Con(VIVER) à mesa

capa-blog

Esse ano não morreu, ele veio para nos fortalecer como família e para nos ensinar a valorizar cada momento e oportunidade que virá no futuro.

Quando me deram um tema livre para compartilhar com vocês me vieram algumas ideias, mas o termo “Livre” nesse momento ficou martelando em minha mente, por isso vou citar algumas sensações de liberdade que não tenho, assim como vocês há algumas semanas.

Quem aqui está com vontade de sentar a mesa de uma padaria, lanchonete, restaurante, barzinho e ficar naquele bate papo gostoso, sem hora pra acabar; com um amigo mais chegado, com a família, com os filhos, com os pais, com você mesmo?

Quem aqui está com o coração apertadinho pensando nos quitutes das festas juninas que estão á nossa porta?

Quem aqui está ansioso pra comemorar um aniversário, um casamento, um noivado, um nascimento?

Notou que tudo isso envolve o estar à mesa, o comer junto, aconchego, prazer e muitos sorrisos.

Isso se chama comensalidade: deriva do latim “mensa” que significa conviver à mesa e isto envolve não somente o padrão alimentar ou o que se come, mas, principalmente, como se come.

Estamos em um momento de: Isolamento, Solidão, Impotência, Fatalismo, Liberdade Privada, mudanças que vão perdurar. Não é hora de se privar das alegrias da vida; ainda que em casa, ainda que no seu quintal ou apartamento.

Nutrição envolve a alma, aproveite o agora pra estar junto dos seus, cozinhar para seu filho aquela comidinha da infância que ele tanto pede e você vai deixando pra depois. Não é o momento para dietas restritivas, seu corpo e o de sua família precisam estar supridos tanto de nutrientes quanto de carinho e afeto.

O clima agora propicia uma necessidade maior de alimentos mais quentes, nosso corpo quer se aquecer; é fisiológico.

Aposte nos caldos quentes no final do dia, deixe-os mais nutritivos acrescentando talos de cenoura, salsinha, beterraba, couve.

Aproveite os tubérculos e legumes da época para fazer combinações saborosas e ricas em fibras. Seguem algumas sugestões: Mandioquinha, chuchu, batatas, abobrinha, abóbora, cenoura, batata doce, pinhão, cozidos e temperados com alho, sal e azeite combinam muito bem com agrião cru ou brócolis cozido e batidos com mixer ou liquidificador.

Você pode acrescentar amêndoas, nozes, amendoim, castanhas partidas por cima ou bater junto para acrescentar sabor, vitaminas e nutrientes no seu dia.
Se quiser algo diferenciado, coloque um pedaço de pimenta dedo de moça sem as sementes ou gengibre, bata junto, mas use um pedaço pequeno.

Use uma carne que goste para acompanhar (músculo bovino cozido combina bem) ou cogumelos que dão aquele charme, sabor e proteínas ao seu prato.

Que tal uma canja tradicional ou mesmo aquela sopinha que não pode faltar na sua casa e que te remete a lembranças da infância?

Lembre-se não retire alimentos do seu modo de viver, experimente novos alimentos, coma pelo menos 3 frutas ao dia, hidrate-se, beba água, faça um chá quente no meio da tarde ou final da noite ou aquele leite quentinho pra aquecer a alma.

E aí, vamos chutar o balde e descontar nossa frustação em algum alimento ou vamos aproveitar esse momento pra praticar o social em casa com aqueles que amamos e que estão juntos no mesmo barco?

Quem trouxe todas essas informações para o nosso Blog foi a Luciana Santos, a Nutricionista Responsável Técnica das lojas Confiança Supermercados desde dezembro de 2017. O trabalho dela na Rede envolve Segurança e Qualidade do Alimento, Treinamento de Boas práticas de Manipulação, Informação Nutricional em produtos de fabricação própria e cuidado Nutricional voltado aos Colaboradores da rede e clientes que necessitam de uma informação ou direcionamento nas questões voltadas a alimentação. Ela diz que levar a nutrição para o varejo tem sido uma via de mão dupla em questão de aprendizado e experiência, e ela agradece ao Confiança a oportunidade de fazer parte dessa família.

30 Eu gostei
2 Eu não gostei

2 Comments

  1. Adorei o texto de hoje! Inteligente, fluido e útil. Estamos juntos!

  2. Muito bom essas receitas amei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *