A busca por outros modelos de alimentação tem mudado o hábito alimentar de muitos brasileiros. Deixar de consumir a proteína animal tem se tornado cada vez mais comum, incentivando a busca por outras fontes de nutrientes para a dieta diária. Ou seja, o número de vegetarianos e veganos tem crescido consideravelmente.
Segundo um pesquisa realizada pelo Ibope, a pedido da Sociedade Vegetariana Brasileira, aqueles que excluem a carne do cardápio já somam 30 milhões de brasileiros. Atualmente, mais de 14% da sociedade brasileira se denomina como adepta ao vegetarianismo ou veganismo.
Os veganos são aqueles que realizam uma maior mudança do padrão de alimentação. Isso porque, essas pessoas excluem das suas refeições qualquer tipo de alimento que possa ter origem ou ligação com animais.
Para que eles tenham acesso a todos os nutrientes necessários em uma boa alimentação, é preciso estar atento a alguns aspectos. Afinal, a alimentação vegana também é muito saudável e traz diversos benefícios, desde que equilibrada.
Papo de Confiança
Uma dica essencial para que os veganos tenham uma boa ingestão de nutrientes é sempre manter o prato o colorido. Cada alimento possui uma propriedade diferente e importante que deve ser consumida.
Segundo a nutricionista e Consultora de Relacionamento do Confiança Supermercados, Flávia Roberta Duarte Parolin, a variedade de alimentos consumidos é fundamental para os veganos.
“Os legumes e frutas oferecem todos os nutrientes necessários para uma boa alimentação. O importante é sempre diversificar o que é consumido. Por exemplo, se alguém comer brócolis, cenoura e grão de bico todos os dias, vai obter sempre os mesmos nutrientes e vitaminas. Podendo gerar uma carência de outros. É necessário que exista variedade para chegar a recomendações adequadas, principalmente de proteína. Isso porque nenhum produto vegetal por si só substitui a carne.” afirma Flávia.
Para ajudar na montagem das refeições dos veganos, em parceria com a nutricionista Flávia Parolin, montamos uma lista com os principais nutrientes que precisam estar presentes na alimentação diária e onde eles são encontrados. Confira abaixo:
Vitamina A – Cenoura, Batata doce, beterraba, Espinafre, Manga.
Complexo B – Levedura de cerveja, Germém de trigo, Castanhas, amendoim, farelo de aveia.
Vit C – Acerola, laranja, morango, brócolis, pimentão.
Vit D – É mais abundante em produtos de origem animal, exceto cogumelo que também é uma boa fonte. Essa vitamina é produzida pelo próprio organismo desde que se tenha uma adequada exposição ao sol.
Vit E – Castanhas, amendoim, avelãs, milho, azeite de oliva, vegetais folhosos verdes escuros.
Vit K – Brócolis, couve flor, rúcula, repolho, nabo.
Ferro – vegetais verdes escuros, feijão, lentilha, grão de bico, cereais integrais, castanha de caju.
Cálcio – Feijão, chia, brócolis, aveia, linhaça.
Tabela nutricional
Qualquer tipo de dúvida que você possa ter sobre os alimentos que está ingerindo, é sempre recomendado acessar a tabela nutricional dos produtos. Uma dessas tabelas é a TACO, Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. Desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em parceria com o Governo Federal, o material descreve a composição de diversos alimentos.
Para ter acesso a esse material, que se demonstra como de grande importância para os veganos, clique aqui.