Como montar uma lancheira perfeita?

Lancheira perfeita - Criança Feliz

Você é daquelas pessoas que todo dia de manhã fica com a mesma dúvida: o que devo colocar na lancheira dos meus filhos? Se a sua resposta for sim, fique tranquilo, pois essa é a dificuldade de muitos pais. Mas, será que é mesmo difícil montar um lancheira saudável e que ajude os seus filhos a se desenvolverem?

Para solucionar as dúvidas sobre o assunto, conversamos com a nutricionista Flavia Roberta Duarte Parolin, que também é Consultora de Relacionamento no Confiança, para nos dar dicas de como montar uma lancheira perfeita que contemple desde o lanche da manhã, passando pelo almoço e também tendo o lanche da tarde.

Dicas para o lanche da manhã

Por ser a primeira refeição após o café da manhã, Flavia indica que podem ser usados alimentos mais leves, apenas para manter a energia das crianças. Dessa forma, veja abaixo algumas possibilidades de lanche da manhã:

  •         1 salada de frutas preparada com três frutas diferentes (se quiser, acrescente amêndoas em lascas) – 1 fruta apenas visando a praticidade (ex: Mamão ou banana, podendo ser acrescentado aveia)
  •         1 pedaço de bolo caseiro (de cenoura, coco, laranja, cacau ou maçã)
  •         1 iogurte

Dicas para o almoço

Já para o almoço, Flávia recomenda que seja feita uma combinação que envolva pelo menos uma proteína, um carboidrato, além das verduras e legumes. Feijão também pode completar a marmita feita para as crianças. Veja abaixo algumas ideias para colocar na lancheira:

  •         Sugestão de proteínas para marmita: peixe grelhado, frango grelhado ou ovo cozido;
  •         Sugestão de carboidratos para a marmita: arroz branco ou integral, batata doce cozida, mandioquinha cozida.
  •         Sugestão de verduras e legumes para o almoço: espinafre, abóbora, cenoura, couve-flor

Dicas para o lanche da tarde

Enquanto isso, segundo Flávia, o lanche da tarde pode ser composto por alimentos com um maior pode energético. Desta maneira, a seguir estão algumas opções para colocar na lancheira do seus filhos:

  •         1 iogurte com 1 colher (sobremesa) de granola sem adição de açúcar + 2 torradas com mel ou queijo branco;
  •         1 copo de suco de laranja. 
  •         Sugestão de frutas: maçã, laranja, banana, mamão, morango, uva. 

Como fazer com que as crianças gostem do que tem na lancheira?

Essa talvez seja a tarefa mais difícil de ser feita, mas existem formas de criar nas crianças a vontade de ter uma lancheira saudável. Entenda, que segunda a Flávia, essa mudança não passa somente pelas crianças. Com isso, veja a seguir algumas formas de fazer com que as crianças gostem mais de alimentou saudáveis e nutritivos:

  •          É importante que a família toda adote uma alimentação mais saudável, pois a criança acaba compartilhando das mesmas coisas que os pais.
  •          O gosto e os hábitos das crianças ainda estão se formando, por isso ofereça uma alimentação o mais natural possível, para irem criando afinidade com cada alimento.
  •          Ofereça de forma criativa e divertida, invista na apresentação dos pratos para despertar a atenção.

Você quer mais dicas relevantes para o dia a dia? Acesse o blog e saiba mais!

29 Eu gostei
1 Eu não gostei

One Comment

  1. Como lembro de vcs saudades

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *