Entrecôte ao Molho de Bacon com Batatas ao Murro

capa-blog

Vamos falar de um corte que fica perfeito para o churrasco e também para frigideira? O entrecôte é um corte típico argentino, com nome francês. Um corte globalizado, fácil de preparar e com um sabor que derruba diversos cortes tradicionais. Nessa receita, ele fica ainda melhor, pois vem acompanhado de um molho de bacon, aspargos e batatas ao murro – aquela batata que fica macia por dentro, com casquinha crocante e que aqui ganha um toque de parmesão e limão!

Entrecôte ao Molho de Bacon com Batatas ao Murro

INGREDIENTES
– 1kg de entrecôte (corte na espessura que preferir)
– 500g de mini batatas
– 200g de mini cebolas
– 200g de aspargos verdes frescos
– 350g de bacon em cubos
– 300g de nata (ou creme de leite fresco)
– 100g de tomate cereja
– 100g de parmesão ralado
– 2 limões galego
– 1 ramo de alecrim
– 2 talos de alho poró
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– Sal
– Azeite
– Pimenta do Reino

BATATAS AO MURRO
Coloque as batatas em uma panela e cubra com água e um pouco de sal. Deixe ferver até que elas estejam levemente macias (precisam permanecer firmes), agora escorra e dê um murro em cada uma delas, para ficarem levemente quebradas. Acomode-as em uma assadeira junto com as mini cebolas, regue com o suco do limão, bastante azeite e ajuste com o quanto desejar de sal e pimenta do reino. Leve para o forno até que fiquem douradas e assim que retirar, polvilhe o queijo ralado.

ENTRECÔTE E MOLHO
Corte a carne na espessura que você preferir, aqui estou usando um corte com dois dedos e 250grs cada.

Em uma panela grande doure muito bem o bacon e quase no final adicione o alho para fritar rapidamente, adicione a nata e o tomate cereja. Deixe ferver uns três minutos e verifique se precisa ajustar o sal, agora, mantenha em fogo baixo até que o tomate comece a desmanchar, desligue e reserve. Se necessário, aqueça novamente para servir.

Em uma frigideira grande coloque um fio de azeite e faça rapidamente os aspargos – aproximadamente uns três minutos, para que permaneçam al dente, retire e reserve. Nessa mesma frigideira adicione a manteiga, o ramo do alecrim e quando ela estiver bem quente coloque a carne – o ideal é você fazer um corte por vez para manter a temperatura ideal da frigideira. Outro ponto importante, tempere ela somente com sal e pimenta do reino e direto na frigideira, não tempere antes. Deixe dois minutos de cada lado e pronto (você terá a carne mal passada).

Para servir, coloque a carne sobre os aspargos, um pouco do molho e acompanhe das batatas com cebola.

Bom apetite!

Harmonização

Uma receita imponente precisa de uma bebida também imponente! Minha escolha foi a Wäls 42 – uma cerveja do estilo Saison e de receita Belga. otas aromáticas frutadas e cítricas. Leve sensação de acidez no paladar, alta carbonatação. Produzida com amêndoas, limão, abacaxi e café, uma double dry hopping de Saaz.

Dicas do Kaito para um prato perfeito

1- Antes de servir sua carne, sempre deixe ela descansar por dois ou três minutos em um prato antes de servir. Kaito, “vai dizer que tenho de comer a carne fria agora?!?” Não, não. Acontece que quando você aquece a carne as fibras se contraem e o suco vai para as bordas, quando você deixa ela descansar as fibras relaxam e o suco volta a se distribuir, ganhando a suculência perfeita. Repare também que quando a carne não descansa, ela solta esse suco no prato.

2- O entrecôte vem da peça do contrafilé, também conhecido por como “Noix” (ahhh, agora ficou mais reconhecível, não?), “Bife Ancho”, ou até “Filé de Costela” porquê fica logo acima dela. Inclusive, em certas regiões, é chamado de chuleta sem osso. Agora ficou mais fácil de reconhecer no açougue, certo?

3- Você sabe o que é Saaz? Um dos lúpulos mais nobres e aromáticos que existem, muito tradicional e de origem tcheca.

🛒 COMPRE AGORA COM UM CLIQUE! Nós já separamos todos os ingredientes dessa receita pra você:
https://www.confianca.com.br/entrecote-ao-molho-de-bacon-com-batatas-ao-murro#

Kaito Casagrandi

Administrador por formação e apaixonado por gastronomia, Kaito cresceu na cozinha e com o tempo acabou encontrando um universo de possibilidades dentro dela. Ele é adepto da culinária refinada, simples, sem “firulas” em cortes, formatos e afins. Saborosa, agregadora e emocionante! Onde o que realmente importa é estar na mesa com quem se gosta. Ele não cursou gastronomia e tampouco pretende se formar um “chef”. Para ele, a arte de cozinhar não vem de títulos. Ela está nas mãos e no coração!

 

2 Eu gostei
0 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *