Branding como fator de engajamento nas redes sociais

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Uma conta ativa não quer dizer que a sua marca está posicionada digitalmente

96,2% das empresas estão presentes nas redes sociais. Porém nem toda marca que está presente está trabalhando seu máximo potencial de Branding como um fator de engajamento para encantar seus clientes e, consequentemente, gerar lucro.

Alguns podem julgar que o conceito é algo muito novo ou ainda minimizar seu potencial. Tudo bem, faz parte do momento de transição nas relações com marcas que estamos vivendo.

Contudo, pode ser que o branding seja algo mais antigo do que imaginamos. Antigamente tínhamos o marketing tradicional ou offline exclusivo como único vetor de realização de campanhas. Nesse formato, a campanha que mais vendia era denominada de campanha “conceito”, onde os valores da marca estavam intrínsecas na experiência da propaganda e até mesmo em seus produtos.

Isso era algo que acontecia em poucos casos específicos pois este conhecimento não era muito democrático. Apenas as grandes marcas tinham acesso a esse potencial criativo por possuir equipes altamente qualificadas nas melhores universidades do mundo para a elaboração não só da campanha, mas de uma gestão competente de marca.

Engajamento nas relações online e offline com a marca

Não existe mais estratégia de via única, o avanço da internet permitiu uma comunicação mais interativa e personalizada entre empresas e clientes. Não basta promover com publicidade paga um produto ou serviço e esperar que o cliente tenha interesse. Na internet, diferente da TV e rádio, a interação não acontece de forma linear, em que um comunica e o outro recebe passivamente, mas a relação se faz por via de mão dupla.

Por esse motivo, o termo engajamento, muito utilizado no marketing digital e nas mídias sociais, contribui para pensar na estratégia de comunicação e relacionamento com clientes de forma mais próxima, direta e interativa, onde há cada vez mais troca de informação, emoção e valores. Ou seja, com o avanço das tecnologias digitais, o consumidor ganhou voz, busca por interação e participação com a marca e influencia a criação de produtos e campanhas como cocriador.

O que Philip Kotler chamou de marketing centrado no ser humano, torna-se concreto por meio de ações estratégicas de relacionamento com o consumidor. Neste sentido, cultivar eventos online e offline alinhados entre si, desenvolver as relações públicas, possuir uma força de venda coesa com o plano de marketing, realizar pesquisa e grau de satisfação dos clientes, desenvolver internamente a publicidade e propaganda e possuir canais de atendimento com capacidade de resolução de problemas, jamais devem ser desconsiderados.

A importância do Branding para redes sociais

As redes sociais e a internet no geral, sem dúvidas, mudaram e muito os departamentos de marketing em todo o mundo. De acordo com a pesquisa Social Media Trends 2019, 91,3% dos internautas acessam suas redes sociais diariamente e uma parte considerável gasta, em média, mais de 4 horas por dia navegando nessas redes (38,3%).

Posicionar sua marca de forma correta, com uma gestão de marca e projeto de branding para as redes sociais, permite que você torne perceptível a personalidade da sua marca, atraindo assim seu possível consumidor. É possível conversar com os clientes em qualquer parte do mundo e a qualquer momento do dia. Em contrapartida, a concorrência se torna cada vez mais abrangente. Por esse motivo, é preciso se destacar. Não basta ter uma conta ativa, é preciso se posicionar estrategicamente, oferecer conteúdos relevantes pensados para o seu público nas suas principais redes de acesso e em seus diversos canais. Integrar a experiência de marca do digital ao offline de forma coesa e genuína, sem dúvidas, é hoje um fator decisivo de compra e sobrevivência de uma marca.

Quem compartilhou essas informações para o nosso Blog foi a Larissa Franciscato, ela atua na área de Gestão Estratégica de Marcas e Negócios na Auben Brand. Para ela, marcas são grandes agentes de transformação e acredita que elas podem impactar positivamente o mundo.

 

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