Mulheres de Confiança: Conheça a história de mulheres inspiradoras!

4 Foto-MARLI-RODRIGUES-DE-A-MELO

Durante todo o mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, trouxemos histórias de colaboradoras que nos inspiram e transformam o dia a dia das pessoas e o ambiente ao seu redor! Elas são as Mulheres de Confiança! Acompanhe suas histórias, acessando o link abaixo!

Roberta Aparecida dos Santos Vilela começou sua trajetória conosco em 2001 no Pacote e, com o passar dos anos, as oportunidades surgiram e ela foi conquistando seu espaço nos setores de Frios e posteriormente no Açougue, neste, trabalhando como auxiliar, assistente e, há 8 anos é coordenadora do setor!

​​​​​​​Ir para o açougue foi um desafio e tanto e, quando convidada, sua tarefa principal era a de ajudar em sua organização.

Os desafios ficaram ainda mais intensos por ser uma das áreas dominadas pelos colaboradores homens, que eram os preferidos pelos clientes no momento do atendimento e preparo das carnes. Segundo a Roberta, essa preferência ainda é percebida mas com muito menos frequência e completa que, na maioria dos casos quando atendidos pelas mulheres, a situação se inverte!

Com seu profissionalismo ela conquistou o respeito e admiração de todos os colaboradores e clientes. Ser profissional e responsável acima de tudo é o que garante que o trabalho seja feito com qualidade, e o respeito e a admiração sejam conquistados. “No meu setor, homem ou mulher tem as mesmas responsabilidades, o mesmo trabalho. Se tem que cortar, desossar, ou carregar caixa, tem que fazer. Todo mundo consegue.”

​​​​​Ainda deixa um recado a todos os leitores: “Não existe limite para os nossos sonhos […] sendo profissional, só temos a crescer!”

A trajetória da Helena Rosa Manhani Gonçalves no Confiança começou em 2002 na loja Max como balconista no setor de Frios. Quatro anos depois, com a inauguração da loja Flex, a oportunidade de desenvolver-se e de conquistar novas atribuições e responsabilidades chegou! Depois, como assistente de setor, trabalhou ainda na loja Max e na loja Falcão, onde tornou-se coordenadora do setor de Frios e é a loja em que atua até hoje.

​​​​​​​A vontade de trabalhar no Confiança veio após a conversa com uma amiga e, por nunca ter trabalhado em comércio antes, a curiosidade e a vontade de entrar na rede era muito grande! “Quando você tem a ‘mãozinha’ de alguém você acaba não dando valor, mas quando você tem que se esforçar como tive para conquistar essa oportunidade, damos muito mais valor para as coisas”, disse ela emocionada contando sobre a sua caminhada.​​​​​​​

Uma das maiores dificuldades em sua trajetória foi a de conciliar os horários de seu filho com os horários do trabalho. Enquanto seu marido trabalhava, ela cuidava do filho e enquanto ela trabalhava, o marido cuidava.

Apesar de hoje não existirem mais, quando assumiu a liderança do setor, Helena contou que houveram situações em que certas atividades não as eram atribuídas pelo fato de ser mulher, mas rebate: “A mulher, na verdade, tem mais sensibilidade e, por isso, consegue analisar as situações de forma mais ampla e melhor, conseguindo identificar os pontos positivos e negativos da situação com mais clareza […] Quando você é líder, você aprende muita coisa, aprende a engolir algumas situações, a pensar 10 vezes, contar até 1000! Liderar pessoas não é fácil.”

“Eu acho que a gente é capaz, não só na vida pessoal como na profissional. Nós mulheres, muitas vezes, acreditamos que somos inferiores, e eu acho que o meu desenvolvimento me ajudou com isso, com a autoestima, de ver que eu sou capaz. Com isso, aprendi muito mais e consegui lidar muito melhor com a vida pessoal e profissional.” finalizou Helena.​​​​​​​

A trajetória da Fernanda Lima Magion, atualmente, Diretora Financeira, está há 16 anos nesse setor, mas há bem mais tempo no Confiança! Iniciando na empresa ainda bem jovem, era responsável pelo antigo Clube de Clientes da época, que possibilitava a compra com prazo no cheque.

Ao final do seu contrato, foi efetivada para trabalhar na Central de Atendimento (SAC), onde passou, além de atualizar seus dados, a também fazer ligação para os clientes participantes do clube e parabenizá-los pelo seu dia de aniversário. Depois da experiência sua segunda oportunidade apareceu, passando a atuar como Secretária da Diretoria da rede.

Seu novo e maior desafio veio quando foi indicada para substituir a gerente e liderar a equipe do setor Financeiro. Para ela, o maior desafio foi ter uma equipe para cuidar, e buscou ainda mais conhecimento através de uma Pós-Graduação na área de Finanças. “Sempre foi uma área que eu gostei muito, mas desde que eu entrei foi um enorme desafio”, conta Fernanda.

Sendo sempre a pessoa que ia e queria fazer, disse que entende a diferenciação profissional que acontece entre homens e mulheres e que durante muito tempo eles foram muito mais valorizados que elas no âmbito do trabalho, mas isso, em sua trajetória, nunca foi um problema. O maior desafio da mulher, principalmente na liderança é atuar de maneira imparcial, mantendo uma relação profissional, saudável, respeitosa e impondo limites, tanto com homens como mulheres também.

