Home Office: Como cuidar da sua saúde em tempos de quarentena

capa-blog

Em tempos de quarentena e Home Office, a nossa principal aliada é a geladeira. Como lidar com a vontade louca de atacar a geladeira durante a noite? Como controlar a alimentação trabalhando em casa e abrindo a mesma toda hora?

Nesse período de quarentena é comum que algumas pessoas sintam mais fome a noite e comam mais nesse período. Mas há também quem perca o sono de madrugada e saia da cama para “assaltar” a geladeira em busca de alimentos.

Essas atitudes que parecem inofensivas podem aumentar o peso e, em alguns casos, comprometer a saúde.

Normalmente a fome noturna é fruta da escolha inadequada de alimentos ou por ser um hábito alimentar estabelecido há muito tempo e também pode acontecer em situações de tédio, onde seu Sistema Nervoso Central identifica uma mobilidade mental não saudável, o sistema de recompensa cerebral é ativado e é possível que o sujeito ataque a geladeira na tentativa de encontrar fontes indiscriminadas das substâncias dopamina e serotonina, essenciais para o equilíbrio mental. A melhor saída é encontrar uma outra emoção que realmente seja possível de provocar a produção dessas substâncias de forma saudável.

Qual a alternativa então?

A alternativa é ingerir alimentos ricos em proteínas e gorduras saudáveis em quantidades equilibradas, seguidos de atividades que proporcionem momentos alegres. O ideal é manter a rotina de alimentação, com café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia e evitar comer fora desses horários. É necessário buscar alimentos de diferentes grupos alimentares. Quanto maior a variedade, melhor. A alimentação deve ter frutas, verduras, hortaliças e cereais. Isso ajuda a fortalecer o sistema imunológico, o que é muito importante neste momento de pandemia que estamos vivendo. Evitar alimentos industrializados ou delivery em excesso também é aconselhável. Essas comidas prontas têm maior quantidade de sódio e gordura. Isso além de não sabermos o controle higiênico dos alimentos, a forma que eles foram preparados.

DESEMBALE MENOS E DESCASQUE MAIS!

Ah, e tem mais dicas!

  • Tire o pijama! Não se entregue ao obscurantismo, isso entristece a mente. Tente manter uma rotina de horários e atividades, com momentos para você se cuidar.
  • Tome sol, ele é fundamental para a saúde e o funcionamento do nosso corpo. Através do raio ultravioleta B, nosso organismo obtém a Vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos.
  • Faça exercícios físicos diariamente. Alguns profissionais da área de Educação Física estão dispobilizando boas aulas online abertas ao público. O exercício aeróbico contribui para o nascimento de novos neurônios e para a saúde dos já existentes.
  • Invente, seja criativo, faça trabalhos manuais novos, aprenda algo novo pela internet, execute e depois use. Isso provocará novas conexões neurais e exercitará suas funções executivas cerebrais.
  • Durma bem durante a noite. Uma boa noite de sono contribui para a consolidação da memória, para a saúde de todo o sistema nervoso e de seu sistema imunológico, responsável por proteger seu organismo das doenças.

Lembre-se que tudo passa, o bom e o ruim! Isso tudo também passará e nós precisamos guardar boas histórias para contar aos que ainda virão. E que sejamos nós ao contar!

Conta mais pra mim, como está sendo sua Quarentena?

Suelen Mayara Lima

A Suelen Mayara é Árbitra Assistente de Futebol e professora formada em Educação Física. Ela possui um Instagram onde dá muitas dicas de bem estar, saúde, maternidade e também produz receitinhas para ajudar a manter um estilo de vida saudável. Atualmente ela cursa nutrição, e é parceira do Confiança Supermercados, trazendo muitas dicas de nutrição e bem estar para nosso Blog.

 

22 Eu gostei
0 Eu não gostei

One Comment

  1. Ótimo

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *