Maio Amarelo: um movimento pela segurança no trânsito e pela vida

Maio Amarelo

Durante todo o mês de maio ocorre o movimento Maio Amarelo para prevenir acidentes de trânsito. Confira as dicas e orientações de segurança em ruas e estradas com os motoristas da Rede Confiança! 

Mariano e Irineu (Motoristas), José (Coordenador de Logística), Helder, Luiz e Francisco (Motoristas) na doca do Centro de Distribuição da Rede Confiança

Estabelecido no Brasil em 2014, o movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: conscientizar a sociedade para o alto índice de vítimas fatais e feridos no trânsito em todo o mundo. O mês de maio foi escolhido para reforçar a toda população os cuidados que se devem ter ao dirigir e transitar em vias públicas, mas a atenção deve ser constante. Somente em 2019, 30 mil vidas foram perdidas em acidentes de trânsito no Brasil. No mundo, fatalidades em estradas e ruas é a causa que mais mata pessoas entre 15 e 29 anos.

Com isso, a Organização das Nações Unidas elegeu o período de 2021 a 2030 como a “Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, para que o número de acidentes de trânsito diminua em pelo menos 50% até o fim desta década.

A Rede Confiança também faz parte deste movimento pela vida. Buscando conscientizar nossos colaboradores, entregamos a todos os motoristas da Rede uma camiseta personalizada com várias dicas de segurança no trânsito. Além disso, convidamos três de nossos motoristas para nos contar como se protegem nas ruas e estradas.

 

Luiz Carlos Cardozo nasceu em Monte Castelo, no interior de São Paulo. Vive em Bauru com a esposa, dois filhos e dois netos. Ele iniciou a sua trajetória na Rede Confiança em abril de 2009 na função de Motorista, a qual desempenha até hoje.

Em entrevista, Luiz afirma que precisa ter muita atenção no trânsito no seu dia a dia. O motorista comentou que nunca sofreu um acidente de trânsito, mas já presenciou alguns incidentes na saída de postos de combustível. “Eu vi acidentes causados por motoristas que esquecem de olhar no retrovisor ou que se distraem no celular. A atenção é importante em todos os instantes, principalmente à noite. Veículos com os faróis queimados e animais na pista podem causar acidentes”, afirma.

Ele conta que para fazer uma viagem tranquila e com segurança, segue as orientações passadas pelo Coordenador do setor: viaja descansado, dorme bem e evita sair atrasado. Assim, consegue cumprir sua rota sem pressa.

Para Luiz, a maior lição de segurança no trânsito que aprendeu foi ter paciência. “As pessoas tem um olhar diferente com o condutor de caminhão. Se você anda devagar, alguns acham que o motorista é inexperiente e está atrapalhando o trânsito. A paciência também é importante para evitar brigas no trânsito. Eu já fui xingado uma vez e precisei ter calma. Não revidei porque nunca sabemos a reação do outro. A melhor coisa é evitar a discussão no volante.”, comenta.

Francisco Leonardo Pereira de Souza é natural de Pacajus, no estado do Ceará. Chico, como é chamado entre seus colegas de setor, mora com sua esposa e filho e iniciou a sua trajetória na Rede em 2017 como Auxiliar de Depósito. Após oito meses, passou a atuar como Conferente. Como ele possui habilitação “D”, sempre desejou trabalhar como Motorista na empresa. Seu objetivo foi alcançado em 2019 quando foi promovido à função de Motorista.

Chico conta que quase sofreu um acidente de trânsito na Rodovia: o condutor do carro ao lado estava utilizando o celular e, por pouco, não acertou a lateral do caminhão. Em outra situação, o motorista estava voltando do CEASA de São Paulo e um veículo cortou a sua frente. Para não bater no carro, precisou frear bruscamente.

O motorista considera que é importante que o condutor mantenha a calma no trânsito. Como transporta cargas pesadas, Chico conta que precisa dirigir devagar em certas estradas, o que muitas vezes provoca lentidão e congestionamento na rodovia. “Tem que ficar parado, não tem o que fazer. É necessário ter muita paciência.”, afirma.

Ele comentou que toma alguns cuidados ao dirigir. Antes de iniciar uma viagem, descansa bem e confere os itens de segurança.  Francisco deu algumas valiosas dicas para os dias de chuva: “Reduza a velocidade, mantenha distância do veículo à frente e use o farol baixo.”.

Mariano Alves de Araújo é alagoano, da cidade de Ibateguara. Ele vive em Bauru há 10 anos com sua mãe, esposa e filho. Antes de desempenhar a função de Motorista, atuou na Rede Confiança como Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Depósito e Fiscal de Expedição. Ele comentou que sempre gostou de dirigir e em 2018 tirou habilitação categoria “D”, mas não tinha experiência com transporte de cargas. Em novembro de 2020 surgiu a oportunidade de se tornar Motorista, função que atualmente desempenha.

O motorista contou que nunca sofreu um acidente no trabalho, mas evitou um incidente no trecho urbano: um carro cortou a sua frente e ele precisou frear bruscamente. Para Mariano, a direção defensiva tem que ser preventiva. “É muito importante ter atenção, respeitar as sinalizações, o limite de velocidade da via, não mexer no celular e usar o cinto de segurança. Além disso, também é essencial fazer a manutenção do veículo. Antes de realizar uma viagem, verifico sempre o nível de água, óleo e a situação dos pneus.”, comenta.

Quando chove, Mariano redobra a atenção. Dirige mais devagar, usa faróis adequados e mantém uma distância segura do veículo da frente.

 

Prevenção é a palavra-chave

O Coordenador de Logística do Centro de Distribuição da Rede Confiança, José Augusto Sforcin, sempre orienta e compartilha com sua equipe o máximo de informação para prevenção de acidentes. Além disso, acompanha a manutenção dos veículos, que é essencial para a segurança dos motoristas.

O coordenador tem um papel importante de manter o time engajado em boas práticas direção. José afirma que nenhum colaborador sofreu acidente de trânsito durante esse período que está coordenando a equipe. “São os pequenos cuidados diários garantem a segurança no trânsito. Por isso, sempre oriento os motoristas para que dirijam com atenção.”, comenta.

 

Parceria com SEST SENAT orienta motoristas das unidades CD e Alimentos

Durante todo o mês de maio, o SEST SENAT está engajado na 8ª edição nacional do Maio Amarelo que, neste ano, tem como tema “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”. A mobilização tem como objetivo conscientizar sobre a importância de se adotar procedimentos preventivos e seguros no trânsito, visando salvar vidas.

No dia 5 de maio, a equipe de motoristas das unidades Alimentos e Centro de Distribuição da Rede Confiança recebeu a visita do grupo itinerante da Unidade Operacional SEST SENAT de Bauru. Na ocasião, o time de logística recebeu orientações e teve diálogos sobre segurança, saúde, qualidade de vida e prevenção de acidentes.

Confira abaixo algumas fotos deste encontro!

1 Eu gostei
0 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *