Toque do Chef: Panna Cotta de Maracujá com Ganache de Chocolate Meio Amargo

conteudo-blog

A receita de hoje é uma sobremesa italiana deliciosa que invadiu o Brasil recentemente: a Panna Cotta! Originária de Piemonte, norte da Itália, é um dos sabores mais leves da confeitaria: aguça paladares delicados e surpreende os mais exigentes, além de ser um doce versátil. Sendo assim, o Kaito Casagrandi, do instagram @napanelacomkaito traz como protagonista o maracujá (que já combina com o clima tropical brasileiro) e finaliza com um ganache de chocolate meio amargo – para equilibrar entre o ácido e o doce. Confira abaixo a receita e as dicas especiais do Kaito:

Panna Cotta de Maracujá com Ganache de Chocolate Meio Amargo

INGREDIENTES

PANNA COTTA
250ml de suco concentrado de maracujá
– 300ml de creme de leite fresco
– 200ml de leite de coco
– 4 colheres (sopa) de açúcar
– Suco de 1/2 limão
– 12g de gelatina incolor sem sabor
– 3 maracujás

GANACHE
200ml de creme de leite
– 180g de chocolate meio amargo

MODO DE PREPARO: Em uma panela coloque o suco de maracujá, creme de leite, leite de coco, açúcar e o limão. Leve ao fogo até ferver e o açúcar dissolver por completo. Assim que levantar fervura, coloque a gelatina já dissolvida ao creme e mexa para incorporar bem. Despeje a mistura em uma forma retangular (25x10cm) ou em tacinhas individuais. Depois que esfriar, leve a geladeira por 4 horas ou até endurecer.

Para a ganache, derreta o chocolate em banho maria ou no micro-ondas (sempre mexendo de 30 em 30 segundos, para não queimar). Depois, adicione o creme de leite lentamente e mexa bem para ficar homogêneo.

Ao servir, decore com a polpa dos maracujás.

Dicas do Kaito para uma Panna Cotta perfeita

1- Não dissolva a gelatina no próprio creme. Aqueça cinco colheres de sopa de água, dissolva-a por completo e só depois junte ao restante da receita.

2- Ao incorporar o creme de leite na ganache, é importante que ele esteja em temperatura ambiente. Seu chocolate estará quente, então caso o creme de leite esteja gelado, será mais trabalhoso ter um resultado homogêneo.

3- NÃO USE versões lights do creme de leite ou do leite de coco. O percentual de gordura é importantíssimo para o resultado da receita.

4- Se você colocar o creme ainda quente na geladeira, pode haver separação dos leites. Por isso, é importante deixar esfriar antes de gelar.

5- Se as suas formas não são de silicone, unte-as com algum óleo neutro e, para desenformar, mergulhe por alguns segundos em água quente.

Sim, doces também harmonizam com vinhos!

O espumante vem ganhando espaço nas mesas e deixando de ser utilizado somente em celebrações especiais. Como vinho de sobremesa, ele é uma das melhores pedidas! Minha escolha foi o espumante Forum Brut – apesar de ser brut, esse espumante é leve, aromático e de fácil paladar.

O brut, no caso, é um espumante que apresenta concentração de açúcar de 8,1 a 15g por litro. Ainda é um espumante seco, porém é bem mais versátil que o extra brut, que possui de 3,1 a 8g de açúcar por litro.

É novidade para vocês harmonizar doces com espumantes? Então comece pela versão Demi-sec ou Moscatel deles.

Deixe seu dia ainda mais especial com esse Toque do Chef do Kaito. Encontre os ingredientes para essa receita em uma de nossas lojas ou compre agora: https://www.confianca.com.br/panna-cotta-de-maracuja-com-ganache-de-chocolate-meio-amargo

Kaito Casagrandi

Administrador por formação e apaixonado por gastronomia, Kaito cresceu na cozinha e com o tempo acabou encontrando um universo de possibilidades dentro dela. Ele é adepto da culinária refinada, simples, sem “firulas” em cortes, formatos e afins. Saborosa, agregadora e emocionante! Onde o que realmente importa é estar na mesa com quem se gosta. Ele não cursou gastronomia e tampouco pretende se formar um “chef”. Para ele, a arte de cozinhar não vem de títulos. Ela está nas mãos e no coração! 
21 Eu gostei
0 Eu não gostei

One Comment

  1. Vou fazer ,fácil e rápido né , receita 👏👏👏

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *