Especial Vegano: três receitas diferentes com um ingrediente em comum!

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A Tássia (@tassiahealthybakery) preparou 3 receitas maravilhosas utilizando um ingrediente em comum! Uma entrada, um prato principal e uma sobremesa… Imagina que facilidade cozinhar três coisas tão diferentes utilizando apenas uma estrela principal? Ah, e o melhor de tudo: esse prato é vegano e promete agradar a todos os paladares. Ficou curioso? A gente conta qual é esse ingrediente!

O grão-de-bico é um grande fornecedor de proteína. Ele é conhecido como o “grão da felicidade”, justamente pela presença abundante de triptofano, que é super importante para a produção de serotonina! Essa leguminosa ainda tem uma grande porção de antioxidantes, substâncias que neutralizam a ação dos radicais livres. Além de tudo, é muito gostoso, né? E se prova super versátil nessas três receitas da Tássia!

Entrada: Homus de Grão-de-bico com Beterraba

INGREDIENTES
– 2 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido
– 1 xícara (chá) de beterraba cozida
– 1/2 dente de alho (se for pequeno, pode colocar um dente inteiro)
– 1 colher (sopa) de Tahine
– 2 colheres (sopa) de azeite orgânico
– 1 colher (chá) de sal
– 1 pitada de pimenta do reino

MODO DE PREPARO: Em um processador, despeje todos os ingredientes e processe bem até obter um creme liso e homogêneo. Antes de finalizar, prove e faça o ajuste no ingrediente que achar necessário de acordo com o seu paladar, com mais sal, mais pimenta do reino, gotas de limão para aumentar a acidez.

Coloque uma porção de homus em um prato com torradinhas veganas sem glúten ao lado, cenourinhas baby, ou qualquer acompanhamento de sua escolha.

Prato Principal: Salada de Grão de Bico e Quinoa

INGREDIENTES
– 1 xícara (chá) de quinoa orgânica cozida
– 2 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido
– 1 tomate picado
– 2 colheres (sopa) de azeite orgânico
– 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
– 1/2 limão espremido
– 1/2 cebola picada
– 1/2 dente de alho cru
– Salsinha e cebolinha picadas a gosto
– 1 colher (chá) de sal
– 1 pitada de pimenta do reino

MODO DE PREPARO: Além de ser muito simples de fazer, é um prato extremamente saudável, cheio de nutrientes, delicioso, que eu amo e faço sempre!

Para preparar, basta colocar todos os ingredientes em uma vasilha e misturar bem.

Essa é uma receita mais “básica”, que nada impede você acrescentar outros ingredientes que gosta e deixá-la ainda mais gostosa, como: nozes, castanhas, damasco, passas…

Coloque em um prato e finalize com folhas de salsinha.

Bom apetite!

Sobremesa: Bolinho de Grão-de-bico

INGREDIENTES
– 250g de grão-de-bico cozido
– 30g de farinha de aveia sem glúten
– 120g de açúcar demerara orgânico
– 100g de tâmara fresca
– 120g de pasta de amendoim integral
– 50g de batata doce cozida
– 50g de leite de coco
– 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
– 1 colher (chá) de canela
– 50g de nozes picadas
– 100g de chocolate amargo picado

INGREDIENTES COBERTURA:
– 200g de chocolate 70% de cacau picados
– 150g de leite de coco

MODO DE PREPARO: Coloque todos os ingredientes no processador, exceto as nozes e o chocolate, e processe bem até virar uma massa densa e homogênea. Transfira toda essa massa para uma vasilha, acrescente as nozes, o chocolate picado e misture.

Separe uma forma de sua preferência (pode ser uma forma retangular) para posteriormente cortar em pedaços individuais. Ou você pode já assar em uma forma menor, do formato que desejar.

Caso não tenha fundo removível, o ideal é cobrir o fundo com papel manteiga para a massa não grudar (somente untar não resolve, pois a massa é densa e gruda facilmente).

Despeje a massa na forma com a espessura que preferir, lembrando que, como não leva fermento na massa e nem ovos, ela não tende a crescer muito.

Asse em forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Para a cobertura, coloque o chocolate picado em uma vasilha e derreta no micro-ondas de 30 em 30 segundos, mexendo em cada intervalo até que todo o chocolate derreta por completo.

Acrescente o leite de coco em temperatura ambiente e misture bem. Caso não tenha kit para confeitar, use essa calda para finalizar o doce. Caso contrário, deixe esfriar na geladeira por no mínimo 40 minutos ou até endurecer. Coloque dentro do saco de confeitar da sua escolha e realize a decoração que desejar!

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A Tássia sempre foi apaixonada pela alimentação saudável, cresceu com isso dentro dela. Com o passar dos anos, ao praticar exercícios, percebeu que a paixão não era apenas pela alimentação, mas pelo estilo de vida saudável. Apaixonada por Cozinha e Confeitaria, ela se especializou através de diversos cursos, estudos e testes em sua casa. Dentro de poucos meses abriu sua própria doceria, a Tássia Healthy Bakery, com um Menu completo de Doces, Salgados e Bebidas Especiais para atender crianças e adultos que tenham algum tipo de intolerância, alergia ou restrição alimentar e também pessoas que estejam procurando alimentos que tragam benefícios para o seu corpo todo.

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