Queijo importado e vinho é uma das combinações mais amadas e consumidas pelos brasileiros. Mesmo sendo uma dupla perfeita, ela não é tão simples, já que tanto os queijos, quanto os vinhos possuem sabores únicos e diferentes. Por isso, sua harmonização exige cuidado.
Para te ajudar a não errar, separamos 4 combinações para você conseguir harmonizar com perfeição.
4 dicas de harmonização com queijos importados e vinhos
Os queijos importados carregam toda a história e cultura de sua região, além de oferecerem um sabor sem igual. Quando juntamos com o vinho certo, é garantido um festival de harmonização para você apreciar.
- Queijo Brie Paysan Breton
Diretamente da França, com seu sabor frutado e centro cremoso, o Queijo Brie Paysan Breton possui uma casca ou crosta externa, além do mais seu sabor se intensifica com o passar do tempo. Para harmonizar com esse queijo importado, você pode apostar nos vinhos brancos, como Chardonnay, Shiraz e, espumantes do tipo rosé e riesling.
- Queijo Gouda Coroa Holandesa
O queijo holandês tem uma textura mais macia e cremosa, sendo protegido por uma ligeira cobertura amarela, que possui sabor adocicado e de fruta. Ele é perfeito para ser harmonizado com vinhos tintos, principalmente o Poggio Al Casone Chianti Superiore.
- Queijo Gorgonzola
O gorgonzola é um queijo salgado e com sabor mais picante de fungo. Diretamente da Itália, o segredo para harmonização é o contraste, por isso é preciso combinar com vinhos tintos mais adocicados, como os Sauternes, Bonarda e Gewürztraiminer.
- Queijo Azul Bleu D’or
Esse queijo de origem francesa conta com um sabor intenso, variando de suave a picante. Ele é um queijo azul que possui bolor, e por isso, para uma boa harmonização use vinhos brancos doces como Sauternes, Porto ou Madeira.
No Confiança Supermercados você encontra os melhores vinhos para harmonizar, exclusivo Safra Mundo, e queijos importados incríveis. Confira em nosso delivery.