Dia do açougueiro - Conheça um pouco mais sobre essa profissão

Açougue Confiança Supermercados

Seja nas refeições diárias ou em um churrasco de final de semana, a proteína animal faz parte da alimentação de uma grande parcela de famílias brasileiras. Com isso, para que a carne seja limpa, cortada e separada de acordo com as demandas de cada cliente, é necessário a atuação de um profissional, o açougueiro. Devido a importância que esse profissional toma no cotidiano das pessoas, neste 9 de outubro é lembrado o Dia do Açougueiro.

O açougueiro tem como uma das suas principais funções conhecer todos os tipos de carne. Além disso, ele também precisa saber o modo correto de realizar cada um dos cortes. No entanto, as suas atribuições não são apenas essas. Esses profissionais também possuem a responsabilidade de manter a higiene e limpeza do local de trabalho. Isso garante a qualidade das carnes oferecidas.

Aqui no Confiança Supermercados, a qualidade das carnes também é garantida pelo rigoroso processo de seleção dos fornecedores. Todas as carnes que recebemos diariamente são certificadas pelo SIF, Serviço de Inspeção Federal, órgão responsável pela garantia da proteína animal no Brasil. O nosso processo de armazenamento das carnes também segue um exigente padrão de qualidade. Os produtos ficam armazenados em uma câmara fria com uma temperatura ideal para que seja mantido as suas características e qualidade.

Além disso, outro aspecto que também destaca o açougue Confiança é a sua variedade de carnes oferecidas. Seja a partir dos fornecedores, ou da nossa dessosa própria, oferecemos, por exemplo, cortes como T-bone, Prime Rib, 5 tipos de picanha, entre outros cortes especias, sempre frescos e prontos para o consumo.

Escola de profissões

Um exemplo de profissional que se dedica a essa área é Pedro Vieira, de 52 anos. Colaborador da rede Confiança Supermercados desde 2012, Pedro atualmente é um formador Confiança. Esse profissional é responsável por difundir um conhecimento para outro profissionais, nesse caso do setor de açougue. 

 

Assim sendo, a partir de 2018, com a participação efetiva do Pedro, o Confiança criou a chamada Escola de Profissões, que busca formar profissionais qualificados e gerar oportunidades de crescimento aos colaboradores que já estão na rede. Dessa forma, o primeiro projeto desenvolvido dentro da Escola de Profissões foi de o setor de açougue, estando atualmente na sexta turma de alunos.

“ A Escola de Profissões surgiu da nossa necessidade de procurar profissionais qualificados. Com isso, apareceu a oportunidade da gente formar nossos próprios profissionais. Esse é um projeto inovador na empresa que faço parte juntamente com o pessoal do RH. Eles, aliás, me dão todo o apoio necessário para que ocorra tudo bem. Assim, nós já estamos com o projeto há um ano e quatro meses. Por esses e outros fatores, tenho certeza que vai continuar dando certo.” 

Resultados

Durante o período de atuação da Escola de Profissões, o projeto já formou cerca de 50 açougueiros. Além disso, a rede Confiança Supermercados conta com um total de 290 profissionais no setor de açougue, desde açougueiros, auxiliares, coordenadores, desossadores e operadores. 

25 Eu gostei
1 Eu não gostei

3 Comments

  1. Confiança um excelente mercado comandado por um maravilhoso diretor

  2. Parabéns pelas orientações que são de muito proveito aos consumidores.
    Parabéns ao dia dos acogueiros.

  3. Meus parabéns pela iniciativa , sou profissional da área também a exatos 42 anos tendo passado por várias etapas , sempre notei o quanto está em falta profissionais qualificados , deixo aqui meu contato para que se de alguma forma puder colaborar serei grato
    Meu nome é Miguel , tenho 55 anos moro em Sorocaba , onde sei em breve vcs estarão inaugurando uma belíssima loja (mega)
    Cel 15 99844 3039

Deixei um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *