31 de Março: Dia da Saúde e Nutrição! Confira algumas dicas para se manter saudável

capa-blog

No dia 31 de março é comemorado o dia da Saúde e Nutrição, que tem o objetivo maior de rastrear a qualidade nutricional da alimentação do povo brasileiro e ensinar a população a ter uma vida mais saudável.

É um dia escolhido para você pensar na sua saúde e hábito alimentar.

A Assembleia Geral da ONU definiu o período entre 2016 e 2025, como uma Década de Ação para a Nutrição. É um marco para assumirmos compromissos e o Brasil foi o primeiro a implantar metas possíveis para que saúde e nutrição caminhem juntas dentro das escolas, postos de saúde, comunidades e organizações sociais.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) já iniciou a análise do perfil nutricional de 23 alimentos industrializados. Incluindo embutidos, laticínios, salgadinhos prontos, biscoitos, bebidas, farinhas e refeições prontas.

Hoje, no Brasil, a obesidade continua em progressão. E, podemos afirmar que a alimentação, principalmente de industrializados, tem colaborado para uma situação de risco para essa população. Esse tipo de alimentação não é nada nutritivo, além de ser carregado de energia (calorias).

Nós temos, desde 2019, o Guia Alimentar para a População Brasileira, em versão bolso, contendo Dez Passos para uma Alimentação Saudável.

Veja o guia clicando aqui.

Este guia foi feito para pessoas saudáveis, buscando contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para a prevenção de doenças relacionadas a alimentação e nutrição. Tais como a desnutrição, anemia, hipovitaminose A, obesidade, diabetes e hipertensão.

Quando falo sobre pessoas saudáveis, não quero dizer apenas da ausência de doenças (principalmente as acima especificadas). Saúde envolve o ser humano como um todo.

Gosto de dar um exemplo simples: Imagine-se no centro de um alvo, com várias flechas apontadas em sua direção. Essas flechas envolvem compromissos, tarefas, pendências, contas, stress, aceitação, ganho de peso, ansiedade, frustrações, etc. E, quando entendemos que nossa saúde pode ser prejudicada não só por uma doença, mas também por fatores externos e internos, compreendemos que podemos reconhecer o que realmente está atrapalhando nossa saúde e, assim, criar maneiras de melhorar nossa qualidade de vida.

Dicas para trazer mais saúde e nutrição para sua vida:

– Evite “beliscar” (lanches, biscoitos, coxinha, salgadinhos, doces e sobremesas) entre as refeições;

– Reduza o consumo regular de refrigerantes e suco artificial, substituindo-os por essa receitinha simples: Água com gás, rodelas de kiwi, morango e hortelã;

– Consuma frutas e hortaliças nas principais refeições (sempre oriento meus pacientes a consumir pelo menos de 3 a 5 frutas todos os dias).

O problema dos brasileiros, principalmente os com sobrepeso, é o déficit de consumo de alimentos que contenham fibras. Elas são essenciais para uma microbiota mais saudável, promovem saciedade e garantem micronutrientes e vitaminas.

Responda pra mim: Você consome frutas? Quantas consumiu entre ontem e hoje?

Tenha o hábito de consumir frutas da estação. Assim, você aprende a variar sempre e, de quebra, aproveita o melhor das frutas no seu ápice.

Você pode comê-las “in natura” ou acrescentando iogurte, por exemplo.

Olha essa dica aqui:

Misture iogurte natural, com 1 colher de sopa de chia. Deixe na geladeira por pelo menos 30 minutos. Depois, acrescente a essa mistura, frutas picadas de sua preferência. Experimente colocar um pouco de coco ralado por cima. É um excelente lanche da manhã ou da tarde.

Já experimentou as frutas secas e oleaginosas?

Em nosso “Empório”, você encontrará uma gama enorme de Frutas Secas (damasco, ameixa, cranberry, uvas passas, tâmaras) e Oleaginosas (amêndoas, castanhas do Brasil, castanha de castanha de caju, macadâmia) que, misturadas, se tornam um lanche pra deixar na bolsa e se deliciar entre uma refeição e outra. Este sim é um “belisco” nutritivo aconselhável.

Durante o almoço e jantar, priorize estar junto da família ou amigos. E, de preferência, sentados à mesa, sem distrações como celular e televisão.

Quando possível, cozinhe sua própria refeição. Aprenda um prato novo a cada semana. Mas, se sua vida for corrida demais, aprenda a usar o “self service” a seu favor. Neste, priorize legumes, saladas, arroz com feijão e, uma proteína sem gordura aparente ou peles de aves.

Caso opte por uma alimentação sem carnes (com ou sem ovos, leite e derivados), procure um Nutricionista, para que você possa receber orientações adequadas, para uma alimentação equilibrada.

Diminua a quantidade de frituras, especialmente aquelas feitas por imersão, que são mergulhadas em óleo.

Não adicione sal a uma refeição já preparada. Sabe aquele pacotinho de sal que fica sempre a disposição dos clientes? Esqueça. Aprenda a sentir o sabor dos alimentos. Você molda o seu próprio paladar, não o contrário.

Beba água filtrada. Pelo menos 2 litros por dia. Você pode até saborizar a água que consome (clique aqui para ver a matéria sobre “Hidratação” do Blog. Lá tem muitas dicas sobre este tema).

Pratique alguma atividade física que goste (caminhada, natação, zumba, pilates, yoga, esteira, bicicleta, passeio com seu animal de estimação). Trinta minutos por dia, cinco vezes por semana. Já serão 2 horas e meia de exercícios semanais, que poderão melhorar sua vida, a longo prazo.

Uma pergunta: Onde e como você quer estar daqui a 5, 10 ou 20 anos?

Ser saudável e nutrido envolve fatores tais como: Priorizar alimentos “in natura” ou minimamente processados, tirar um momento só para você, cuidar do corpo e da mente, praticar atividades físicas que dêem prazer e cuidar da saúde mental. Tudo isso pode estar associado, sempre buscando equilíbrio entre elas.

Comece definindo metas, a partir de hoje. Por exemplo: Hoje vou experimentar uma fruta nova. Amanhã vou começar uma caminhada no meu bairro ou mesmo, procurar uma academia e me matricular.

Não se esqueça:
– Priorize o que te faz bem e o que te dê prazer!
– Ouça o seu corpo!
– Faça por você!
– Comece hoje, comece já!

Quem trouxe todas essas informações para o nosso Blog foi a Luciana Santos, a Nutricionista Responsável Técnica das lojas Confiança Supermercados desde dezembro de 2017. O trabalho dela na Rede envolve Segurança e Qualidade do Alimento, Treinamento de Boas práticas de Manipulação, Informação Nutricional em produtos de fabricação própria e cuidado Nutricional voltado aos Colaboradores da rede e clientes que necessitam de uma informação ou direcionamento nas questões voltadas a alimentação. Ela diz que levar a nutrição para o varejo tem sido uma via de mão dupla em questão de aprendizado e experiência, e ela agradece ao Confiança a oportunidade de fazer parte dessa família.

5 Eu gostei
0 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *