Dia do Imigrante: conheça mais sobre a nossa História de Confiança!

Jad e sua mãe Laurice em frente ao armazém secos e molhados

Pais de sete filhos, Youssef e Laurice vieram do Líbano para o interior paulista

No Brasil, o Dia do Imigrante é comemorado no dia 25/06. A data homenageia as pessoas que mudaram de um país e passaram a construir sua história em novas terras. A família Zogheib chegou ao Brasil vinda do Líbano em 1951, instalando-se na cidade de Arealva, onde os patriarcas Youssef e Laurice iniciaram o primeiro comércio: a Casa Confiança. Os mercados não eram como conhecemos atualmente. Eles se chamavam armazéns de secos e molhados, e comercializam alimentos, tecidos, produtos agrícolas, materiais de construção e produtos domésticos em geral.

Jad e sua mãe Laurice em frente ao armazém secos e molhados. Ano: 1975

Em uma família humilde nasceram os sete irmãos. Os pais sempre prezaram pelo trabalho e estudo, e assim eles cresceram ouvindo frases que enfatizavam a importância da responsabilidade. “Preguiça não fazia parte do vocabulário da família”, relembra Tereza. Criados em Arealva, os filhos de Youssef e Laurice foram crescendo e buscando novas oportunidades na cidade polo da região, Bauru. Eles cursaram o colegial por lá e iam e voltavam todos os dias. No entanto, a estrada de terra apresentava condições ruins e o uso de um veículo não-seguro deixavam os pais preocupados com os filhos viajando diariamente. No meio de tantas viagens, surgiu a oportunidade de seus pais comprarem um armazém na Rua Albuquerque Lins, na Vila Falcão.

“O nome Confiança foi uma inspiração familiar, uma palavra forte e preciosa”

A oportunidade dos filhos assumirem os negócios da família surgiu quando Jad já se formou como engenheiro civil, em 1980, onde trabalhou por um ano em sua profissão de formação. Cada um dos filhos seguia um caminho: um medicina, outro educação, um representante comercial – e assim, partiram para cidades diferentes. Com Tereza não foi diferente e, buscando sua independência financeira, foi trabalhar em uma loja de roupas.

Como todos os irmãos estavam distantes, seguindo suas vidas e os pais já envelhecendo, foi então que o sangue árabe de Jad falou mais alto: a essência do comércio presente em sua vida desde a infância, convivendo e auxiliando na rotina do armazém da família, ajudando nas vendas atrás de um balcão fizeram que, em 1981, Jad decidisse comprar de seus pais o pequeno estabelecimento de secos e molhados, a Casa Confiança. A necessidade em atender a rotina, o grande potencial e oportunidade dos negócios fizeram com que as irmãs Tereza e posteriormente Ivete, se juntassem ao desafio e trabalhassem no armazém. “Sempre trabalhando, lutando, não haviam finais de semana ou feriados”, conta Tereza. Eles persistiram no comércio em uma grande oportunidade em Bauru para, acima de tudo, não deixar esmorecer aquilo que os pais deram duro para conquistar e davam tanto valor.

A aplicação da engenharia nos projetos, construções e reformas, somados à essência familiar da experiência no comércio, resulta no grande diferencial do empresário e atual presidente da rede, Jad Zogheib.

A fórmula do sucesso

Os irmãos Jad, Tereza e Ivete, com seu pai Youssef na inauguração de uma das lojas Confiança.

Os três irmãos agarraram todas as oportunidades que surgiram. Eles queriam oferecer mais que um simples armazém, buscando sempre prevalecer a qualidade, inovação e potencial dos concorrentes da época. “Tudo o que foi conquistado foi com muito sacrifício, coragem e fé”, afirma Tereza.

Começava aí a trajetória do Confiança Supermercados e do sucesso da família. A rede foi responsável pela primeira loja automatizada do interior paulista, além de ser pioneira no espaço kids e no som ambiente ao vivo. O seu diferencial está no relacionamento humano. A rede compreende as necessidades dos clientes, preza pela qualidade, ajuda socialmente a comunidade e respeita seus funcionários – sem nunca deixar de honrar e cumprir com os deveres e obrigações.

Tereza, a caçula dos irmãos Zogheib, que gentilmente concedeu entrevista exclusiva ao Blog

A missão do Confiança Supermercados é comercializar produtos e serviços em um ambiente agradável, com qualidade, agilidade e preço justo para total satisfação do nosso cliente, sempre com a preocupação em gerar o encantamento no ambiente de compras.

“Nunca perder o foco, o domínio e os controles em sua fase de crescimento.” – Jad Zogheib
21 Eu gostei
4 Eu não gostei

6 Comments

  1. Parabéns por tudo 👏😘
    Deus abençoe 🙏

  2. Parabéns! Pela família Confiança,pelo carinho e dedicação aos clientes,a 30 anos a cidade sem limites acolheu minha família e posso dizer por eles tbm ,o melhor mercado em atendimento ,organização,praticidade ,espaço em produtos ,Parabéns família Confiança....

  3. Que linda história , parabéns a essa família, forte , por isso sou cliente confiança 🌻

  4. Parabéns a toda família.
    Muito inspirador.
    Como brasileiro e baiano me orgulho e respeito muito as pessoas que deixaram seus países e hoje geram empregos para muitas famílias no Brasil. Vcs tem razão preguiça não acompanha sucesso.
    O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

  5. História maravilhosa como da minha família. Humildes e muito trabalhadores.
    PARABÉNS FAMÍLIA ZOGHEIB

  6. Eu sou testemunha dessa luta

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *