Rede Confiança promove desafio em comemoração ao Dia do Cozinheiro

Minha receita de Chef

O “Desafio: Minha Receita de Chef” convidou todos os Cozinheiros da Rede para apresentarem a sua melhor receita e concorrerem a prêmios

Finalistas do “Desafio: Minha Receita de Chef”: Dayame, Célia, Rosa, Bernadete e Maria

Hoje, 10 de maio, é o Dia do Cozinheiro. Embora estes profissionais trabalhem nos bastidores dos restaurantes e cozinhas, “escondidos” aos olhos dos clientes, eles são responsáveis pela preparação de verdadeiras maravilhas gastronômicas. Para comemorar, a Rede Confiança lançou o “Desafio: Minha Receita de Chef”, convidando todos os colaboradores Cozinheiros a prepararem um prato que, além de encantador, é um sucesso entre a família e os amigos!

Para participar, os colaboradores foram convidados a enviar um vídeo para o WhatsApp Confinews, um dos canais de comunicação interna da Rede. O vídeo deveria conter as seguintes etapas: sua apresentação pessoal, apresentação e motivo de escolha do prato, ingredientes utilizados, modo de preparo resumido e porquê deveria ganhar.

Todos os vídeos foram avaliados e elencados por convidados mais que especiais que compuseram a bancada de jurados: O entusiasta da gastronomia Kaito Casagrandi, o Chef Fernandinho, a Chef Ana Bia e a avaliadora da área de RH e Coordenadora de Recrutamento & Seleção da Rede, Pâmela Dinato.

Em conjunto, o time de jurados selecionou os 5 melhores pratos para participar da segunda etapa do desafio. As Cozinheiras foram convidadas para ir à loja Confiança Flex, em Bauru, para colocarem a mão na massa e produzirem os pratos apresentados em vídeo na presença dos jurados. Todo este encontro seguiu as recomendações e protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde.

A premiação

Desde o início campeãs, as Cozinheiras classificadas para a segunda etapa ganharam um dólmã especial do Desafio e novos uniformes. Além dos prêmios e do reconhecimento dos colegas de trabalho, o prato campeão será disponibilizado nos refeitórios da Rede para que todos os demais colaboradores possam experimentar também!

Os prêmios foram:

  • 1º lugar: um troféu, uma batedeira planetária e um kit de utensílios de cozinha;
  • 2º lugar: um troféu e um kit de utensílios de cozinha;
  • 3º lugar: um troféu e um kit de facas;

Depois da premiação, as colaboradoras ainda participaram do sorteio de mais dois kits de confeitaria e um liquidificador!

O resultado de todo esse trabalho você confere abaixo:

Conheça as convocadas:

Bernadete Natalina Sampaio de Moraes é de Parapuã, no interior de São Paulo, e se mudou para Marília quando era criança. Mora com a sua filha, mãe, irmã e dois sobrinhos. Trabalha há 12 anos na Rede, iniciou a sua jornada como Auxiliar de Cozinha e atualmente é Cozinheira na Rotisserie do Confiança Esmeralda.

O prato escolhido para o desafio foi o pudim, um sucesso entre sua família! É a receita que todos sempre pedem para fazer. Confira abaixo o vídeo enviado pela Bernadete para o Desafio:

 

Célia Cristina Cruz nasceu em Santos, no litoral paulista, e mudou-se para Bauru com 10 anos de idade. Tem 45 anos, é mãe de cinco filhos, três biológicos e dois de coração, e já é avó de três netos! Dentro da Rede Confiança, Célia possui dois momentos: ingressou em 2010 como Auxiliar de Cozinha e, após dois anos, pediu desligamento. Em uma outra empresa, trabalhou como Promotora o que, indiretamente, a trouxe de volta para a Rede, pois atuava dentro de uma das lojas do Confiança. Após 2 anos e meio atuando como Promotora, a empresa a qual Célia trabalhava encerrou suas operações e ela foi convidada a voltar para o Confiança Max como Cozinheira, cargo que desempenha há 7 anos.

Para o desafio, Célia trouxe uma receita muito tradicional da sua família: galinha caipira acompanhada de pirão e arroz branco. A Cozinheira conta que esta receita é de sua avó, que era parteira. Após realizar os partos, ela preparava esta comida e servia às mamães para que elas pudessem recuperar as forças após dar à luz aos seus filhos. A receita já está na família há 4 gerações, já que as filhas da Célia também conhecem e cozinham este prato.

A notícia de ter passado para a segunda etapa foi inesperada. Célia não imaginava que conseguiria se classificar e assim que recebeu a notícia, correu para contar para a família inteira! Em entrevista, Célia comenta que participar da primeira etapa do Desafio já renovou suas energias. Para gravar seu vídeo, teve o apoio das filhas, deu risada e se divertiu muito no processo. Confira!

Dayame Almeida de Oliveira tem 29 anos, é bauruense e mãe de 3 filhos. Atualmente, desempenha a função de Cozinheira, mas entrou na Rede por acaso. Ela havia se desligado da empresa em que trabalhava e resolveu deixar um currículo no RH do Confiança, mas sem grandes expectativas de conseguir um emprego. No RH, foi informada de que havia uma vaga para Auxiliar de Limpeza, candidatou-se e foi contratada. Ela trabalhou apenas um dia no setor de Limpeza e Conservação, pois foi oferecida a ela logo no primeiro dia de trabalho uma oportunidade para atuar como Auxiliar de Cozinha. Em três anos, ela foi promovida a Cozinheira, função que ocupa há 6 anos no Confiança Flex.

O prato que Dayame trouxe para o Desafio foi baião de dois com bisteca ao molho de mostarda cremoso, pois remete a sua infância, já que a receita apresentada é a mesma que sua avó paterna preparava. Quando ela recebeu a informação que foi selecionada, ficou empolgada e comemorou com a família. Na segunda etapa do desafio, esbanjou alegria, já que nunca participou de nenhuma ação como esta antes. Confira seu vídeo de participação:

Maria Aparecida da Silva é mineira, de Belo Horizonte, mudou-se para Marília há 5 anos, é mãe de 5 filhos e avó de 3 netos. Ela saiu de Minas Gerais para acompanhar o marido, já que ele foi transferido para a cidade do interior paulista para trabalhar. Maria já era cozinheira em uma rede educacional em seu estado e está há três anos atuando como Cozinheira na Rotisserie do Confiança Esmeralda. Adora o que faz, considerando o Confiança sua segunda casa, e como uma boa aventureira e alguém que ama tudo que é fora da rotina, Maria conta que foi um prazer participar do Desafio. Para ela, é uma honra estar representando a sua unidade e conhecer todas as outras participantes.

O prato escolhido para o desafio foi feijão tropeiro acompanhado de arroz branco, calabresa, linguiça, ovos de codorna e couve. Maria selecionou esta receita para homenagear a terra-natal com um prato tradicional mineiro. Confira abaixo seu vídeo enviado para participar:

Rosa de Lima Leal da Hora é baiana, mãe de duas filhas e mudou-se para São Paulo ainda criança e, já adulta, passou a morar em Sorocaba. No interior paulista, começou a trabalhar como cozinheira, profissão que desempenha há mais de 20 anos. Trabalha no  Confiança Sorocaba há 1 ano e 6 meses e é a segunda vez que vem para Bauru, sendo a primeira para participar de um treinamento oferecido pela Rede. Quando Rosa recebeu a notícia de que havia sido selecionada para a segunda fase do Desafio, suas irmãs movimentaram a família inteira para orarem e direcionar energias positivas para a Cozinheira.

A receita apresentada para o Desafio foi filé mignon ao molho cravo com purê de beterraba e hortelã. Ela elaborou este prato com carinho e confiança nos sabores. Antes de apresentar o prato, a receita passou pela degustação e aprovação de sua filha, que ajudou Rosa a gravar seu vídeo. Confira a apresentação do prato abaixo:

Conheça os jurados

Esbanjando simpatia e presenteando as participantes com dicas valiosas na cozinha, os jurados avaliaram e degustaram todos os pratos, os classificando com base no modo de preparo, apresentação e, claro: sabor!

O Chef Fernandinho atua na área da gastronomia há mais de 12 anos, trabalhando em renomados restaurantes. Ele também já foi responsável pela criação e controle de qualidade e publicações do setor gastronômico de uma das maiores editoras do país, a Alto Astral. Atualmente, também realiza o trabalho de Food Stylist, criando diversas receitas. Adepto da simplicidade, contribui com pratos que podemos reproduzir facilmente no dia a dia.

 

A Chef Ana Beatriz é formada em Gastronomia pela Universidade do Sagrado Coração e também é responsável pelo “Acesso Gourmet”, empresa especialista em doces artesanais. Ana Bia sempre teve muito amor pela comida, pela forma que ela é preparada, compartilhando e indicando sempre o melhor para as pessoas. Começou a postar dicas e receitas completas pelo seu perfil no Instagram, o que aumentou o alcance de seu trabalho.

Kaito Casagrandi é administrador por formação e apaixonado por gastronomia. Cresceu atuando na cozinha e com o tempo encontrou um universo de possibilidades dentro dela. Adepto da culinária refinada porém simples, acredita que o que realmente importa é estar na mesa com quem se gosta. Não cursou gastronomia e tampouco pretende se formar um Chef. Para ele, a arte de cozinhar está nas mãos e no coração! Ele produz um cardápio diferenciado, gourmet e refinado, além de abrilhantar com valiosas dicas de harmonização.

 

Pâmela Dinato é psicóloga, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, analista comportamental e apaixonada por pessoas. Atua há mais de 12 anos na Rede Confiança de Supermercados, atualmente é Coordenadora de Recrutamento & Seleção e se orgulha muito da carreira que vem construindo na empresa. Aprendeu a amar o varejo e se identificou com o segmento que é muito dinâmico, próspero e inovador. Gosta de ajudar as pessoas e, como uma boa psicóloga, aprecia um bom bate-papo, trocando conversas virtuais por uma roda de conversas entre amigos na calçada. Arrisca-se na cozinha e, para recarregar suas energias, se reúne com sua família, cuida da sua hortinha caseira e de uma pequena plantação de pitaias.

A organização do evento agradece a todo o time de colaboradores envolvidos e às empresas Adimix e Comercial Rocha Pan por participarem deste desafio!

 

A Rede Confiança parabeniza a todos os cozinheiros pelo seu dia e encoraja a todos aqueles que tem vontade de profissionalizar-se nesta profissão deliciosa!

 

2 Eu gostei
0 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *