Quais as diferenças entre produtos diet e light?

capa-blog2

Produto light (Leve)

Alimento industrializado no qual houve redução de o mínimo 25% de algum componente (açúcares, gorduras, calorias ou sódio), não necessariamente precisa ser açúcar ou mesmo gorduras como algumas pessoas imaginam, se a indústria retirar 25%, 28%, 30% ou mais de algum componente da receita de um produto ela pode registrar esse alimento como light.

Não esquecendo que o mínimo exigido é 25%, se, por exemplo, tenho um sorvete com 24% menos gorduras ou açúcares ou sódio; não posso dizer que é light.

Gosto de citar como exemplo o sal light, ele tem 70% menos sódio, mas não é um alimento indicado para pacientes com problemas renais, esse paciente deve passar longe desse tipo de sal, ele tem uma quantidade maior de cloreto de potássio; e não pode ser usado por essa população com doença renal crônica.

Produto Diet (Dieta Específica)

Qualquer alimento produzido industrialmente que apresenta ausência de determinados nutrientes (Carboidratos, açúcar, sal, lactose, gordura).

Esse alimento foi criado para uma dieta específica, um indivíduo que tenha algum tipo de alergia ou intolerância ou alguma comorbidade como diabetes, hipertensão, alergias, intolerâncias alimentares.

Temos por exemplo: um biscoito X sem lactose (açúcar do leite) produzido em indústria alimentícia, ele pode ser especificado como diet; mas não esqueçam ele só não tem a lactose, ele tem carboidratos, proteínas, gorduras sódio e calorias.

Outro exemplo, tenho um chocolate Y sem açúcar em sua formulação, mas tenho gorduras, sódio e outros ingredientes; só foi retirado o açúcar desse alimento, mas as calorias estão lá.

E aí, entenderam?

Acredite: mesmo depois dessas definições muita gente tem dúvidas sobre esse termo, muitos pensam que o alimento diet não tem açúcar e que o light não tem gordura, é comum dizerem: agora vou ser “fitness”; sinto te dar essa noticia, mas geralmente esse tipo de alimento pode conter calorias, gorduras, carboidratos e principalmente sódio em excesso, a maioria desses alimentos possuem ainda uma informação extra: Esse alimento não é um produto reduzido em calorias.

O importante quando você compra esse tipo de alimento é ler o rótulo apresentado pelo fabricante, todas as informações estão na rotulagem, é obrigatório.

O que é um alimento industrializado?

É um alimento que passa por vários processos industriais, são adicionados ou retirados alguns conservantes, acidulantes, nitratos, nitritos, aromatizantes sintéticos e artificiais, ou seja, eu com minhas mãos não consigo produzir o alimento light ou diet, consigo sim usar uma pré mistura fabricada pela indústria e produzir uma receita, um bolo, uma torta, uma trufa, por exemplo.

Quando preparo algo diet e light eu uso uma base fabricada pela indústria, mas geralmente vou acrescentar alguns itens nessa preparação: leite, farinha, ovos; etc.

É aí que precisamos entender que um produto diet e light tem calorias e por vezes até maiores que um produto que não tenha essa especificação.

Esse tipo de alimento é indicado para uma pessoa saudável?

Toda dieta é individualizada, procure um profissional Nutricionista ou seu médico antes de comprar um alimento preparado para casos específicos.

Não esqueça: de preferência a alimentos in natura e minimamente processados, leia o rótulo, sempre!

Quem trouxe todas essas informações para o nosso Blog foi a Luciana Santos, a Nutricionista Responsável Técnica das lojas Confiança Supermercados desde dezembro de 2017. O trabalho dela na Rede envolve Segurança e Qualidade do Alimento, Treinamento de Boas práticas de Manipulação, Informação Nutricional em produtos de fabricação própria e cuidado Nutricional voltado aos Colaboradores da rede e clientes que necessitam de uma informação ou direcionamento nas questões voltadas a alimentação. Ela diz que levar a nutrição para o varejo tem sido uma via de mão dupla em questão de aprendizado e experiência, e ela agradece ao Confiança a oportunidade de fazer parte dessa família.

13 Eu gostei
0 Eu não gostei

2 Comments

  1. Boa noite gostaria que vocês colocassem receitas doces

    • Confira nosso Toque do Chef, temos várias receitas de sobremesas deliciosas! http://blog.clienteconfianca.com.br/toque-do-chef/

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *