jade, vá em frente e lembre-se
    sempre, que só o céu é o limite. Que Deus continue abençoando imensamente a todos vocês, pulso forte e coração aberto...

  2. Boa tarde amo MT fazer cpra no confiança..gostaria de saber quando o confiança dá Cruzeiro do sul vai ficar pronto pq é mais perto pra mim..MT obg

  3. Amo a rede do confiança

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *