As vieiras estão presentes nos pratos da alta gastronomia mundo afora. São sofisticadas e trazem consigo um sabor sutil e leve, diferente dos demais frutos do mar. O Kaito Casagrandi vai te ensinar a preparar facilmente esse prato da alta gastronomia e se deliciar em casa!
Vieiras em Massa Folhada com Creme de Parmesão
INGREDIENTES
– 1 unidade de massa folhada
– 8 unidades de vieiras congeladas
– 400ml de leite integral
– 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
– 4 colheres (sopa) de passata (pasta de tomate)
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– 1 ovo
– 150g de parmesão ralado
– 1 colher (sopa) de azeite
– Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
MODO DE PREPARO: Descongele as vieiras na geladeira no dia anterior e retire a massa folhada do freezer 30 minutos antes do preparo.
Em uma panela, coloque uma colher de manteiga e, assim que derreter, adicione a farinha, mexendo bem até dourar. Agora, acrescente o leite aos poucos e sempre mexendo, até você notar que toda a farinha se dissolveu e engrossou o molho. Coloque o parmesão ralado, a pasta de tomate e ajuste com o quanto desejar de sal, pimenta do reino e noz moscada. Reserve.
Abra a massa e corte-a em um retângulo. Faça duas dobras em cada lado, de modo que forme um quadrado com bordas altas. Pincele gema de ovo sobre toda a massa e leve ao forno para dourar – aproximadamente 10 minutos a 180°C.
Tempere as vieiras com sal e pimenta do reino. Em uma frigideira, coloque uma colher de manteiga e um fio de azeite. Quando estiver bem quente, adicione as vieiras e deixe exatos três minutos de cada lado, sem ficar mexendo durante o processo.
Sirva a massa folhada, o creme e finalize com as vieiras.
RENDIMENTO: 2 porções
Harmonização
Lembra quando falamos que a cor do prato pode combinar com a cor do vinho? Aqui é a vez de usar essa dica. O escolhido foi o Artea, da seleção Safra Mundo, que é um vinho do Alpes de Haute Provence, que tem o perfeito equilíbrio entre a acidez e o açúcar residual. Ideal para o verão.
Dicas especiais do Kaito para um prato perfeito!
1- Quer evidenciar o sabor do parmesão no seu creme? Escolha um com pelo menos 12 meses de maturação e rale na hora.
2- Atente-se ao tempo que a vieira ficará na frigideira. Quanto mais tempo ela ficar, mais “dura” ela pode ficar… Por isso é importante a frigideira bem quente.
3- Se preferir, você pode usar a mesma base da receita e servir com camarões.
🛒 Compre agora mesmo todos os itens dessa receita sem sair de casa: https://bit.ly/vieiras_kaito