O Confiança junto com o Kaito Casagrandi te apresenta uma opção para o seu almoço de páscoa e melhor do que isso: uma receita com nome elegante, e sem segredos para fazer! Esse prato reúne um conjunto de texturas e sabores que é surpreendente.
Confira a receita de Bacalhau Confitado com Mousseline de Batatas e Tapenade de Azeitona Preta
Bacalhau Confitado com Mousseline de Batatas e Tapenade de Azeitona Preta
INGREDIENTES BACALHAU:
– 1kg lombo de bacalhau Gadus Morhua
– 500ml azeite extra virgem
– Sálvia fresca
MODO DE PREPARO BACALHAU: Com o bacalhau dessalgado em uma panela, coloque todos os lombos e despeje o azeite. Adicione as folhas de sálvia e assim que levantar fervura, mantenha em fogo baixo e regue constantemente o bacalhau (se ele estiver submerso no azeite, melhor ainda), até que você perceba que ele está cozido – de 6 a 10 minutos é o suficiente. Você não deve frita-lo, somente confitar, ou seja, não ficará dourado!
INGREDIENTES TAPENADE DE AZEITONAS PRETAS:
– 230g de azeitona preta fatiada ou sem caroço
– 4 colheres de sopa de azeite
MODO DE PREPARO TAPENADE DE AZEITONAS PRETAS: Em um processador ou liquidificador, na função pulsar, processe os ingredientes até que fica quase um creme, mas ainda com pedacinhos.
INGREDIENTES ALHO ASSADO:
– 4 cabeças de alho
– Azeite
MODO DE PREPARO ALHO ASSADO: Corte a ponta das cabeças de alho, regue com azeite e leve ao forno 230 graus por 30 minutos ou até dourarem.
INGREDIENTES MOUSSELINE DE BATATA:
– 600g batatas asterix
– 500ml creme de leite fresco
– 2 colheres de sopa de manteiga
– Sal e pimenta do reino a gosto
MODO DE PREPARO MOUSSELINE DE BATATA: Descasque e pique as batatas – isso vai agilizar o preparo. Em uma panela com agua e sal, cozinhe-as até que estejam bem macias, escorra. Agora, junte o creme de leite e com auxilio de um mixer, processador ou liquidificador processe até virar um creme. Adicione sal e pimenta do reino a gosto, a manteiga e misture até que ela derreta.
Para servir, faça uma cama com o mousseline, coloque o bacalhau e cubra com o tapenade, finalize com o alho e regue generosa quantidade de azeite.
Harmonização
Apresentei sabores fortes: alho, azeitona preta e bacalhau, precisamos de um vinho a altura. Escolhi o Gabarito Tinto – Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca e Sousão, castas clássicas de Portugal que carregam aromas de frutas vermelhas e especiarias, um vinho com tanino equilibrado e perfeito casamento com o prato.
DICAS DO KAITO
-O alho assado fica super saboroso e leve, você pode aproveitar e fazer em maior quantidade, depois, amasse-os até se tornar uma pasta, adicione um pouco de azeite e sal e armazene na geladeira. Ótimo para acompanhar pães frescos e queijos;
-Evite usar creme de leite de caixinha nessa receita, se preferir, use em lata e um pouco de leite;
-Atenção ao tempo do bacalhau em azeite quente, se você deixar cozinhar demais, ele irá ressecar e esfarelar no prato;
-Se não gostar de azeitona preta, substitua por alcaparras na mesma proporção da receita.
🛒 COMPRE AGORA! Passe em uma de nossas Lojas ou compre pelo site, nós já separamos todos os ingredientes para você: http://bit.ly/SalmaoKaito