Como Cuidar do Cabelo no Verão?

capablog

Quais os danos causados pelos raios solares ao cabelo?

O sol causa diversos danos à fibra capilar. O contato com os raios UVB é o principal responsável pela degradação da queratina – proteína que compõe a estrutura dos fios.

Os danos a essas substâncias deixam os cabelos mais frágeis, ressecado e quebradiços. Enquanto isso, a exposição à radiação UVA provoca a oxidação dos pigmentos, naturais ou sintéticos, causando desbotamento da cor.

O efeito danoso nos cabelos atinge a matriz, prejudicando e reduzindo a retenção da água. Deixando as escamas das cutículas abertas, resultando em cabelos ásperos, ressecados, sem brilho e com pontas duplas.

Com constantes agressões nas fibras capilares, os fios dos cabelos tornam-se mais vulneráveis, alterando a luminosidade, textura e resistência, fazendo-se necessária a utilização de produtos cosméticos que tem por finalidade, amenizar ou recuperar os danos causados.

A principal ação para proteger os fios das agressões do sol seria manter as cutículas fechadas, os cabelos bem hidratados e, utilizar produtos com filtros solares em sua composição.

Geralmente, essas formulações podem ter alguns ativos antioxidantes, óleos vegetais para a hidratação e nutrição dos fios, bem como os que oferecem proteção térmica. Por isso, em sua maioria, produtos com proteção térmica vêm apresentados na forma de condicionadores e máscaras sem enxágue, assim podem ser aplicados antes de ir à praia, de se expor por muito tempo ao sol.

Um detalhe importante é sempre se atentar ao modo de uso indicado pelo fabricante, pois muitos ignoram as regras de aplicação contidas nos rótulos de produtos.

 Água do mar e cloro danifica o cabelo?

A água é responsável pela elasticidade e maleabilidade dos cabelos, hidratando-os da raiz até as pontas. No verão, com o excesso de exposição ao sol, ao cloro da piscina e a água do mar, há uma perda dessa água. Além da quebra das proteínas que selam a parte interna das madeixas.

Quando as cutículas estão danificadas, elas ficam abertas, conferindo ao cabelo um aspecto poroso, quebradiço e até com pontas duplas. Isso tudo, devido a fatores externos, que colaboram para a perda da umidade, brilho e diminuem a resistência da fibra.

No caso do mar e da piscina, o maior problema é o fato dos cabelos ficarem imersos na água com sal ou cloro por muito tempo, pois a água do mar tem uma alta concentração de sal, deixando os cabelos embaraçados e ásperos. Como consequência, a fibra pode ficar mais fragilizada e a superfície capilar acaba sofrendo degradação. Já a ação do cloro fica ainda mais visível aos cabelos loiros. Principalmente se o cabelo estiver danificado ou ressecado e sem proteção solar. O cloro penetra na fibra e a fragiliza. Portanto as loiras que frequentam piscinas devem ter o cuidado redobrado para que os fios não fiquem esverdeados devido à fixação do cobre presente em produtos usados no tratamento da água da piscina.

Usar um leave-in ou condicionador específico antes de entrar na água ajuda a proteger os fios do ressecamento causado pelo cloro.

Enxaguar a cabeça com água corrente logo após a piscina ajuda a eliminar os resíduos e evita que os danos sejam maiores.

Cabelo masculino precisa de hidratação?

Assim como as mulheres, os cuidados com as madeixas devem ser tão importantes quanto qualquer outro.

A hidratação dos fios também depende de tratamentos específicos, que os mantêm resistentes e fortalecem a fibra. Quando as madeixas estão danificadas é um sinal de que precisam de nutrição. Normalmente durante o verão, quando há maior exposição solar e contato com água do mar ou piscina, é preciso dar atenção especial à região. Aqueles que usam tinturas, fazem descoloração ou algum tipo de alisamento devem hidratar com frequência também.

Abolido por muitos homens, o condicionador deve ser usado, pois mantém a hidratação dos fios. Pode ser aplicado de duas a três vezes por semana, em pequena quantidade e somente nas pontinhas. Isso vai garantir mais brilho e maciez.

A máscara também deve ser utilizada pelo público masculino, já que muitos homens buscam soluções para nutrir os cabelos. A frequência de aplicação irá depender do tamanho dos fios, mas é essencial que se faça uso do produto.

Produtos com filtro solar são importantes?

Não só a pele que sofre prejuízo com o excesso de exposição ao sol.

Os raios UV também danificam a estrutura do cabelo e o resultado é um só: o cabelo fica áspero, ressecado, sem brilho e cheio de pontas duplas.

Evitar tudo isso é fácil. Basta aplicar o cosmético certo. O filtro solar para cabelos geralmente é encontrado nos leave-ins. Ele forma uma película que “encapa” o fio e têm a função de proteger do sol, hidratar e selar. Com a função de refletir a luz solar, impedindo que o raio extraia a umidade do cabelo e prejudique a sua haste.

O sol é um grande oxidante natural. Por isso, ao expormos os cabelos aos raios solares sem nenhuma proteção, pode-se ter o ressecamento dos fios.

Para enfrentar o verão sem correr o risco dos cabelos ficarem danificados é recomendável investir na hidratação desde já. Hidrate o cabelo uma vez por semana e quando for expor os fios ao sol, use e abuse de produtos com filtro solar para cabelos.

Além disso, não deixe de usar chapéu ou boné.

Sempre após o banho de mar ou piscina, procure uma ducha para enxaguar o cabelo com água doce, procurando tirar os excessos de resíduos da água salgada ou cloro. Este método faz com que evite uma agressão maior potencializada pela ação do sol.

Cronograma Capilar: Entenda

Cronograma capilar é uma agenda de cuidados do cabelo. Que tem como objetivo repor a massa e todos os nutrientes que perdemos ao longo do dia. Melhorando assim o aspecto do fio.

Ele pode ser feito quando o cabelo está ressecado, danificados e quebradiços. É indicado para todos os tipos de cabelos e texturas e, principalmente para as cacheadas e que usam bastante química.

O importante é saber que as madeixas precisam de cuidados diários e semanais que tragam resultados satisfatórios e a longo prazo.

O cronograma capilar é composto por 3 tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução.

A cada 48 horas uma nova etapa é estipulada, sendo que elas devem ser intercaladas.

Antes de aderir ao cronograma é importante saber o que o cabelo realmente está precisando. E adaptar o cronograma de acordo com a necessidade.

HIDRATAÇÃO NUTRIÇÃO RECONSTRUÇÃO
Reposição de água

Cabelo opaco, sem movimento, textura áspera e ressecados

Reposição de lipídios

Cabelo com frizz, desalinhado, volumosos e sem balanço

Reposição proteica

Cabelo poroso, elásticos, finos, ralos, partindo e quebradiços

 

Teste de Porosidade

– Dicas de como montar um cronograma capilar:

Para quem está começando, o mais indicado é seguir o cronograma oficial, que é o mais completo e seguir a risca para obter resultados (8 hidratações mensais, sendo 2 por semana, 3 nutrição e 1 reconstrução).

A medida que o cabelo vai se recuperando o cronograma pode ser personalizado.

CRONOGRAMA CAPILAR OFICIAL ETAPA 1 ETAPA 2
ETAPA 3
SEMANA 1 HIDRATAÇÃO HIDRATAÇÃO NUTRIÇÃO
SEMANA 2 HIDRATAÇÃO HIDRATAÇÃO NUTRIÇÃO
SEMANA 3 HIDRATAÇÃO HIDRATAÇÃO RECONSTRUÇÃO
SEMANA 4 HIDRATAÇÃO HIDRATAÇÃO NUTRIÇÃO


– Blindagem capilar:

Como o próprio nome diz, blindagem capilar tem a função de “blindar” os cabelos contra as agressões externas, além de recuperar nutrientes perdidos. É um tratamento de selagem que fecha as cutículas dos cabelos, deixando mais fortes, resistentes e com brilho.

Pode ser feito em casa como no salão. E os benefícios duram de 3 a 4 meses.

Dicas de como fazer em casa:

  • Lave bem os cabelos com shampoo e enxugue bem com uma toalha;
  • Divida os cabelos e aplique queratina liquida mecha a mecha, evitando a raiz;
  • Deixe agir por 10 minutos, enxague com água fria e enxugue com uma toalha;
  • Aplique uma máscara hidratante mecha a mecha, deixe agir por 30 minutos;
  • Retire todo produto com água fria a morna;
  • Enxugue os cabelos e finalize com um leave-in de sua preferência.

Quem trouxe todas essas informações para o nosso Blog foi a Natalia Coltri Martinez, que trabalha como Consultora de Relacionamento do Confiança Supermercados. Ela começou a trabalhar como Promotora de Vendas, principalmente na área de Cosméticos, onde realizou várias ações dentro da rede. Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda desde 2007, ela integrou a equipe de colaboradores do Confiança há um ano e meio, onde realiza ações voltadas para a área de Perfumaria, pesquisando e trazendo sempre os melhores produtos disponíveis no mercado.

 

21 Eu gostei
0 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *