Polenta Rústica com Gorgonzola e Pistache

AnyConv.com__IMG_6816

Rápida para fazer, combina com o clima frio e você vai “fazer bonito” servindo ela como entrada ou até mesmo prato principal. Quanto ao pistache, pode substituir por castanhas ou nozes – a intenção é agregar algo crocante ao prato.

 

INGREDIENTES
-1 xícara de chá de fubá fino
-500ml de água
-1 colher (chá) de alho picado
-2 colheres (sopa) de manteiga
-150g de gorgonzola
-100g de pistache
-Sal
-Azeite
-Pimenta do reino
MODO DE PREPARO
Coloque a agua para ferver com uma colher de chá de sal.
Em um bowl, coloque o fubá e adicione uma xícara de chá de agua em temperatura ambiente, misture muito bem até que fique homogêneo – caso você tenha fouet, facilita o processo.
Doure o alho no azeite e nessa mesma panela adicione essa mistura do bowl e a agua fervente, mexendo sempre para não empelotar. Mantenha em fogo médio e mexendo as vezes, para não grudar embaixo. Deixe no fogo até atingir o ponto desejado – para que ela fique cremosa, assim que começar a soltar do fundo da panela, desligue.
Adicione a manteiga, mexa vigorosamente e ajuste sal e pimenta do reino. Disponha em pequenos bowls individuais e finalize com gorgonzola e o pistache sem casca e levemente triturado.
HARMONIZAÇÃO
Um prato delicado, porém, leva gorgonzola! É interessante acompanharmos de um vinho que seja delicado também, mas com taninos presentes. O Santa Isle Gran Reserva Red Blend é o exemplar perfeito! Com aromas de frutas vermelhas maduras, é a harmonização ideal.
DICAS DO KAITO
– Se você desejar uma polenta parecida com um creme, adicione 200ml de creme de leite fresco no final;
– Você pode preparar esse prato com antecedência, entretanto, assim que desligar a panela da polenta, acrescente mais uma xícara de agua e misture bem. Para servir, só aquecer no forno;
– Substituir o gorgonzola por queijo brie, é uma opção para deixar o prato mais leve e agradar que não curte muito o sabor marcante do gorgonzola.
Gostou? COMPRE AGORA todos os ingredientes em uma de nossas lojas ou pelo Delivery

Kaito Casagrandi

Administrador por formação e apaixonado por gastronomia, Kaito cresceu na cozinha e com o tempo acabou encontrando um universo de possibilidades dentro dela. Ele é adepto da culinária refinada, simples, sem “firulas” em cortes, formatos e afins. Saborosa, agregadora e emocionante! Onde o que realmente importa é estar na mesa com quem se gosta. Ele não cursou gastronomia e tampouco pretende se formar um “chef”. Para ele, a arte de cozinhar não vem de títulos. Ela está nas mãos e no coração.
16 Eu gostei
1 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *