Festival Vinho de Portugal com receitas- by Kaito Casagrandi

Banner Blog@5x

Para celebrar o Festival de Vinhos Portugal Safra Mundo o Kaito Casagrandi preparou receitas clásicas de Portugal e muito comum em Lisboa

INGREDIENTES

– 2 pães bola
– 4 bifes de filé mignon
– 1 cebola pequena
– 2 dentes de alho
– 2 folhas de louro
– 1 colher (sopa) de manteiga
– 1 colher (sopa) de mostarda
– Sal, azeite e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO

Tempere os bifes com o quanto desejar de sal e pimenta do reino.
Em uma panela coloque a manteiga, um fio pequeno de azeite (apenas para não queimar a manteiga), e as folhas de louro. Frite os bifes, retire da panela e reserve-os.
Nessa mesma panela adicione a cebola bem picadinha – pode ser em cubos ou pequenas rodelas – como você preferir. Adicione o alho também picado e doure bem os dois. Agora, acrescente a mostarda, retire as folhas de louro, misture tudo e desligue.
Corte os pães ao meio, coloque a cebola e a carne e sirva quente. Você pode servir como entrada, cortando-os como aperitivo ou servir como sanduíche mesmo.

DICA DE HARMONIZAÇÃO

A região do Dão é uma das denominações de origem protegida mais antigas de Portugal, logo abaixo do Douro. Seus vinhos tem elevada qualidade e por isso é conhecida como a “Borgonha Portuguesa”. Escolhemos um Cova do Frade Tinto para harmonizar com esse sanduíche e o resultado foi magnifico: plena harmoniza na acidez, corpo médio e taninos super delicados, quase imperceptíveis.

INGREDIENTES

– 1kg de lombo de bacalhau
– 800g batatas pequenas
– 500ml azeite Allegro
– 200g azeitonas pretas
– 3 cebolas
– 2 dentes de alho
– 1 pimentão vermelho
– Salsa picada
-Sal e pimenta do reino
-Farinha de trigo para empanar

MODO DE PREPARO BATATAS AO MURRO

Cozinhe as batatas em agua com sal até você notar que o garfo entra facilmente. Agora, amasse levemente cada uma delas, disponha em uma assadeira, regue com um pouco de azeite e leve ao forno para dourar.

MODO DE PREPARO BACALHAU

Dessalgue os lombos de bacalhau por 36 horas na geladeira e realizando a troca dessa agua a cada 12 horas.
Seque os lombos de bacalhau e passe-os na farinha de trigo para empanar, agora, aqueça metade da quantidade do azeite em uma panela e assim que você notar que está em ponto de fritura coloque os dentes de alho, deixe em fogo médio e doure os lombos de todos os lados. Retire e reserve.
Acrescente o restante do azeite, mantenha em fogo baixo e adicione a cebola cortada em fatias, deixe até que você perceba que ela está começando a perder a cor. Agora, adicione o pimentão fatiado e deixe até que ele amoleça levemente – aproximadamente quatro minutos. Retire os dentes de alho e reserve o restante.

Para montagem, coloque as batatas no prato, um lombo sobre as batatas e finalize com o azeite de cebola e pimentão, salsa picada e azeitonas pretas.

DICA DE HARMONIZAÇÃO:

Elaborado pela Crasto e com as icônicas uvas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Barroca é perfeita harmonia com bacalhau. Harmonioso, de boa estrutura e taninos suaves.

CONFIRA O VÍDEO:

INGREDIENTES

-300g doce de leite ou leite condensado cozido
-5 ovos
-Amêndoa laminada para finalizar

MODO DE PREPARO

Separe as gemas das claras. Bata as gemas até elas espumarem, agora, vá adicionando pouco a pouco o doce de leite e misturando sempre.
Bata as claras até o ponto de clara em neve, e incorpore a mistura de gemas e doce de leite delicadamente, sempre mexendo com o fouet. Leve para a geladeira e para servir, finalize com as amêndoas.

DICA DE HARMONIZAÇÃO:

Uma sobremesa leve e aveludada e que harmoniza perfeitamente com um dos clássicos vinhos de Portugal: o vinho do Porto!
O Royal Palace White é um vinho de sobremesa rico e cheio de complexidade, de coloração amarelo dourado, é uma excelente harmonização para essa sobremesa, que apesar de leve, carrega o doce de leite como ingrediente principal.

 

🛒 COMPRE AGORA! Passe em uma de nossas Lojas ou compre pelo site, nós já separamos todos os ingredientes para você: www.confianca.com.br

Kaito Casagrandi

Administrador por formação e apaixonado por gastronomia, Kaito cresceu na cozinha e com o tempo acabou encontrando um universo de possibilidades dentro dela. Ele é adepto da culinária refinada, simples, sem “firulas” em cortes, formatos e afins. Saborosa, agregadora e emocionante! Onde o que realmente importa é estar na mesa com quem se gosta. Ele não cursou gastronomia e tampouco pretende se formar um “chef”. Para ele, a arte de cozinhar não vem de títulos. Ela está nas mãos e no coração.
3 Eu gostei
0 Eu não gostei

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *