Filtro Solar: entenda a importância e veja os cuidados com a pele neste verão

capa-blog

Para manter a pele protegida do sol o primeiro passo é usar filtro solar diariamente!
Ele auxilia no combate ao envelhecimento precoce, ressecamento, oleosidade excessiva, manchas e até mesmo ao câncer de pele.

O envelhecimento da pele está relacionado a vários fatores, principalmente a exposição solar, que causa o ressecamento da pele, resulta na desidratação, flacidez, no surgimento de rugas e linhas de expressão. Além disso, os raios UVA e UVB têm efeito cumulativo na pele e conseguem penetrá-la profundamente, por isso, acabam ocasionando manchas, pintas e sardas.

O VERÃO CHEGOU: proteja a pele com filtro solar!

Para manter a pele protegida, o primeiro passo é adicionar filtro solar à sua lista de cuidados, pois, assim como a higienização e a tonificação da pele, ele deve ser um hábito diário! Escolher o produto certo é importantíssimo para evitar problemas como espinhas, cravos e ressecamento. No dia a dia, por exemplo, o protetor solar com cor é uma ótima opção, já que protege o rosto contra os efeitos nocivos dos raios solares, garante o disfarce de possíveis imperfeições e ainda previne os danos da luz visível. O ideal é escolher um filtro solar que melhor se adeque ao seu tipo de pele e com a cobertura que deseja.

– Para pele oleosa, é recomendado utilizar um filtro solar fluido, livre de óleo e com toque seco, pois a textura é leve, de rápida absorção, deixando a pele sequinha, com efeito mate.

– Para peles secas, utilizar uma versão em creme ou loções com ação hidratante.

PROTETOR SOLAR

Escolher o melhor protetor solar requer alguns fatores importantes que devemos levar em consideração, não somente o preço deve ser considerado.  E sim, a capacidade de proteção (FPS) e o tipo de pele. FPS significa fator de proteção solar. Os números ao lado do FPS representam o grau de proteção que esse produto oferece para a pele. Ou seja, utilizar o fator 30 significa que a pele estará protegida 30 vezes mais do que se não tivesse com protetor.

Produtos com FPS 30 ou superior, são recomendados para uso diário e também para exposição mais longa ao sol (praia, piscina, pesca e prática de exercício físico). Além de hidratar e proteger, o filtro é capaz de reduzir a ação dos radicais livres na pele.

Existem produtos inovadores hoje em dia no mercado com função antioxidante em sua composição. Protetor solar com ação repelente e protetor/bronzeador que além de proteger a pele já vem com a função de bronzear.

Em todos os casos o conselho de aplicação é sempre meia hora antes da exposição solar e deverá ser reaplicadas a cada duas horas após sudorese intensa, nadar ou banhar-se, secar com a toalha e durante exposição ao sol.

Spray, creme ou gel? Veja a indicação:

Os protetores em spray costumam ser o preferido dos homens, que preferem não perder tempo espalhando os de creme. A vantagem é que além de espalhar bem, não deixa a pele com aspecto oleoso. Inclusive, eles possuem um bom filtro protetor. Sendo ideal para proteção da pele.

Já o protetor em gel por ter uma textura mais leve não tem uma ampla proteção contra os raios solares. Por isso ele é mais indicado para pessoas de pele morena, que já possuem uma maior proteção natural. O tempo de fixação na pele depende do uso correto e do tipo de exposição.

Peles envelhecidas e secas pedem protetor em creme, pelo seu grande poder de hidratação. Já que as fórmulas costumam ter uma textura mais forte e algumas são enriquecidas com vitaminas. Para quem tem pele oleosa e acneica esse tipo de protetor deve ser evitado, principalmente para o rosto.

BRONZEADOR

Diferente do protetor solar, o bronzeador é apenas um filtro que age na camada mais superficial da pele sem a proteção contra os raios ultravioleta. O bronzeador solar é um produto que vai facilitar a obtenção de uma pele saudavelmente mais dourada. Ele acelera o efeito do bronzeado e ajuda a ganhar um bronze mais duradouro.

PROTETOR SOLAR COM AÇÃO REPELENTE

Nada mais prático numa viagem como um protetor que já vêm com repelente. Algumas marcas uniram essas 2 funções em 1 só produto. Além de economizar espaço na nécessaire. Ele previne contra os raios UV e as terríveis picadas de mosquitos.

DICA DA NOSSA CONSULTORA: aplicar antes ou depois da maquiagem? Veja:

O ideal é após a limpeza e higienização da pele com sabonete, aplicar o creme (sérum ou gel) antirrugas que serve também como hidratante.

Aplicar o filtro com FPS acima de 30 em todo o rosto. Em seguida, está liberado aplicar itens como primer, base, corretivo, BB ou CC cream para completar a maquiagem do dia a dia. Já para quem gosta de praticidade, o protetor solar com cor pode ser uma excelente opção. Dispensando outros itens como base e corretivo. Diferente das bases que contém fator de proteção em sua fórmula, o filtro com cor garante um FPS mais alto e uma proteção mais uniforme. Por meio do seu pigmento, o filtro cria uma barreira extra contra a ação dos raios UVA e UVB na pele. Potencializando ainda mais os cuidados com o rosto.

A ordem certa de aplicação dos produtos de beleza:

Quando o rosto é corretamente higienizado, os ativos presentes nos cosméticos penetram melhor na pele, o que faz com que ajam com mais eficácia.
Portanto a ordem correta de aplicação:

  1. Gel/creme de limpeza/Sabonete
  2. Tonificante
  3. Hidratante
  4. Anti-idade
  5. Protetor Solar
  6. Primer + base + corretivo

Quem trouxe todas essas informações para o nosso Blog foi a Natalia Coltri Martinez, que trabalha como Consultora de Relacionamento do Confiança Supermercados. Ela começou a trabalhar como Promotora de Vendas, principalmente na área de Cosméticos, onde realizou várias ações dentro da rede. Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda desde 2007, ela integrou a equipe de colaboradores do Confiança há um ano e meio, onde realiza ações voltadas para a área de Perfumaria, pesquisando e trazendo sempre os melhores produtos disponíveis no mercado.

20 Eu gostei
1 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *