A gravidez é um período especial na vida de qualquer mulher. Até o momento em que o bebê anuncia a chegada, sobram ansiedade, dúvidas e preocupações. Entre as mais comuns, estão as sobre a alimentação, o que comer para diminuir o inchaço?
Não existe uma fórmula aplicável a todas as mulheres, já que o organismo de cada uma determinará as suas necessidades. Há recomendações, contudo, que podem ser consideradas universais, como a moderação no dia a dia.
Durante a gravidez, os vasos sanguíneos da mulher naturalmente já dilatam mais. Porém, é durante o verão que isso fica mais intenso devido ao calor. O que acontece na prática é que o organismo retém líquidos para que o corpo mantenha uma temperatura estável.
O inchaço é comum durante a gravidez por causa da atuação dos hormônios no corpo feminino e pelo crescimento do útero que começa a comprimir os vasos sanguíneos localizados na região pélvica (bacia), prejudicando o retorno do sangue que está nas pernas. As gestantes, principalmente que estão no final do segundo trimestre, costumam perceber que suas pernas estão pesadas e que seus sapatos estão apertando seus pés.
Para amenizar o problema, algumas dicas são valiosas
1- Beba bastante líquido, principalmente nos dias quentes. O ideal é ingerir de 2 a 3 litros de água por dia.
2- Evite o sal na alimentação e reduza o consumo de comidas industrializadas.
3- Faça caminhadas ou hidroginástica, conforme orientação de seu médico e profissional de educação física.
4- Evite ficar muito tempo numa mesma posição, em pé ou sentada, pois isso pode aumentar o inchaço.
5- Durma de lado e coloque um travesseiro entre as pernas.
6- Evite usar roupas apertadas, o que pode causar varizes.
7- Consuma com frequência folhas verdes escuras como espinafre, couve, rúcula, etc.
8- Consuma alimentos que possuam mais água como chuchu, pepino, tomate e melancia.
Receitas que facilitam a eliminação das toxinas e dos líquidos em excesso
Como têm ingredientes antioxidantes, eles também favorecem a renovação das células e da pele. É só bater tudo no liquidificador.
Maçã, couve e aipo: 1 maçã com casca + 1 folha de couve sem o talo + 1 talo de aipo (salsão) + 3/4 copo (150ml) de água. Coe e acrescente gelo a gosto. Rende 300ml de 80 calorias.
Pepino, abacaxi e hortelã: 1 pepino com casca + 1 rodela grossa de abacaxi + 5 folhas de hortelã + 1/2 copo (100ml) de água. Acrescente gelo a gosto. Rende 300ml de 125 calorias.
Limão, uva, maçã e damasco: Suco de 3 limões + 1 maçã com casca + 2 damascos secos + 10 uvas vermelhas + 1/2 copo (100ml) de água. Coe e acrescente gelo a gosto. Rende 300ml de 137 calorias.
Maçã, limão e laranja: 1 maçã com casca + suco de 1 limão + suco de 1 laranja + 1/4 copo (50ml) de água (se necessário). Acrescente gelo a gosto. Rende 300ml de 195 calorias.
Beterraba, cenoura e maçã: 1 beterraba sem casca + 1 cenoura com casca + 1 maçã com casca + 1/2 copo (100ml) de água. Coe e coloque gelo a gosto. Rende 1 copo (300ml) de 95 calorias.