“Eu acho que o argumento do ‘ser mulher’ e da mulher não ter espaço, é questão de conquistar. É um pouco mais desafiador, mas eu acho que isso vem da dedicação ao trabalho que temos para oferecer. Ir pra cima, sabe? Essa diferença entre homem e mulher está diminuindo.”

A história da Marli Rodrigues de Araújo Melo começou em 2008, e ela é uma das duas coordenadoras de setor da loja Esmeralda, lidera aproximadamente 25 pessoas e participou do processo de entrega de currículos para a primeira e mais nova loja da Rede Confiança da época, na cidade de Marília!

Foi atuando de forma proativa e polivalente que com a saída da coordenadora do setor de Rotisserrie, ela foi convidada a assumir seu novo e maior desafio. Atuando sempre com humildade, Marli conta: “[…] eu sempre tenho que dar o meu melhor – eu nunca tive a pretensão de ‘ter que ser’ algo, e, com meu desenvolvimento, o Roberto, Gerente da loja Confiança Esmeralda e a Leide, Supervisora de Alimentos, apostaram ainda mais em mim, e desde então, tento retribuir isso.” e completa: “Eu lembro quando o Sebastião, o Diretor de Operações me chamou e me perguntou ‘Você aceita? É um desafio!’

Durante sua trajetória, destaca que as maiores dificuldades são a de aprender a ser líder e a de lidar com as diferenças de todos os demais colaboradores. “[…] a gente tem uma dificuldade maior quando vai liderar o homem. Já tiveram dois que eu tive um impacto por eles falarem ‘então agora eu vou ter que ser liderado por uma mulher?’”, relata.

Para Marli, essas diferenças a ensinaram como agir nestes casos e, apesar de passar por situações como esta, o desenvolvimento foi certo: “Saber lidar com os problemas, ser líder, foi um grande crescimento pra mim enquanto pessoa, e profissional.”

Ser mãe tornava os desafios ainda mais complexos. “No início quando eles eram menores era mais complicado […] Meu marido trabalhou aqui e também era líder, então ele sabe, conhece e respeita minha rotina. […] Hoje meus filhos tem 21 e 23 anos e quando eles eram menores ficavam com a minha mãe, então eu sempre tive muito apoio e eu sempre trabalhei no período de manhã. […] Já aconteceu de eu querer sair um fim de semana com eles, mas sempre expliquei também que eu precisava trabalhar para dar uma vida melhor para eles, isso fez com que hoje, trabalhando, eles dão até mais valor. relembra emocionada.

A Marli é uma Mulher de Confiança também por inspirar suas colegas de trabalho! “Tem algumas meninas que as vezes se acham menos, que não vão conseguir. Eu falo para elas que todos são capazes, tem que fazer com amor e também precisa se esforçar. Se você chega aqui com vontade, não dá pra não crescer. No varejo cada dia os clientes estão mais exigentes e nós precisamos aprender a evoluir junto!”​​​​​​​

Caroline Garcia Fragoso iniciou sua trajetória na rede quando participou do processo de entrega de currículos para a primeira loja Confiança em Botucatu! Conosco até hoje, trabalha na mesma unidade como coordenadora do setor Padaria/Produção.

Conquistar sua primeira oportunidade dentro da empresa foi um processo natural “[…] depois de pouco tempo da loja Botucatu aberta eu tive a oportunidade de assumir a coordenação do setor. Foi então onde assumi também os setores Padaria Produção, Padaria Balcão e Padaria Revenda, além da Confeitaria e Pizzaria”.

Liderar pessoas sempre foi um desafio para ela: “[…] toda a vivência e as batalhas do dia a dia me fizeram muito mais forte e, como a gente sabe, liderança não é fácil, né? Conhecer cada um, desenvolver as pessoas, eu acho que é o nosso maior desafio”.

Avaliada sempre pelo seu trabalho e pelo seu desempenho, se esforça e carrega sempre consigo a responsabilidade de ser o exemplo para seus colaboradores e familiares. Também mãe de uma menina de 4 anos, completa “Hoje eu tenho certeza que a minha filha me admira, meu marido me apoia bastante, e eu sei que sou espelho para muitos que seguirão comigo!”

Apesar de nunca sofrer qualquer tipo de preconceito por ser mulher e estar em um cargo de liderança, percebe que na sociedade, ainda vê este tipo de situação, mas fica feliz em saber que trabalha em um ambiente em que há este tipo de cuidado.

Inspirada por Deus, sempre procura buscar forças e respostas sobre os conflitos diários. “Não tenho ídolos. Tenho admiração pelo trabalho, esforço e competência.”

“A mensagem que eu quero deixar é o que eu vivo no dia a dia. Eu procuro contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um, tentando adicionar algo de diferente na vida daqueles que estão ao meu redor, fazendo com que eles pensem fora da caixa, saiam da zona de conforto e que eles vão em busca de seus sonhos.”

1 Eu gostei
0 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *