Dicas para uma boa Hidratação no Carnaval

capa-blog

Falar de hidratação no verão é fácil, em um ambiente de mormaço e calor nosso corpo pede por uma quantidade maior de líquidos.

Buscamos uma maneira de amenizar o calor com algo gelado e refrescante, e a bebida alcoólica ou mesmo refrigerante nos dá a sensação de que estamos hidratados.

Agora no carnaval, onde pulamos, brincamos e estamos em um aglomerado de pessoas com a sensação de que a festa não tem hora pra acabar, a facilidade de ingerir energéticos, bebidas alcoólicas e refrigerantes aumentam, e a oferta de bebidas e drinks diferentes pode ser um risco para a hidratação do corpo como um todo, essa bebidas são ricas em sódio e calorias que não são levadas em conta no cotidiano, mas que somatizadas ao longo do período de festa podem causar danos para quem busca uma alimentação segura, equilibrada e saudável.

Podemos amenizar “o pé na jaca” com algumas dicas importantes que não vão deixar você com a sensação de quarta feira de cinzas até a páscoa.

Água continua sendo a primeira opção, uma dica importante que todo Nutricionista aplica é o seguinte: para cada copo de bebida com álcool, ingerir a mesma quantidade de água.

Quando ingerimos líquidos, nosso corpo manda um recado ao cérebro dizendo que logo os rins terão que ser usados. Se esse líquido é proveniente de água, alimentação, sucos (principalmente naturais) essa necessidade fisiológica não atrapalha o funcionamento do organismo.

Com o álcool é diferente: ingerimos o álcool com a sensação de que estamos nos hidratando, enganando o cérebro, assim ele vai pedir para os rins levarem embora esse líquido,  levando a pessoa a urinar mais vezes. É muito comum as pessoas dizerem que a cerveja é diurético, porém, sinto informar, não é; estamos apenas nos desidratando.

Essa necessidade de urinar é  uma maneira do nosso corpo equilibrar a entrada de líquidos no nosso corpo, junto com eles irão embora muitos micronutrientes desequilibrando principalmente o sódio e o potássio, que são essenciais para o funcionamento correto do nosso corpo, principalmente a pressão sanguínea.

Hidratação beneficia o corpo de várias maneiras, melhora o aspecto da pele ressecada, principalmente as celulites e a constipação intestinal.

Vamos juntos melhorar essa hidratação para passar o carnaval sem contratempos?

Quanto de água eu tenho que tomar?  Posso melhorar o sabor da água? Não gosto de água, e agora?

A quantidade recomendada de água é de 35ml por quilo de peso; uma pessoa de 70 Kg, por exemplo, necessita de pelo menos 2.450ml de água por dia.

Primeiramente use e abuse da água natural.

Deixe perto de você uma garrafa com água, e, quando esvaziar, encha novamente. Hoje existe no mercado garrafas com marcações de mililitros. Facilita a visualização até você se acostumar a ingerir a quantidade necessária para o dia.

Gosta de um sabor diferente na água? Seguem algumas sugestões de água saborizada, importante lembrar que essa água precisa ser trocada diariamente, se for armazenar em um recipiente para servir para várias pessoas, um filtro transparente, por exemplo, ter uma atenção especial quanto a higienização desse filtro; outra coisa você não precisa ter uma medida exata para acrescentar sabor na água, vai do seu paladar; especiarias quando combinadas entre si, dão um sabor especial ao paladar; antes de serem acrescentadas a água, dê uma macerada (apertar quase quebrar, para liberar o sabor) , menos é mais; sempre!

Experimente acrescentar folhas de manjericão ou manjerona, limpam o paladar e a garganta e é um anti-inflamatório natural.

Água Saborizada

Exemplos de combinações:

– Gengibre fatiado, rodelas de laranja e folhas de hortelã.
– Limão siciliano, folhas de capim cidreira picadas e anis estrelado.
– Rodelas de laranja, cardamomo, cravo e gengibre.
– Hibisco, anis estrelado e gengibre.
– Rodelas de laranja e limão, pepino e kiwi.

Chás

Dê preferência às folhas frescas, ou desidratadas. Prepare com antecedência de um dia e deixe na geladeira, e então leve com você para aproveitar a folia. Você pode acrescentar uma rodela de gengibre pra dar um “up” no sabor (ao contrário de muitas especulações, o gengibre não aumenta a pressão arterial).

– Hortelã
– Capim Cidreira
– Erva doce
– Hibiscos
– Morango
– Frutas vermelhas

Sucos e Frozen

Frutas e hortaliças, podem e devem ser misturadas para um sabor diferenciado e potencializar o uso de vitaminas nos dias de carnaval (e no resto do ano também). Deixe pedaços de frutas no congelador e bata com água ou coma como se fosse sorvete. Experimente congelar pedaços de banana e manga, bata no mixer e acrescente um pouquinho de canela e noz moscada, é incrível! Aqui vale acrescentar gengibre também.

Melão e Melancia são ricos em água e não necessitam de açúcar para um suco refrescante, coloque meio limão espremido para um sabor especial.

Quer um suco base, onde você pode mudar as frutas e hortaliças de acordo com a safra do mês; delicioso e refrescante, rico em micronutrientes para sua imunidade e com a vantagem de hidratação como prioridade do dia?

Coloque em um liquidificador: maçã com casca e tudo, abacaxi em rodela, um punhado de agrião, 1 pedaço de pepino, hortelã e gengibre e bata com um copo de água filtrada.

O agrião, o pepino e a couve usados em pequenas porções são coadjuvantes importantes para um suco rico em fibras e sabor. Varie esse suco conforme sua imaginação. Use e combine essas frutas entre si:

– Melão
– Melancia
– Kiwi
– Pera
– Maracujá
– Goiaba
– Morango
– Abacaxi
– Manga

Aproveite as festas e priorize mais água na sua vida!

Quem trouxe todas essas informações para o nosso Blog foi a Luciana Santos, a Nutricionista Responsável Técnica das lojas Confiança Supermercados desde dezembro de 2017. O trabalho dela na Rede envolve Segurança e Qualidade do Alimento, Treinamento de Boas práticas de Manipulação, Informação Nutricional em produtos de fabricação própria e cuidado Nutricional voltado aos Colaboradores da rede e clientes que necessitam de uma informação ou direcionamento nas questões voltadas a alimentação. Ela diz que levar a nutrição para o varejo tem sido uma via de mão dupla em questão de aprendizado e experiência, e ela agradece ao Confiança a oportunidade de fazer parte dessa família.

13 Eu gostei
0 Eu não gostei

One Comment

  1. Amei as dicas!! Obrigada..

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *