Atum em crosta de gergelim com legumes crocantes

capa-blog

Esse prato é daqueles que você pede em um restaurante e fica maravilhado! E sim, é possível fazer ele em casa, não tem segredo e vai muito bem em dias quentes. O Kaito Casagrandi prova isso pra você. Confira essa deliciosa receita de atum em crosta de gergelim com legumes crocantes abaixo. Aproveite.

INGREDIENTES

– 2 filés de atum fresco
– 2 batatas grandes
– 1 abobrinha italiana
– 1 pimentão vermelho
– 1/2 xícara (chá) de gergelim preto
– 1/2 xícara (chá) de gergelim branco
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– Molho tarê
– Sal
– Ervas frescas
– Azeite
– Pimenta do reino

MODO DE PREPARO

Cozinhe rapidamente a batata em água com sal, somente para ficar al dente (pode ser com casca e ela deverá estar inteira). Em seguida, corte a batata e a abobrinha em cubinhos e disponha em uma assadeira. Regue com azeite, sal e pimenta do reino (quanto desejar). Posteriormente, adicione algumas folhas de ervas frescas e leve em forno pré aquecido em temperatura máxima até que fiquem bem douradas (aproximadamente 20 minutos).

Coloque o pimentão em um garfo grande, e deixe ele em contato direto com o fogo, na própria “boca do fogão”, até que a casca fique “queimada” e comece a soltar. Ao mesmo tempo,vá virando até fazer isso no pimentão inteiro. Logo após, retire a casca e as sementes, corte em tiras e reserve. Se ele já estiver frio, nos últimos cinco minutos de forno dos outros legumes, coloque ele na assadeira também.

Retire as pontas do filé de atum para que ele tenha uma espessura uniforme. Tempere a gosto com sal e pimenta do reino – pode caprichar no sal. Nesse meio tempo, em um recipiente que caiba o atum, misture os gergelins. Passe o filé no gergelim, pressionando bem para que fique uma crosta uniforme.

Agora, em uma frigideira grande coloque a manteiga, um fio de azeite e deixe em fogo alto até estar bem quente. Coloque o atum e deixe aproximadamente 1 minuto de cada lado. Pronto! Corte em fatias e sirva o  atum em crosta de gergelim sobre molho tarê com os legumes ao lado.

Dicas do Kaito para um prato perfeito

Tempere o atum somente no momento que for “empanar” e levar para a frigideira. Não deixe ele temperado por muito tempo antes de fazer.

Assim, é imprescindível que o atum seja fresco, caso use congelado, deixe três minutos de cada lado na frigideira.

Não coloque os dois filés de uma vez só na frigideira, mesmo que caiba. Isso vai abaixar drasticamente a temperatura e cozinhá-lo por dentro.

Harmonização

Você pode entender o atum é um peixe poliglota – conversa bem com praticamente todos os vinhos. Assim, o que manda, na verdade, é o modo de preparo e acompanhamento. Você pode escolher um francês do Rhône, feito com Syrah resultando em um vinho clássico e elegante. Se preferir branco, Sauvignon Blanc também casa perfeitamente com o atum em crosta de gergelim.

🛒 Compre todos os itens dessa receita sem sair de casa. CLIQUE AQUI E COMPRE AGORA MESMO OS INGREDIENTES PARA PREPARAR O ATUM EM CROSTA DE GERGELIM COM LEGUMES CROCANTES. 

Kaito Casagrandi

Administrador por formação e apaixonado por gastronomia, Kaito cresceu na cozinha e com o tempo acabou encontrando um universo de possibilidades dentro dela. Ele é adepto da culinária refinada, simples, sem “firulas” em cortes, formatos e afins. Saborosa, agregadora e emocionante! Onde o que realmente importa é estar na mesa com quem se gosta. Ele não cursou gastronomia e tampouco pretende se formar um “chef”. Para ele, a arte de cozinhar não vem de títulos. Ela está nas mãos e no coração!
2 Eu gostei
0 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *