A Páscoa está chegando e os pratos típicos da data não podem faltar na sua mesa! A cultura da Bacalhau é milenar e o mais tradicional surgiu na Noruega no século IX. Confira o passo a passo para dessalgar o bacalhau com indicação do tempo certo para descanso de acordo com a altura das postas!
Nas longas viagens marítimas dos Vikings, povo escandinavo, o cod gadus morhua (bacalhau-do-atlântico) era encontrado em fartura nos mares desbravados. Por isso, essa antiga civilização é considerada pioneira na descoberta desse peixe e até mesmo em seu preparo. Como não tinham sal, eles secavam o bacalhau ao ar livre, até que perdesse peso e endurecesse, para que pudessem consumir aos pedaços nas longas viagens pelo oceano. O legítimo bacalhau das águas geladas norueguesas, Bacalhau Porto Morhua Extra Imperial, pode ser encontrado no Confiança Supermercados!
Confira a receita para dessalgar o bacalhau:
- Lavar em água corrente, retirando a camada grossa de sal.
- Mergulhar em uma vasilha com água fria. Usar duas partes de água para cada parte de bacalhau ou até que todos os pedaços estejam submersos.
- Manter o bacalhau na geladeira tampado durante o período de dessalga. Não troque a água do bacalhau e sim o bacalhau de água. Ou seja, retire o bacalhau da vasilha, lave em água corrente e coloque em outra vasilha com água fria.
O tempo de dessalgue depende da altura das postas. Siga as indicações abaixo:
- Bacalhau Desfiado: 6 horas (trocando a água de 3 em 3 horas)
- Postas normais: 24 horas ( trocando a água de 6 em 6 horas)
- Postas grossas: 40 horas ( trocando a água de 8 em 8 horas)
- Postas muito grossas: 48 horas ( trocando a água de 8 em 8 horas)